Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Bovista nigrescens

Bovista nigrescens

Casali

Bovista nigrescens

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com o cogumelo denominado “bufa de lobo”.

Palavras chave:
Hemorragia uterina congestiva, prostração intensa, fraqueza cardíaca, sensação de parte/órgão aumentado. Hemorragia noturna em animais.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Fraqueza do coração e da circulação e ingurgitamento dos capilares, tendência à hemorragia, irritação da mucosa do intestino com muco, irritação da pele (tipo eczema).

Sinais de Exaltação:
Sensação de crescimento de parte ou órgão (aumentado em volume). Sensações cabeça crescendo, pedaço de gelo no estômago, volúpia na genitália feminina.

Sinais Mentais:
Memória fraca. Concentração difícil. Dificuldade de compreender. Depressão mental. Apatia.

Sinais Comportamentais:
Comporta-se como desajeitado deixando cair objetos das mãos. Aversão por roupa apertada na cintura. Dobra o corpo ao ter cólica.

Sinais Gerais:
Predisposição a hemorragia,  prostração. Dificuldades de falar. Gagueira. Suor com odor de cebola crua. Coceira no cóccix.

Sinais Físicos:
Dor de cabeça (piora de ma nhã, deitado, ao ar livre). Coceira no couro cabeludo. Crosta nas narinas e nos cantos da boca. Diarreia antes e durante as menstruações (fluxo aumentado à noite). Pequenos fluxos nos intervalos. 
Cólica do abdome que melhora ao se alimentar. Urticária (causada por excitação).

Generalidades:
As coceiras pioram com calor, com nervosismo e ao coçar. A diarreia piora à noite com calor, com alimentos frios e pela manhã. A urticária piora após o banho.

Perfil (Criança):
Pouca vitalidade nas articulações, dificuldade de se articularem com as palavras e com objetos. Gagueira. Não consegue segurar os objetos ou movê-los deixando cair ou derrubando ao tentar pegar. Transpiração com cheiro forte principalmente nas axilas. Não toleram roupa apertada. Pele com vesículas (secas ou úmidas), coceira tão frequente que provoca feridas sangrentas. Secreção nasal viscosa com sangramentos.

Perfil (Adulto):
Prostração, apatia mental, mucosas irritáveis, fraqueza do coração, pele com irritação tipo eczema e urticária. Imagina que parte do corpo ou órgão aumentou de volume.
Desajeitado. Anda com roupa folgada na cintura e tem suor com cheiro de cebola crua. Prurido no couro cabeludo (coça até ferir).

Indicações:
Quadros Comuns
Coração:
Fraqueza dos músculos cardíacos. Pior de manhã, com vinho, com café, com roupas apertadas e com tempo quente. Estase venosa e capilar. Inchação nos dedos. Depressão mental. Opressão no coração, palpitação, desmaios repentinos. Mãos e dedos insensíveis, arroxeados (deixa cair objetos). Face alternando vermelhão e palidez. Cefaleia, concentração difícil, tendência à hemorragia, menstruação adiantada (fluxo intenso e escuro).

Órgãos Genitais:
Menstruação de sangue es curo, com coágulos, com agravação à noite e com cansaço. Menorragias (perda excessiva de sangue em menstruações longas) e metrorragias (hemorragia do útero). Menstruações adiantadas e intensas.

Pele:
Erupções prurientes (que saem pus), secas ou úmidas, com crostas, durante o verão ou ano todo (agravando no verão ou na lua cheia). Erupções no couro cabeludo, no ouvido externo, nos dedos, no dorso das mãos, no cóccix.

Abdome:
Estase venosa no fígado. Flatulência com aumento de volume do abdome, cólicas, diarreia pela manhã bem cedo, com tenesmo (vontade de evacuação sem conseguir). Frialdade associada às cólicas. Quando não tem diarreia evacua metade sólido, metade líquido. Após diarreia a urina é vermelha.

Quadros Gerais:
Sangramento das gengivas, hemorragia uterina congestiva que surge à noite ou na madrugada, do mesmo modo que as menstruações. Diarreia durante as menstruações, diarreia crônica de pessoas idosas, piores à noite e pela manhã.
Leucorreia, metrorragia, neuroses. Inchação persistente do tornozelo após torcer. Solteironas com palpitação. Eczema nas mãos. Acne que surge após uso de creme (aumenta no verão).

Quadros animais:
– Útero com hemorragia que só inicia e só acontece a noite.
4D, 6D, 3CH, 5CH.

Quadros vegetais:
– Plantas com dificuldade de crescimento em locais com ar poluído ou com descarga intensa de gases de veículos.

Atenção:
É antídoto do alcatrão e usado nos quadros de sufocação com gás. Crianças gagas.

Dinamizações:
3CH, 5CH, 6CH, 30CH.
4CH – 5CH: erupções, distúrbios, transtornos na menstruação.
5CH – 6CH: diarreias.
6CH – 12CH: metrorragias.
5CH – 12CH: distúrbios do coração.

Sucessoras:
Alumina, Calcareacarbonica, Rhus, Sepia, Crotalus.

Incompatíveis: 
Coffea

Duração:
7 a 21 dias

Outras denominações:
Bovista, Crepituslupi, Fungus chinergoens, Lycoperdon globosum.

Bovista nigrescens

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Bovista nigrescens, Crepitus lupi, Fungus chinergoeus e Lycoperdon globosum. Pertence às Lycoperdaceae. A hemorragia uterina a que convém este medicamento é de natureza congestiva (e não devida a inserção viciosa da placenta) e se caracteriza por aparecer principalmente ou unicamente à noite ou de madrugada; do mesmo modo, as regras. Traços de regras entre as épocas. Diarreia antes e durante as regras. Diarreia crônica dos velhos; piora à noite e de manhã cedo. Sensação de aumento enorme de volume da cabeça; leucorréia (como clara de ovo), metrorragia, neuroses, ou qualquer outra moléstia. Solteironas com palpitações. Suores axilares com cheiro de cebolas. Cólicas melhoradas por comer. Prurido na extremidade do cóccix. Impigens aqui e ali, úmidas ou secas; pacientes impiginosos. Urticária devida à excitação. Depois de Rhus na urticária crônica. Eczema do dorso das mãos. Acne devida a uso de cremes; pior no verão. Coceira na ponta do cóccix. Crianças gagas. Inchação prolongada do tornozelo depois de torcedura ou luxação.

Ponto de Weihe:
No ponto em que se juntam a 7.ª e 8.ª cartilagens costais bilateralmente.

Remédios que lhe seguem bem:
Alum., Calc., Rhus., Sepia e Crot.

Inimigos:
Coffea.

Antídotos:
Camphora.

Duração:
7 a 21 dias.

Dose:
3.ª, 5.ª, 6.ª e 30.ª

logo-naturoergos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos