Phatak
Asclepias tuberosa
Autor: Dr. S.R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Aumenta as secreções da pele e membranas causando transpiração profusa em pleuropneumonia, diarreia ou condições reumáticas, estados coligativos. Provoca dores agudas, de costura, de picadas e movimentos piores. Fraqueza excessiva, andar parece impossível. Dormência de todo o corpo. Influenza com pleurisia. Sensível ao tabaco. Fraco e lânguido como se estivesse doente há muito tempo.
Inapto para o negócio por dor no intestino e fezes frequentes.
Piora:
Movimento. Respiração profunda. Mentindo. Tabaco. Ascendente. Tossir.
Mente:
Memória fraca.
Cabeça:
Dói, melhor após o escalda-pés.
Nariz
Secreção nasal amarela pegajosa.
Boca:
Revestimento amarelo resistente na língua. Gosto pútrido de sangue.
Abdome:
As fezes cheiram a ovos podres ou queimar como fogo. Disenteria catarral, com dores reumáticas por toda parte. Fezes com uma sensação como fluxo de fogo passando pelo abdome.
Masculino:
Genitais flácidos.
Órgãos respiratórios:
Tosse seca, com constrição da garganta. Dores no peito melhor curvando-se para frente, pior deitado, respirando. Falta de ar e fraco ao caminhar. Pleurodínia. Derrame pericárdico. Pleurisia. Dor abaixo do mamilo esquerdo, com palpitação.
Relacionado:
Formiga-t.
Nilo Cairo
Asclepias tuberosa
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Asclepias decumbens. Pertence às Asclepiadaceae. Seu uso principal é nas moléstias do peito e do tubo digestivo. Pleurodinia. Nevralgias intercostais. Bronquite, com dores intercostais. Pleuris, complicando pneumonia ou tuberculose. Dispepsia flatulenta, com dores de cabeça. Disenteria catarral com dores reumáticas generalizadas. Diarreias estivais.
Ponto de Weihe:
Sobre a 5.ª vértebra cervical.
Dose:
1.ª.