Casali
Granatum
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com a planta romãzeira (o fruto é a romã), família Granateae, que na fitoterapia é usada contra vermes tipo Tênia. O uso abusivo da planta provoca vômitos, diarreia, vertigens, distúrbios oculares e nervosos devidos ao alcaloide peletierina.
Palavra chave:
Salivação. Umbigo inflamado.
Patogenesia:
Sinais De Exaltação
Sensações:
Cabeça vazia, peito oprimido, roupas pressivas.
Sinais Gerais:
Fome constante. Dilatação das pupilas. Repuxos na vagina. Suspiros.
Sinais Físicos:
Vertigem persistente. Dispepsia. Vômitos à noite. Dor: estômago, intestino, umbigo. Prurido no ânus. Inchaço no abdome semelhante à hérnia umbilical. Dor entre ombros. Prurido na palma da mão. Pele amarelada. Dor sobre os ombros. Dor nas articulações dos dedos e joelhos.
Indicações:
Nos quadros de contaminação por tênias com os sintomas: vertigem persistente (principalmente ao olhar acima), vômitos, hipersalivação, náuseas, dores no umbigo, prurido no ânus, prurido na palma das mãos, irritabilidade (4 a 6CH). Espasmo da glote, fome constante, inflamação no umbigo semelhante a hérnia, roupas causam sensação de opressão no tórax, movimentos convulsivos (1 a 6CH).
Proximidades:
Pelletierine, Cina
Nilo Cairo
Granatum
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Granati cortex radicis. Arnica granatum. Pertence às Granateae. É um ótimo tenífugo. Apresenta salivação com náuseas e vertigens. Espasmo da glote. Vertigem persistente. Fome constante. Dores no estômago e principalmente ao redor do umbigo. Coceira no ânus. Inflamação umbilical parecendo hérnia. Dores entre as espáduas. Qualquer roupa causa opressão no peito. Coceira na palma das mãos. Movimentos convulsivos.
Dose:
1.ª à 3.ª.