Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Ferrum phosphoricum

Ferrum phosphoricum

Casali

Ferrum phosphoricum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita de modo especial, com sulfato de ferro e fosfato de sódio, portanto não é o fosfato de ferro da alopatia.

Palavra chave:
Início da febre. Pneumonia. Congestão.

Animais:
Febre, hemorragia, inflamações. Distúrbios vegetais.

Tropismo Homeopático:
Sangue, vasos sanguíneos, via gastrintestinal.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Inflamação, congestão, tendência a hemorragia, diminuição das funções fisiológicas.

Sinais de Exaltação
Sensações:
Secura, cócegas na laringe e traqueia, queimação nos olhos, pressão na genitália indo abaixo, latejamento na cabeça, areia debaixo das pálpebras.

Sinais Gerais:
Olhos vermelhos, visão confusa e indistinta, ruídos ou latejar no ouvido. Calor na boca, amídala vermelha. Garganta vermelha. Face com calor. Aversão a leite/carne. Desejo de estimulantes. Ao tossir começa a urinar. Menstrua a cada 3 semanas. Vagina com calor e seca. Pulso rápido. Pescoço duro. Calor nas mãos (palma). Insônia com inquietude. Sonhos ansiosos.

Sinais Físicos:
Dor de cabeça por: toque, frio, ruído, trepidação. Vertigem. Epistaxe. Congestão na face. Nevralgia facial. Úlcera na garganta. Vômitos de alimentos não digeridos. Arrotos azedos. Irritação no colo da bexiga. Congestão pulmonar. Tosse curta, com dor e prurido. Tosse seca com dor no peito. Palpitação cardíaca. Dor tipo reumática nos ombros atingindo peito e pulso.

Generalidades
Agrava:
À noite, de madrugada (4 a 6 h). Com toques, trepidações,movimentos.

Melhora:
Com aplicações frias.

Lateralidade:
Direita.

Indicações
Quadros Diversos:
Inflamações congestivas locais (4 a 6CH). Nas febres tem calafrio às 13 h. Instabilidade vasomotora: face quente, alternando vermelha com pálida, pulso rápido. Cefaleia congestiva latejante. Cabeça quente. Face vermelha alterna com palidez. Suores noturnos, dor nos ouvidos (latejante). Sensibilidade a barulho. Pele com vermelhão e dores pulsantes. Articulações vermelhas com dores à noite. Intestino com dores paroxísticas, abdome dilatado sensível, diarreia estriada de sangue vermelho brilhante. Tendência a hemorragia (5 a 9CH). Bócio congestivo mole (5 ou 6CH). Incontinência urinária noturna (6 a 9CH). Bronquite de crianças em amamentação (alternar com Bryonia). Laringite aguda, pneumonia. Dor de ouvido no inverno. Zumbido pulsante nos ouvidos. Inflamação nos olhos com: vermelhão, ardor, dor. Congestões gerais. Hemorragias causadas por congestões. Epistaxes e vertigem congestiva. Reumatismo de articulações (principalmente no ombro). Dores agravadas com movimento (melhoram com frio). Feridas causadas por traumatismos recentes. Crianças fracas sem apetite, apáticas (3D). Indigestão de crianças. Perturbações gástricas da gravidez. Incontinência diurna de urina causada por fraqueza do esfíncter. Irritação do colo e da bexiga (3D).

Quadros Animais:
Febre (no início). Inflamações interiorizadas e infecções suprimidas em animais jovens, fortes com propensão a anemia e de pelagem clara ou pele clara. Animais jovens, fortes mas irritados por cansaço que vomitam alimentos não digeridos. Adequados aos distúrbios, mas, principalmente no verão. Hemorragias de sangue claro brilhante. 6CH, 7CH, 12D, 30D.

Quadros Vegetais:
Plantas com pouca clorofila e afetadas pelo aumento da intensidade luminosa ou por frentes frias. Estômatos em disfunção por causa das condições inadequadas ao crescimento. Baixa absorção de nutrientes, menor formação de reservas (amido, óleo, açucares) ou de fibras e ácidos.

Atenção:
Aumenta as forças e regula o intestino. Pessoas nervosas com falsa pletora (rubor) e predisposição a resfriado. Efeitos do sol na cabeça. Inflamação na trompa de Eustáquio. Dor de garganta (cantor, locutor, professor). Prostração. Tuberculose. No início da otite aguda. No começo das infecções febris. No início de resfriados. Aumenta a hemoglobina (3D).

Dinamizações:
3D a 30D, 3CH a 12CH.

Outras Denominações:
Ferrum oxydatum phosphoricum.

Proximidades:
Aconitum, China, Arsenicum, Graphites, Petroleum.

Ferrum phosphoricum

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Como Ferrum, Fer-hp. afeta a circulação venosa causando congestões passivas locais e hemorragias devido à hiperemia; então as descargas são listradas de sangue ou como carne e água. É adequado para pessoas nervosas, sensíveis e anêmicas (loiras). É um remédio muito útil na exacerbação aguda da tuberculose; reumatismo etc. Emaciação. Pega frio com facilidade. Dor machucada; peito; ombros; músculos. Inflamação das partes moles. Crueldade ardente. Efeitos nocivos do suor contido; lesões mecânicas. Estágio inicial de febre e inflamação. Grande prostração, mal conseguia se mexer.

Mente:
Muito falador, hilário e animado. Fica quieto. Raiva. Mania transitória por irritação cerebral. Indiferente às coisas prazerosas. Avesso à companhia. Medo de entrar em uma multidão.

Cabeça:
Dor de cabeça latejante com couro cabeludo sensível. Dor de cabeça, pontada, dor do vértice para baixo nas laterais da cabeça; com dor de ouvido; melhor sangramento nasal, aplicação de frio. Efeitos nocivos do calor do sol. A cabeça geralmente parece ter sido empurrada para a frente durante a caminhada; com vertigem. Sensação de vazio na cabeça, durante a menstruação.

Olhos:
Vermelho, inflamado com sensação de queimação. Sensação de uma pequena partícula na pálpebra superior. Tumores encistados das pálpebras. Olhos inundados, não podem ver ao se abaixar.

Ouvidos:
Dor de ouvido violenta: otite média aguda quando Bell falha. Surdez; de resfriados, pior durante a menstruação. Zumbido pior mentindo.

Nariz:
Epistaxe. Sangue vermelho vivo; em crianças. Controla a dor e o sangramento após as operações.

Face:
Empalidece e avermelha alternadamente. Bochechas quentes com dor de dente.

Boca:
Quente. Dor de dente melhor frio.

Garganta:
Amígdalas vermelhas e inchadas. Dor de garganta de cantores. Dor pior deglutição vazia. Dor após a operação.

Estômago:
Vômitos; ingesta; em horários irregulares; de comida não digerida; matéria verde. Hematêmese. Eructações ácidas. Aversão a carne e leite. Deseja coisas amargas.

Abdome:
Distendido; intolerância de roupas. Diarréia crônica. Fezes; de água sangrenta; de água amarela. Disenteria com febre. Diarréia de verão.

Urinário:
Enurese diurna melhor deitado. A urina jorra, a cada tosse. Urina após cada bebida. Urina retida, em crianças,durante a febre.

Fêmea:
Menstruação; cedo; a cada três semanas; com dor intensa no vértice. Vagina seca e quente. Dor durante o coito. Vaginismo.

Respiratório:
Laringite; com rouquidão; de cantores. Curto doloroso, cócegas, Tosse, torturante, tosse espasmódica pior de manhãe à noite. Hemoptise; de sangue puro; na pneumonia; após concussão ou queda. Peito pesado, dolorido ou congestionado. Pleurisia; pontadas dor pior tosse e respiração profunda.

Coração:
Palpitações; com pulso rápido. pulso de fluxo completo e suave.

Pescoço e costas:
Crick no pescoço e nas costas.

Extremidades:
Reumatismo atacando uma articulação após a outra; pior menor movimento. Dor dolorida nos ombros, estendendo-se ao peito e pulso. Os pulsos doem com perda da força de preensão. Palmas quentes; em crianças. Empurrando nos membros. Omodinia. Entorses dos cotovelos. Mãos inchadas e doloridas.

Febre:
Frio, com vontade de alongar; às 13h Calor com as mãos suadas. Febres; contínuo; infecciosa, pneumonia; intermitente; sarampo; hemorrágico.

Pele:
Sarampo. Acne.

Dormir:
Sonolência. Inquieto e sem sono.

Melhora:
Aplicação fria. Sangrando. Deitado.

Piora:
Noite. 4-6 am Movimento. Barulho. Frasco. Ar frio. Tocar. Suor verificado. Bebidas frias e comida azeda. Carne. Arenque. Café. Bolo.

Relacionado:
Gelsemium

Complementar:
Kali-m.

Ferrum phosphoricum

(Preparado especial de sulfato de ferro e fosfato de
sódio, insolúvel na água. Não é o fosfato de ferro dos alopatas)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Ferrum oxydatum phosphoricum. Um dos grandes remédios homeopáticos. Indicado no começo de todas as moléstias com febre e nas inflamaçôes em seu começo, especialmente antes de principiar a exsudação, isto é, no período congestivo. Bronquite das crianças de peito (alterne-se com Bryonia). Bom remédio da laringite aguda. Um excelente remédio da pneumonia. “De todos os medicamentos indicados no começo da pneumonia, parece-me que Ferr. phos. é aquele que será mais frequentemente achado de uso, e deve ser continuado até o fim da moléstia, se não houver nítida indicação para outro remédio; por diversas vezes vi esse medicamento provocar a crise final em menos de cinco dias.” (DR. CLARENCE BARTLETT). Expectoração de puro sangue na pneumonia. Pneumonia secundária, especialmente em pessoas velhas e debilitadas. Pode-se alternar com Kali muriaticum 3.ª. Começo da otite aguda; quando Belladona falha, Ferr. phos. evita a supuração. Dor de ouvido ao frio. “É remédio seguro para a dor aguda do ouvido.” (DR. DEWEY). Zoadas pulsáteis nos ouvidos. Olhos inflamados e vermelhos, com ardor e dor, visão vermelha, sensação de grão de areia dentro dos olhos. Corpo estranho no olho. (Durante e após a retirada do corpo estranho). Congestão em geral e suas consequências. Um grande medicamento homeopático; hemorragias causadas por congestão de qualquer parte do corpo; sangue vermelho brilhante, que se coagula rapidamente. Epistaxes, especialmente nas crianças. Nevralgias, dores de cabeça e vertigens congestivas. É o principal remédio nas dores de cabeça das crianças, com latejos na cabeça, face vermelha e olhos injetados. Dor de cabeça melhorada por aplicações frias. Reumatismo articular subagudo, especialmente do ombro. Dores que se agravam com o movimento e melhoram com o frio. Feridas recentes causadas por traumatismo. Um bom remédio a dar no começo dos resfriados. Especialmente útil na debilidade das crianças com falta de apetite, que se tornam apáticas e estúpidas e perdem peso e forças. Ferrum phosph. não só levanta as forças, mas desenvolve o corpo e regula os intestinos (3.ªx). Indigestão das crianças; febre, língua sabutrosa, vômitos de alimentos indigeridos; dor de estômago; falta de apetite; diarreia lientérica, aquosa, às vezes com catarro e sangue; flatulência. Útil no começo da enterite aguda das crianças. Eructações azedas. Excelente medicamento das perturbações gástricas da gravidez. Vaginismo. Incontinência diurna de urina, com fraqueza do esfincter, irritação do colo da bexiga (3.ª trit. x). Um bom remédio da queda do reto.

Dose:
3.ª trit. à 12.ª. D6 coll., D12 coll. e D30 coll. em tabletes, líquido e injeções.

logo-naturoergos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos