Jan Scholten (resenha)
Baryta nitrica
Autor: Jan Scholten
Obra: Homeopathy and Minerals
O Texto está modificado, diferente do original, mas com as idéias mantidas.
Introdução: Da análise de grupo, temos para Barvta nitrica a ilusão de que desfrutar é ridículo. Têm medo de que as pessoas riam deles se desfrutarem. Sentem um grande desejo de companhia e calor, mas só com amigos e família. A companhia de estranhos os faz muito tímidos. Sentem que parecem tolos quando se divertem. Por isso, não gostam de ir a festas, pois não se sentem à vontade.
Uma variação no tema pode ser que se sintam muito pequenos e fracos, incapazes de ocupar algum lugar. Essa sensação piora quando o espaço é muito pequeno, então se sentem totalmente esmagados. Daí que seu medo de lugares estreitos seja muito marcado: medo em lojas, aviões, elevadores, trens, etc. Eventualmente, abandonam a luta e se retraem. Se escondem em um espaço bem aberto, onde não haja ninguém.
Essência: O medo de ser ridicularizado quando está se divertindo.
Mente: Eles adoram a companhia e os encontros sociais. Não há nada de que gostem mais do que uma festa familiar. Mas, ao mesmo tempo, têm medo de parecer ridículos quando estão se divertindo dessa maneira. Especialmente, a companhia de estranhos os faz se sentirem desconfortáveis. Podem, inclusive, se retraírem pelo medo de serem observados.
Têm medo de lugares estreitos e preferem estar em espaços bem abertos.