Nilo Cairo
Aralia racemosa
(Salsaparrilha brava)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Pertence às Araliaceate. Preparada de raízes frescas. Um remédio da asma que sobrevêm à noite, ao deitar-se e em geral, das tosses noturnas que começam durante a primeira parte da noite, seja logo depois de deitar, seja mais frequentemente após um curto sono. Febre do feno; com frequentes espirros a menor corrente de ar e copioso corrimento aquoso do nariz, escoriando o lábio. Leucorréia acre. Regras paralisadas por resfriamento. Sensação de corpo estranho na garganta.
Ponto de Weihe:
Linha mediana entre as linhas axilar anterior e mediana, no 3.°espaço intercostal do lado direito
Complementar:
Lobélia.
Dose:
T. M. à 3.ª.
Phatak
Aralia racemosa
Autor: S R Phatak
Obra: Matéria Médica Conscisa
Generalidades
Este remédio afeta a respiração causando condição asmática com tosse, agg. deitado. – O paciente está fraco, relaxado e exausto. Biliosidade. Secreções de muco acre.
Pior
Depois de uma soneca curta. Rascunhos. 23h (tosse).
Melhor
Deitado, com a cabeça erguida. Sentado.
Mente
Medo de doenças pulmonares; não pode ser sacudido.
Nariz
Espirros agg. menos correntes de ar, com secreção nasal escoriante abundante e aquosa. Febre do feno, com espirros frequentes.
Boca
Afta. Como se fosse um corpo estranho na garganta. Náusea na garganta.
Abdómen
Dor do fígado à escápula direita.
Respiratório
Dispneia ou tosse violenta após o primeiro sono amel. leve expectoração. Sensação crua e ardente atrás do esterno. Respiração assobiando. Expectoração salgada; sente calor na boca.
Complementar
-Lob.
Aralia racemosa
Autor: Boericke
Obra: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
Este remédio é eficaz para tratar condições asmáticas, com a tosse agravada ao deitar. O paciente pode apresentar suor intenso durante o sono e sensibilidade extrema a correntes de ar. Outros sintomas incluem diarreia e prolapso do reto, além de dor no reto que irradia para cima, piorando ao deitar-se de lado.
Sistema Respiratório
A tosse seca geralmente ocorre após o primeiro sono, no meio da noite. A asma se manifesta ao deitar-se à noite, com tosse espasmódica e cócegas na garganta. O paciente sente constrição no peito e a sensação de um corpo estranho na garganta. A obstrução respiratória piora na primavera, com espirros frequentes e queimação atrás do esterno. Mesmo a menor corrente de ar pode causar espirros, acompanhados de uma descarga nasal aquosa, escorrente e com gosto salgado.
Sistema Reprodutivo Feminino
Este remédio é útil em casos de menstruação suprimida e leucorréia fétida, com dores opressivas. Também trata lóquios suprimidos, acompanhados de timpanismo.
Modalidades
A tosse tende a piorar por volta das 23h, após o início do sono.
Relações com Outros Remédios
Este remédio pode ser comparado ao Pecten-scallop para tratar asma úmida e problemas respiratórios, especialmente com constrição no peito, predominando no lado direito. Outros remédios relacionados incluem Arsenicum iodatum, Naphthalinum, Cepa, Rosa, Sabadilla e Sinapis.
Dose
A dose recomendada varia desde a tintura até a terceira potência, dependendo da condição do paciente.
VITHOULKAS. Aralia racemosa. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/aralia-racemosa-boericke/