Phatak
Aurum muriaticum
Autor: Dr. S.R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
É um remédio sicótico, fazendo com que as descargas suprimidas reapareçam. Afecções catarrais e glandulares são marcantes. Degenerações escleróticas e exsudativas do sistema nervoso. Valioso na hemorragia do útero no climatério. Verrugas aparecem em várias partes, na língua, nos genitais. Câncer de língua. Língua dura como couro.
Deseja companhia, se deixado sozinho não pensa em nada além de suas doenças e se torna mais fora do humor. Hipertrofia de todos os dedos. Efeitos nocivos do desgosto, susto, vexame.
Melhora:
Frio, lavagem, clima.
Piora:
Subindo escadas. Calor.
Nilo Cairo
Aurum muriaticum
(Cloreto de ouro)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Aurum chloratum e Aurum hydrochloricum. As principais esferas de ação deste precioso medicamento são nas moléstias do coração, do útero e na sífilis. Especialmente útil no período terciário da sífilis, quando a moléstia atingiu os ossos. Ozena, cárie dos ossos, sobretudo dos ossos da face e da mastóide. Otorréia. Respiração fétida (mau hálito); nas mulheres púberes. HALBERT fez o uso da 2.a x nas lesões esclerosadas do sistema nervoso. Moléstias sifilitico-mercuriais. Oftalmias sifilíticas. Excelente remédio da conjuntivite granulosa (tracoma). Nariz vermelho e inchado. Tumores do útero. Excelente remédio das hemorragias uterinas da menopausa. Metrite crônica, com endurecimento do colo e queda da matriz. Fibroma uterino. Lepra. Degeneração gordurosa do coração nos velhos pletóricos, robustos e corpulentos, acompanhada de sufocações noturnas, violentas palpitações e ansiedade. Hipertensão arterial, por distúrbios nervosos. Palpitações com afluxo sanguíneo dirigido para a cabeça. Um grande remédio das escleroses. Escleroses medulares com paralisias, 2.a x ou 3.ªx. Arteriosclerose. Aortite crônica. Insuficiência aórtica. Angina de peito. Nefrite crônica intersticial. Cirrose hepática com ascite. Dispepsia nervosa com tendência à diarreia de comer.
Antídotos:
Bellad., Cannabis e Merc.
Dose:
2.ª trit. x à 3.ª trit. cent.