Casali
Ricinus
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com “óleo de rícino” extraído da planta “carrapateira”, “palma de cristo”, “regateira”, “mamona”, família Euphorbiaceae. Na fitoterapia é usado como purgativo ou laxante (dependendo da dose). E também como estimulante da produção de leite. Em doses tóxicas provoca gastrenterite.
Alguns compostos bioativos:
Ácido ricinolênico, Ricina.
Palavra chave:
Gastrenterite, cólera, lactação, mamite. Vacas leiteiras.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Glândulas mamárias com inflamação e dores. Fígado com congestão, náuseas e tendência a icterícia. Intestino irritado com diarreia.
Sinais de Exaltação
Sensações:
Barra sobre o estômago, barra pressionando (do fígado ao estômago), zumbido no ouvido, repuxos na boca.
Sinais Gerais:
Vertigem. Dores no occipício. Face pálida. Boca seca. Contração do intestino reto. Cãibra dos músculos (perna/pé/braço/dedos). Sonolência. Febre. Fraqueza. Inflamação no ânus.
Indicações
Quadros Comuns:
A) Fígado (5 ou 6CH) – Congestão com náuseas, com diarreia e tendência à icterícia. Vômitos viscosos e volumosos, dor de cabeça no occipício, com zumbido de ouvido, com aftas. Erupção com prurido nos punhos.
B) Mamas (4 ou 5CH) – Inflamação (mamite). Hiperlactação causando dores latejantes, inchação das mamas. A 3CH pode aumentar a produção de leite.
C) Intestino (4 a 6CH) – Diarreia com líquido claro ou esverdeado, sem cólicas e sem dor podendo provocar astenia, perda de peso, sede, náuseas, vômitos, gases.
D) Distúrbios Diversos – Tonteiras, palidez, anorexia, pirose. Fezes verdes com sangue e cólicas. Dores nos músculos das extremidades. Diarreia tipo cólera. Mamite.
Quadros Animais:
Fêmeas com fraqueza, pouco leite, muita sede (boca seca), diarreia como água. 3CH, 5CH.
Atenção:
Na potência 5CH é efetivo na inflamação das mamas (mamite) e diminui a quantidade de leite. Na potência 3D a 5D e 3CH aumenta a quantidade de leite.
Outras Denominações:
Oleum ricinus communis, Ricinus vicidis.
Proximidades:
Resorcina, Arsenicum, Veratrum.
Nilo Cairo
Ricinus communis
(óleo de rícino)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Oleum ricinus e Ricinus vicidis. Pertence às Euphorbiaceae.
Aumenta a quantidade de leite nas nutrizes, Vertigens, com palidez da face. Fezes verde-sanguinolentas, com cólicas e dores calambróides nos músculos das extremidades. Anorexia, sede, pirose, náuseas e vômitos. O DR. GHOSE, de Calcutá, Índia, viu a eficácia na cólera quando a diarreia é esbranquiçada, riziforme e as evacuações não são precedidas de cólicas.
Dose:
3.ª. Cinco gotas diariamente de 4 em 4 horas, aumentam o leite da nutriz.