Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Benzoicum acidum

Benzoicum acidum

Casali

Benzoicum acidum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com o ácido benzoico, substância sintetizada industrialmente a partir de derivados do petróleo. O benzoato de sódio é usado como conservante de alimentos processados e pode causar problemas de saúde quando esses alimentos são consumidos com frequência.

Palavras chave:
Urina, artrite, gota, insuficiência renal. Tendões dos animais.

Tropismo Homeopático:
Articulações, bainha dos tendões, tecidos dos tendões, rins.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Distúrbios do metabolismo do nitrogênio, uricemia, formação do ácido hipúrico. Inflamação das vias urinárias e das articulações. Eretismo arterial.

Sinais de Exaltação
Sensações: 
Queimadura no ânus, constrição no intestino reto,caroço no estômago.

Sinais Mentais:
Tendência de pensar em fatos passados desagradáveis. Depressão mental.

Sinais Emocionais:
Tristeza.

Sinais Comportamentais:
A criança quer ser alimentada no colo e não fica na cama.

Sinais Gerais:
Calorento ao acordar. As articulações estalam com o movimento. Deglutição com sons estranhos. Fisgadas na boca causando contrações súbitas. Suor enquanto se alimenta. Fezes espumosas fétidas claras, com gases. Urina de péssimo cheiro (repugnante). Excesso de ácido úrico. Rouquidão pela manhã. Dor no coração. Expectora muco verde. Dor no tendão de Aquiles. Joanete no dedão do pé. Próstata crescida.

Generalidades
Agrava: 
Com frio com corrente de ar, com movimento, ànoite, quando tira a roupa e há resfriamento do corpo.

Melhora:
Quando expele bastante urina em ambiente quente.

Indicações
Quadros Comuns:
Diarreia branca, fétida espumante e irritante. Calafrios e tremores antes da evacuação. Urina escura e fétida (cor marrom) com cheiro forte de amoníaco (amônia), ardente.
Odor de urina de cavalo. Excesso de ácido hipúrico na urina, magreza ou tendência a emagrecer. Cisto do pulso, tendência a uricemia (presença de ácido úrico no sangue), tendência ao reumatismo ou gota (forma de artrite). Diurese irregular, cor marrom castanho na urina. Aumento de dor na oliguria (pouca urina). Dores reumáticas (nas articulações e tendões). 
Gota que piora com o frio e melhora quando expele bastante urina.Reumatismo no tendão de Aquiles, no artelho grosso, na região lombar e coração. Frialdade, deformação das articulações, estalos nas articulações, dores erráticas, articulação vermelha e inchada. Percebe nas têmporas as pulsações arteriais. Dores cardíacas com palpitações que aumentam às 2 h em quarto quente. Indigestão ácida (com língua inchada e fissurada). 
Prurido nas mãos, vertigens, cefaleia. Propensão a cálculos renais, diarreia aguda nas crianças principalmente no verão. Diarreia das pessoas uricêmicas e com gota. Pessoas uricêmicas com urina fétida e pedras nos rins e transtornos de próstata. Prolapso (deslocamento, sair do lugar) do útero com urina fétida. Incontinência noturna com urina escura e cheiro de amônia.Cistos sinoviais dos reumáticos ou uricêmicos sensíveis ao frio. Reumatismo. Cistite causada pela supressão da gonorreia. Fosfaturia (perda de fósforo via urina). Asma de pessoas com gota. Juntas dos dedos quentes e inchadas. Pulso vermelho, inchado, doloroso. Constrição no intestino reto, gânglios. Bursite do dedo grande do pé.

Quadros animais:
Dores itinerantes.
Urina escura (30D).
Artrite e inflamação crônica dos tendões(3D).

Atenção:
É incompatível com vinho.
É indicada nos distúrbios que associam: urina fétida com calafrio e com dores intensas (insuportáveis) e melhoria dos sintomas após urinar. Urina marrom. Urina com ácido hipúrico.

Dinamizações:
Diarreia fétida e branca – crianças 4CH ou 5CH.
Uricemia/ gota – 5CH a 9CH.
Urina escura – 5CH a 9CH.
Cisto – 4CH ou 5CH.
Reumatismo ou uremia – 5CH a 9CH.
Hipertrofia da próstata – 5CH.
Incontinência urinária, litíase (formação de pedras), reumatismo – 5CH a 9CH.

Outras denominações:
Benzoic acidum, Acidum benzoicum.

Benzoicum acidum

Autor: Dr. S.R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
É um remédio para diátese de ácido úrico. A urina é altamente colorida, muito ofensiva com sintomas de gota. Micção profusa e escassa alternadamente. O paciente exala um odor urinário muito forte. 
As dores mudam repentinamente de localização, mas são sentidas principalmente na região do coração ou alternam com sintomas urinários. As dores se alternam com sintomas cardíacos. Insuficiência renal. Gota e asmática. Higroma, joanetes. Doença de Ménière. Nódulos gotosos dolorosos. 
Odor de urina altamente intensificado como concomitante a qualquer condição de doença. Os sintomas variam de acordo com a flutuação da urina.

Melhora:
Aquecer. Micção profusa.

Piora:
Ar livre. Frio. Tempo em mudança. Movimento. Ao descobrir.

Mente:
Inclinado a insistir em coisas desagradáveis. Omite palavras na escrita. Criança cruzada, quer ser amamentada nos braços, não será deitada. Estremece se vê alguém deformado.

Cabeça:
Dores, quando a urina se torna escassa. Vertigem, com inclinação para cair de lado.

Ouvidos:
Ruído, como de vozes confusas nos ouvidos, pior engolindo ou andando ao ar livre.

Nariz:
Parece sentir cheiro de repolho, poeira ou algo fedorento. Coceira no septo.

Face:
Manchas cor de cobre no rosto. Mordedura involuntária do lábio inferior durante a alimentação.

Boca:
Língua esponjoso na superfície, com rachaduras profundas e úlceras em expansão. Sintomas de boca e garganta são melhores comendo. Dor de dente pior deitado.

Garganta:
Sensação de caroço, inchaço e constrição, melhor alimentação.

Estômago:
Vômito de substância salgada ou amarga. Suar enquanto come.

Abdome:
Corte sobre o umbigo melhor fezes. Costura na região do fígado. Fezes copiosas e acinzentadas, como espuma de sabão, de odor pungente de urina; muito sujo; branco.

Órgãos urinários:
Urina quente, marrom, escuro, forte, de odor amoniacal fétido ou de urina de cavalo.
Eneurese, gotejamento de urina ofensiva de velhos. Cascalho. As folhas são, incomumente manchadas de marrom na enurese. Retenção de urina em lactentes.

Feminino:
Prolapso do útero, com urina fétida.

Órgãos respiratórios:
Tosse dura e seca; seguida de expectoração de muco verde. Asma, com queixas reumáticas. Não tolera a pressão das roupas no peito. Tosse pior à noite, deitado no lado direito.

Coração:
As dores mudam de lugar, mas são mais constantes no coração. Acorda depois da meia-noite, com pulsação violenta ou queimação no coração.

Pescoço e Costas:
Frieza no sacro. Dor incômoda na região do rim, rigidez nos lombos. Tremores na região lombar.

Extremidades:
Rachaduras nas juntas; em joelho. Gânglio do punho. Joanete do dedão do pé.
Dor no tendão-Aquilis, no os calcis, com dor no coração, ao pisar no pé.

Febre:
Suor profusa, sem alívio. Suor noturno. Mãos, pés, costas, joelhos frios, como de um vento frio. Suor, com odor aromático.

Pele:
Manchas vermelhas. Coceira com sensação agradável ao ser arranhado, mas deixando uma queimação.

Relacionado:
Calcarea

Benzoicum acidum ou

Benzoes acidum

(Ácido benzóico)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Benzoicum acidum, Acid. benzoicum e Benzoes. Diátese uricêmica. Propensão à formação de cálculos. A grande característica central deste medicamento se encontra nas urinas; urinas escuras, sem depósitos, de cheiro ativíssimo e desagradável, como a de cavalo, e desde o momento em que é emitida. Reumatismo, enurese noturna, diarreia infantil muito fétida, hipertrofia da próstata nos velhos, cistite depois da supressão de uma gonorréia, cálculos renais, etc. Fosfatúria. Útil depois de Copaiba na blenorragia. Catarro vesical. Asma em gotosos. Ataques recentes de gota; juntas dos dedos quentes ou inchadas ou juntas dos pulsos vermelhas, inchadas e dolorosas: é a esfera principal deste medicamento: útil depois de Colchicum ter falhado. Concreções gotosas A criança quer ser embalada nos braços; não quer ficar deitada. Sensação de constrição no reto. Gânglios. Bursite do dedo grande do pé. Dor no tendão de Aquiles.

Dose:
1.ª 3.ª, 5.ª e 6.ª.

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos