Nilo Cairo
Azadirachta indica
(Cortex margorae)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Nimba e Sanskirt. Pertence às Meliaceae. Usada em casos de clorose, helmintoses e perturbações biliares. Em uso externo, em casos de úlceras que pioram pela posição em pé. Antitérmico. Excitação sexual. Dormência dos pés e das mãos. Coceiras pelo corpo e sudorese localizada no dorso. Não há sudorese na parte inferior do corpo e nas outras sim. Maus efeitos do quinino.
Dose:
3.ª, 5.ª e 6.ª.
Azadirachta indica
Autor: Boericke
Livro: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
Azadirachta indica (Casca de Margosa) é indicado para febres, especialmente à tarde, e para dores reumáticas em várias partes do corpo. Também é útil para tratar dores no esterno, nas costelas, nas costas, ombros e extremidades. Sensações de calor, picadas e dores nas mãos, principalmente nas palmas, dedos e também nos dedos dos pés são comuns.
Cabeça
Esquecimento, tontura ao levantar, dores de cabeça e sensibilidade no couro cabeludo. Sensação de queimação nos olhos e dor no globo ocular direito.
Febre
Leve calafrio seguido de febre à tarde, com calor intenso no rosto, mãos e pés. Suor abundante na parte superior do corpo.
Relação
Comparar com: Cedron, Natrum muriaticum, Arsenicum.
Dose
A dosagem pode variar conforme a apresentação do medicamento e as orientações do profissional de saúde.
Referência Bibliografica
VITHOULKAS, George. Azadirachta indica. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/azadirachta-indica-boericke/