Phatak
Calcarea arsenicosa
Autor: Dr. S.R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Este remédio foi encontrado clinicamente útil, em queixas de mulheres gordas em torno do climatério; quando as menores emoções causam palpitação. Em crianças com fígado e baço aumentados; em queixas de bêbados após a abstenção. Nefrite, albuminúria e hidropisia. Na epilepsia com fluxo de sangue para a cabeça, aura sentida na região do coração. Epilepsia, com doença cardíaca.
Sensação de voar ou sensação de nadar, como se os pés não tocassem o chão.
Piora:
Esforço leve. Erros na dieta. Ar frio.
Mente:
Depressão e ansiedade. Desejo de companhia.
Cabeça:
Fluxo de sangue na cabeça, com vertigem. Dores de cabeça semanais melhor deitado no lado dolorido. Dor de cabeça, com palpitações, aumentam e diminuem juntas.
Abdome:
Fígado e baço aumentados na malária crônica, em crianças. Doenças pancreáticas. Alivia a dor em queimação no câncer. Diarréia pior batata doce ou inhame.
Glândulas:
Inguinais inchadas, com dor lancinante nas pernas.
Órgãos urinários:
Região do rim sensível à pressão. Passa urina a cada hora.
Feminino:
Leucorréia sanguinolenta ofensiva. Câncer do útero. Queimação no útero e na vagina.
Órgãos respiratórios:
Calor ardente no peito. Sentindo, como se fosse sufocar, com palpitações. Desenhar como com um fio da laringe para trás.
Coração:
Palpitação e dores no coração antes do ataque epiléptico. Pulso intermitente a cada 4 batidas regularmente.
Pescoço e Costas:
Dor e rigidez perto da nuca. Dor latejante violenta, leva para fora da cama.
Extremidades:
Cansaço e claudicação dos membros inferiores. Remove produtos inflamatórios em veias de membros inferiores.
Febre:
Malária marcada. Frio.
Sankaran (Resenha)
Calcarea arsenicosa
Autor: Rajan Sankaran
Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas
Informações gerais:
Calcarea arsenicosa é um remédio mineral. É formado pelos elementos Cálcio (grupo IIA). Enquanto o arsenicum é um semimetal do 4.o. período
Miasma:
Pertence ao miasma do câncer.
Sensação:
Em Arsenicum há um sentimento: “Eu preciso de pessoas, mas não posso confiar nelas, elas podem me roubar”. No Cálcio existe a necessidade de segurança e suporte. Assim, vemos em Calcarea arsenicosa uma pessoa que se sente insegura e desconfiada. Há uma necessidade de gente que é quase uma dependência, e isso junto com a desconfiança, o deixa altamente ansioso e inseguro. Ele sente: “Posso ser enganado, decepcionado (desconfiado -Arsenicum) pelas pessoas de quem dependo para proteção (Cálcio)”. Calcarea arsenicosa é muito ansiosa e extremamente insegura.
Caso Clínico:
Sankaran relata o caso de uma mulher na menopausa que veio com a queixa de palpitações fortes, que vinham da menor ansiedade, susto ou má notícia. Ela tinha um filho e uma filha. O filho foi para o exterior e ela teve a sensação de que talvez ele nunca mais voltasse. Todas as suas queixas pioraram quando ele foi embora, principalmente depois que o marido adoeceu. Ela sentiu que sua futura fonte de apoio (no caso de seu marido morrer) não era confiável. Isso criou uma ansiedade extrema nela, e ela ligava para o filho todas as semanas. Foi dado a ela Calcarea arsenicosa devido às características de desconfiança e insegurança. No estado compensado, Calcarea arsenicosa pode ser muito cuidadosa e cautelosa. Ele é muito independente.
Físico:
Palpitação pela menor emoção. Paciente friorento. Falta de ar ao subir. Deseja sopa.
Rubricas:
• Doenças de excitação, emocional.
• Ansiedade, futuro, sobre.
• Ansiedade, saúde, sobre. Phatak
• Coração, palpitações, emoções, leve, agrava.
Nilo Cairo
Calcarea arsenicosa
(Arsenito de cálcio)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Calcium arsenicosum e Calcu arsenias. Grande depressão mental. A mais leve emoção causa palpitações; mulheres gordas; acidentes do alcoolismo devido à abstenção. Coração fraco, com dispneia e palpitações. Frilosidade. Epilepsia, com subida de sangue para a cabeça antes do ataque. Dor de cabeça semanal, que melhora deitando-se sobre o lado doente. Nefrite, com dores lombares. Impaludismo crônico. Fígado e baço ingurgitados nas crianças; cirrose infantil. Leucorréia sanguinea. Câncer do útero. Gânglios inguinais inflamados. Alivia as dores ardentes do câncer do pâncreas.
Remédios que lhe seguem bem:
Conium, Glonoinum. Opium e Pulsatilla.
Antídotos:
Carbo veg., Glonoinum e Pulsat.
Dose:
3x trit., e D3, D6 coloidais em tabletes