Casali
Bothrops lanceolatus
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com o veneno de cobra que é extremamente perigoso por ser fortemente coagulante. A picada da cobra causa inchaço imediato do pé/ perna/ mão/ braço que rapidamente se torna gangrenoso. Também causa secura violenta da pele.
Palavra chave:
Trombose. Gangrena.
Indicações:
É recomendado em quadros de trombose ou de hemorragia, assim como, derrames cerebrais do lado esquerdo com paralisia do lado direito. Inabilidade de articular palavras ou lembrar as frases corretas. Lentidão, preguiça, tremores nervosos. Septicemias. Hemorragia atingindo todos os orifícios do corpo, congestão pulmonar. Vômito preto, fezes com sangue.
Quadros animais:
Picada de cobra 6CH
Phatak
Bothrops lanceolatus
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
O veneno dessa cobra é o mais coagulante, portanto espera-se que seja útil em tromboses e afecções trombóticas como hemiplegia. Afasia, sem afecção da língua. Tremor nervoso. Grande lassidão e lentidão. Cegueira por hemorragia na retina. Cegueira diurna mal consegue ver o caminho depois do nascer do sol. Paralisia de apenas um braço ou uma perna. Tremores leves, seguidos de suor abundante. Dor intolerável no dedão do pé. O osso fica nu devido à gangrena e torna-se necrótico. Pior lado direito.
Piora:
Lado direito.
Nilo Cairo
Bothrops lanceolatus
(Cobra amarela da martinica)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Coluber glaucus, Cophias lanceolatus Trigon lanceolatus e Vipera maegera. Pertence às Crotalidae. Veneno coagulante. Fenômenos de trombose. Hemiplegia. Afasia. Impossibilidade de articular a linguagem. Constituições hemorrágicas. Hemorragias “por todos os poros”. Sintomas nervosos, em diagonal. Amauroses. Cegueira por hemorragia retiniana. Conjuntivite hemorrágica. Congestão pulmonar. Deglutição difícil. Impossibilidade de engolir líquidos. Hematêmese. Vômito negro. Fezes sanguinolentas. Erisipela maligna. Antraz. Gangrena. Piora à direita.
Dose:
3.ª, 6.ª, 100.ª e 200.ª.
Bothrops lanceolatus
Autor: Boericke
Livro: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
Bothrops lanciolatus, ou veneno de víbora amarela, é indicado para tratar sintomas trombóticos, como trombose, hemiplegia e afasia. É particularmente eficaz em condições de constituições debilitadas e estados hemorrágicos ou sépticos, onde há hemorragias de vários orifícios do corpo e aparecimento de manchas pretas na pele. Os sintomas incluem amaurose (cegueira causada por hemorragia na retina), hemorragia conjuntival, congestão pulmonar, vômitos pretos e inflamações gangrenosas na pele.
Relação
Comparar com outros venenos, como Lachesis e Toxicophis, especialmente para condições com dor recorrente ou edemas que se deslocam para diferentes partes do corpo. Em comparação, venenos de cobras similares podem trazer sintomas semelhantes de inchaço e neuralgia periódica.
Dose
Recomenda-se o uso entre a sexta e trigésima potência.
Referência Bibliografica
VITHOULKAS, George. Bothrops lanciolatus. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/bothrops-lanciolatus-boericke/