Casali
Calcarea fluorica
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com Fluoreto de cálcio (fluorita) que faz parte de: esmalte dos dentes, envoltório dos ossos, fibras elásticas dos vasos sanguíneos (e do tecido conjuntivo), células da pele e ligamentos.
Palavras chave:
Hipertireoidismo. Ossos. Instabilidade. Adenoide.
Indicações:
Hipertireoidismo com extrema sensibilidade sensorial. Estase venosa intensa no calor. De pressão mental e corporal intensa no inverno. Ptoses, ventre flácido articulações relaxadas. Gânglios e camada perióstea endurecida.
Tendência a aderência pós-operatória e inflamação da faringe, da traqueia ou da laringe. Lumbago (30CH). Úlceras das varizes, peso nas pernas. Cefaleia congestiva. Arteriosclerose. Nódulos endurecidos nas mamas. Bócio. Alguns tipos de catarata. Pés calorentos à noite. Pode ocorrer dores reumáticas ou dentárias associadas aos sintomas. Crianças com adenoide crescida, dificuldade de andar e repetidos distúrbios infecciosos de ouvido, de nariz ou garganta. As pessoas mais vulneráveis têm no constitucional a preocupação com saúde, medo extremo da pobreza, irregularidade ou instabilidade no estudo ou no trabalho, são indiscretas e imprudentes, têm músculos flácidos, ligamentos fracos, andam rápido impulsionando o corpo (com arrancos nos passos).
Quadros vegetais:
Distúrbios na auto sustentação das plantas com desequilíbrio entre a elasticidade e a firmeza, celulose e lignina. Epiderme da planta e nós com desequilíbrio entre flacidez e rigidez causando rachaduras nos tecidos. Plantas com excessivo número de perfilhos. Apodrecimentos dos tecidos em lesões escuras dos frutos. Na fase de enxertia observar as respostas individuais das espécies e da época de aplicação antes de generalizar o uso pois pode aumentar a taxa de enxertia bem sucedida assim como reduzir. Crescimento pouco simétrico ou sem simetria total. Crescimento sem regularidade, sem ritmo, instável, com pouca sustentação no caule e nos ramos.
Crescimento oblíquo em relação ao caule principal.
Atenção:
Ventre flácido. Preocupação com saúde. Fraqueza de ligamentos e músculos.
Dinamizações:
3D, 1CH a 30CH, 100CH, 1000C.
Sucessoras:
Silicea, Phosphoricum acidum
Phatak
Calcarea fluorica
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Este sal de tecido relaxa as Fibras Elásticas; esp. de veias e glândulas. As glândulas aumentam e tornam-se duras como pedra. As veias dilatam e tornam-se varicosas, inflamadas. Dispersa crescimentos ósseos, osteossarcoma, exostose; após lesão. Cefalohematoma. Esmalte deficiente dos dentes. Elimina a tendência a aderências após as operações.
Endurecimentos de dureza pedregosa; amígdalas; tumores, pescoço, após lesão; margens de úlceras etc., Aneurisma. Endurecimentos ameaçando supuração. Arteriosclerose. Fístula. Catarata. As descargas tornam a grama verde. Rigidez geral. Fraqueza, pela manhã. Sensação de cansaço o dia todo. Dormência, em diferentes partes. Ameaça de apoplexia. Calcarea fluorica tem temperamento lento. Unhas hipertrofiadas. Raios X queimaduras. Pus fedorento. Periosteíte do maxilar inferior, costelas, etc.Sífilis congênita manifestando-se em ulceração da boca e garganta. Nódulos na mama.
Melhora:
Movimento continuado. Aplicações quentes. Aquecer. Fricção.
Piora:
Começo do movimento. Frio; molhado. Rascunhos; mudança de clima. Entorses.
Mente:
Indecisão. Calcarea fluorica tem medo infundado de perda financeira. Medo da pobreza.
Cabeça:
Ruído de estalo na cabeça, perturbando o sono. Cefalohematoma, de recém-nascidos.
Olhos:
Dor nos olhos fechando melhor e pressão. Faíscas e cintilações diante dos olhos. Ceratite flictenular. Cistos palpebrais subcutâneos. Catarata. Córnea opaca em manchas.
Ouvidos:
Otorréia crônica. Depósito calcário no tímpano.
Nariz:
Corrimento copioso, amarelado, espesso, irregular e ofensivo. Ozena.
Face:
Calcarea fluorica cobre inchaço duro no osso da mandíbula. Inchaço duro na bochecha, com dor ou dor de dente. Feridas pequenas, duras e frias nos lábios.
Boca:
Gengivite, com inchaço duro da mandíbula. Dentes soltos. Língua; endurecido, duro. Dor de dente, se algum alimento tocar o dente. Periosteíte do maxilar inferior.
Garganta:
Amígdalas ásperas e irregulares; formando tampões de muco. Dor e queima de bebidas quentes melhor.
Estômago:
Vômito; de lactentes de alimentos não digeridos. Indigestão aguda por fadiga e fadiga cerebral; em crianças sobrecarregadas, Hiccough, quando se espreme o muco.
Abdome:
Flatulência; de gravidez. Fezes; jorrando, aguado de odor fétido. Calcarea fluorica tem hemorróidas; com dor no sacro. Fissuras. Fístula.
Masculino:
Hidrocele. Testículos endurecidos.
Feminino:
Nós rígidos nas mamas. Favorece o parto.
Órgãos respiratórios:
Tosse, com expectoração de pequenos caroços amarelos e duros. Rouquidão, depois de rir ou ler em voz alta.
Dificuldade em respirar como se a epiglote estivesse quase fechada.
Coração:
Depósitos de miomas sobre o endocárdio. Doença valvular.
Pescoço e costas:
Bócio. lumbago; de tensão, melhor movimento e calor. Dor nas costas após uma longa viagem. Aumento raquítico do fêmur em lactentes.
Extremidades:
Tumores encistados na parte de trás do pulso. Bursite. sinovite crônica; da articulação do joelho. Pulsos e tornozelos frios.Calcarea fluorica tem inchaço e endurecimento em torno de tendões e articulações. Miomas recorrentes na cavidade do joelho. Doença da articulação do quadril. Corpos de arroz em juntas.
Pele:
Rachado, seco, duro e de alvura de alabastro. Marcas de nascença. Úlceras com bordas duras. Crescimentos verrucosos.
Sono:
Sonhos vívidos, com choro. Pula da cama em um sonho.
Relacionado:
Grafites, Hekla lava.
Sankaran (Resenha)
Calcarea fluorica
Autor: Rajan Sankaran
Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas
Informações gerais:
Calcarea fluorica é um remédio do reino mineral. O composto Fluoreto de Cálcio é feito dos elementos Cálcio (Grupo II A) e Flúor (Halogênio).
Sensação:
Calcarea representa a necessidade de estabilidade e segurança, enquanto Flúor representa o medo de ser decepcionado e abandonado. O flúor está contido no esmalte dos dentes, a substância mais dura do corpo humano. A função do esmalte é dar a máxima segurança aos dentes pela sua dureza e resistência. A principal sensação de Calcarea fluorica é que a fonte de segurança ou apoio da pessoa é instável e não confiável. Daí a necessidade de estar totalmente protegido e seguro por ser duro e resistente. Ele sente como se houvesse uma erosão gradual de sua segurança; isso é notado até mesmo na patologia de Calcarea fluorica, por exemplo, dentes cariados. “Medo da pobreza” é a principal rubrica de Calcarea fluorica.
Mental/Emocional:
A pessoa Calcarea fluorica é muito insegura sobre sua situação financeira. Sente que pode ter prejuízo que seu negócio pode falir, que pode acontecer algo que faça perder todo o seu dinheiro. O dinheiro lhe dá segurança, e ele compensa todos seus medos economizando o máximo possível, assumindo o mínimo de riscos e fazendo muitos seguros. Esse sentimento de que sua fonte de segurança é instável e não confiável pode ser visto até mesmo na esfera dos relacionamentos. Calcarea fluorica sente que seus relacionamentos não são estáveis e teme que o relacionamento do qual é dependente (Calcarea) seja rompido (Flúor); conseqüentemente, ele sente a necessidade de ser independente. Eu observei que as pessoas de Calcarea fluorica são bastante independentes, indivíduos fortes e, embora tenham muitos amigos e contatos com muitas pessoas (assim se protegendo contra calamidades), elas dependem de si mesmas. Eles se tornam autossuficientes pela diligência e garantem uma base sólida para si mesmos financeiramente. Mas eles sempre temem que essa segurança que construíram para si mesmos esteja sendo corroída e que uma calamidade os deixe quebrado financeiramente. São pessoas trabalhadoras, bastante decididas, firmes e fortes. Eles parecem muito resistentes podem suportar muito. Eles são bastante organizados, suas anotações são muito sistemáticas, sendo o assunto organizado por pontos, completo com descrições numéricas exatas. Além disso, eles teriam utilizado um espaço mínimo de papel e qualquer papel extra teria sido cortado. Eles cuidam bem de suas propriedades e posses, mantêm sua saúde e trabalho bem. Calcarea fluorica tende a desenvolver problemas onde lentamente perde o uso de alguma parte do corpo, como por exemplo catarata, osteoartrite. Eles estão constantemente calculando o que farão se perderem completamente o uso dessa parte. Têm regularidade no tratamento e, mesmo quando não apresentam nenhum problema, continuam o tratamento como “medida de segurança”. O sonho mais importante de Calcarea fluorica é o da morte de seus parentes. Esse sonho reflete o tremendo medo de que a pessoa de quem ele depende possa deixá-lo. No entanto, se o parente (no sonho) for uma pessoa de quem recebe amor e carinho e não dinheiro ou proteção, o remédio provavelmente será um sal de magnésio. Calcarea fluorica também sonha com esforços, por exemplo, perder o trem. Quando todos os esforços para se proteger financeiramente ou em um relacionamento falham, Calcarea fluorica torna-se totalmente irresoluto, sentindo-se muito vulnerável e desamparado; ele pode entrar em depressão mental e tornar-se insolvente – um estado de abandono.
Caso clínico:
Paciente com carcinoma de mama ulcerado que não contou à família. Foi administrado calcarea fluorica e está passando muito bem. Está suportando a dor sem demonstrá-la.
Físico:
Arcus Senilis. Calvície precoce. Rachaduras nos pés.
Pele:
Transparente (através da qual as veias podem ser vistas). Varizes abaixo da pele. Rachaduras no meio da língua que são horizontais. Cárie precoce dos dentes.
Unhas duras. Desejo de alimentos picantes e altamente temperados. Dores amel. calor e movimento constante (Rhus toxicodendron). Eles desenvolvem patologia lenta, crônica e progressiva: endurecimentos, exostoses, condições como espondilose cervical, osteoartrite, esporão calcâneo, hipertensão, cardiopatia isquêmica, catarata, varizes, hemorróidas, tumores ósseos; alguns tipos de carcinomas também são vistos em Calcarea fluorica.
Rubricas:
• Ansiedade,sobre futuro, .
• Ansiedade, sobre importancia do dinheiro .
• Avareza.
• Ilusão, ele é coitado, .
• Delírio, quer, ele virá.
• Medo, de infortúnio, .
• Medo, de pobreza, .
• Medo, de trabalho diário.
Nilo Cairo
Calcária fluorica
(Fluoreto de cálcio)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Calcium fluoricum e Fluorit. “Convém às moléstias assestadas na substância que forma a superfície do osso, do tecido dos dentes e as fibras elásticas, seja da pele, do tecido conjuntivo ou das paredes vasculares, etc. Tais são os estados mórbidos devido ao relaxamento das fibras elásticas, inclusive a dilatação dos vasos sanguíneos, hematomas arteriais ou venosos, hemorróidas, varizes e veias dilatadas, glândulas endurecidas como pedra. Má nutrição dos ossos, especialmente dos dentes; fistulas dentárias. Exostoses traumáticas. Ventre frouxo. Deslocamentos uterinos, etc. Endurações”. (DR. W. BOERICKE). Osteossarcoma. Hematomas dos recém-nascidos. Assimetria facial. Dentes mal implantados. Endocardite crônica.
Um bom remédio do lumbago — (30.ª). Catarata. Ragádias. Queratite flictenular escrofulosa. Quistos palpebrais subcutâneos. Cera endurecida nos ouvidos. Esclerase da caixa. Otorréia da orelha média. Varicosidades na garganta. Constipação de ventre acompanhada de hemorróidas internas e dores renais. Tísica pulmonar no terceiro período (cavernas), com muita expectoração purulenta — excelente medicamento.
Sífilis congênita, em ulcerações da boca e da garganta e cárie dos ossos. Lumbago que melhora pelo movimento, após insucesso de Rhus. Nódulos duros do seio. Um dos primeiros remédios em que se deve pensar. Facilidade para luxações ósseas.
Engrossamento raquítico do fémur nas crianças.
Ponto de Weihe:
Linha média entre as linhas axilar mediana e posterior, no 3.° espaço intercostal esquerdo.
Remédios que lhe seguem bem:
Calc. phosph., Nat. muriat., Phosphori acid. e Silicea.
Dose:
3.ªx à 30.ª, 100.ª, 200.ª e 1.000.a.
Dose:
D3, D6 e D12 coloidais, em tabletes e injeções.
Jan Scholten (Resenha)
Calcarea fluorica
Autor: Jan Scholten
Obra: Homeopathy and Minerals
Introdução: O medo da pobreza é o principal sintoma. Sankaran diz que é o remédio para quem têm medo de perder todo o seu dinheiro em épocas de recessão.
A análise de grupo da uma compreensão mais extensa do tema.
Têm medo de que os outros não os achem glamorosos ou sem stattus social. Querem um emprego que lhes permitam brilhar e apresentar uma imagem glamorosa ao mundo. Mesmo assim, temem serem desqualificados pela opinião dos outros. Perguntam-se sem possuem dinheiro, brilho e glamour suficientes.
São inseguros e têm muita dificuldade para tomar decisões. São muito sensíveis à crítica, especialmente quando pensam que eles não valem nada, que não tem merecimento e não devem ser levados e conta.
O medo também se manitesta em outras esferas relacionadas com o glamour.
A primeira é a esfera do trabalho e da posição social. Costumam ter um emprego com bastante destaque social. Parecem bastante glamorosos,e são sexualmente atraentes. Poderão atrair um parceiro igualmente charmoso e apresentável na sociedade.
Um terceiro ponto se refere à questão do dinheiro. Com muito dinheiro pode-se mostrar que se tem algum valor.Alguém com muito dinheiro pode fazer parte do jet set. Pode comprar carros e roupas brilhantes. Coisas para impressionar às outras pessoas.
Ilusão: 0 medo de que os outros não os achem glamorosos o bastante. São muito inseguros a respeito de si mesmos, especialmente quanto ao seu status social. Particularmente, no sentido de “Será que os outros vão me levar em conta? eles me enxergam?”.
Têm medo de que os outros pensem que eles não contam, que não são suficientemente atraentes ou rios. Sentem-se inferiores aos outros que têm uma educação melhor, um emprego melhor, uma esposa mais bela, etc.
Esta insegurança e o medo da opinião dos outros podem ter diversos resultados.
Primeiro, eles podem se retrair e para aparentar que não se importam com a opinião dos outros. Inclusive, podem começar a evitar todo contato.
Segundo, o medo pode se expressar no temor de perder aquelas coisas que lhes permitem brilhar, Em especial, o medo de perder o seu dinheiro, porque é o meio para adquirir as roupas bonitas, joias e carros.
Terceiro, podem ter medo de perder a sua aparência espetacular. Isso é algo que o dinheiro não pode comprar, embora as cirurgias plásticas possam ajudá-los a manter à sua aparência. À sua aparência é muito importante para eles, lhes faz sentir que pertencem à elite e, mais ainda, que podem se exibir. Como aquelas crianças que precisam ter tênis Nike, porque senão ninguém as leva em consideração na escola. Ou os homens que precisam ter uma loira estonteante de pernas longas como parceira, caso contrário sentem que não podem aparecer em público.
Calcarea fluorica
Autor: Boericke
Livro: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
Este remédio é um poderoso tratamento para tecidos endurecidos, glândulas duras e pedregosas, veias varicosas e dilatadas, e desnutrição óssea. É eficaz no tratamento de nódulos duros no peito feminino e bócio. Também é indicado para sífilis hereditária congênita, induração ameaçando supuração, e algumas formas de catarata. A sífilis congênita pode se manifestar em ulceração da boca e garganta, cáries e necrose com dores chatas e calor nas partes afetadas. Útil em arteriosclerose e como prevenção para apoplexia, além de ser indicado para a tuberculose e na redução da tendência a aderências após cirurgias.
Mente
O paciente pode apresentar grande depressão e medos infundados relacionados à ruína financeira.
Cabeça
Há uma sensação de rangido na cabeça e tumores sanguíneos em recém-nascidos. Excrescências duras podem aparecer no couro cabeludo, assim como úlceras com bordas calosas e duras.
Olhos
Cintilações e faíscas diante dos olhos, manchas na córnea, conjuntivite e catarata. Pode também haver ceratite flictênula estrumosa e cistos subcutâneos nas pálpebras.
Ouvidos
Depósitos calcários no tímpano, esclerose dos ossículos e na porção petrosa do osso temporal, levando a surdez, zumbido e rugido. Pode ocorrer supuração crônica do ouvido médio.
Nariz
Frio na cabeça e resfriado abafado. Coriza seca e ozaena, com secreção nasal espessa, esverdeada, irregular e de cheiro ofensivo. Também pode haver rinite atrófica, com crostas proeminentes.
Face
Inchaço intenso nas bochechas, com dor ou dor de dente. Também pode ocorrer inchaço no maxilar.
Boca
Furúnculos nas gengivas com inchaço duro na mandíbula. A língua pode aparecer rachada, com ou sem dor, e pode endurecer após inflamação. Frouxidão anormal dos dentes, com ou sem dor, podendo fazer os dentes ficarem soltos nas cavidades. Dor de dente intensificada ao toque de qualquer alimento.
Garganta
Dor de garganta folicular, com tampões de muco formando-se nas criptas das amígdalas. Dor e queimação na garganta, que melhora com bebidas quentes, mas piora com bebidas frias. Hipertrofia da amígdala de Luschka e úvula relaxada com cócegas referidas à laringe.
Estômago
Vômito em bebês e vómito de alimentos não digeridos. Soluço e flatulência. Fraqueza e perda de apetite, com náusea e angústia após comer, especialmente em crianças que estão sobrecarregadas com estudos. Indigestão aguda por fadiga e muita flatulência.
Fezes e Ânus
Diarreia em indivíduos com gota. Coceira no ânus e fissura dolorida perto da extremidade inferior do intestino. Hemorróidas sangrando, com coceira no ânus como se fosse por oxiúros. Hemorróidas internas ou cegas, com dor nas costas, geralmente abaixo do sacro, e constipação. Muitas vezes há gás no intestino inferior, piorando na gravidez.
Macho
Pode ocorrer hidrocele e endurecimento dos testículos.
Respiratório
Rouquidão, croup e tosse com expectoração de pequenos pedaços de muco amarelo. A tosse pode ser espasmódica, com sensação de cócegas e irritação ao deitar. Também ajuda a remover depósitos de miomas ao redor do endocárdio e a restaurar a estrutura endocárdica normal.
Órgãos Circulatórios
É o principal remédio para tumores vasculares, com vasos sanguíneos dilatados, e para veias varicosas ou dilatadas. Também é útil para aneurismas e doenças valvulares, especialmente quando as toxinas tuberculosas afetam o coração e os vasos sanguíneos.
Voltar
Dor crônica nas costas, particularmente lumbago, que piora ao começar a se mover, mas melhora ao continuar se movendo. Também é indicado para tumores ósseos e alargamento raquítico do fêmur em bebês. Pode ocorrer dor na parte inferior das costas com sensação de queimação.
Extremidades
Gânglios ou tumores encistados na parte posterior do pulso, aumentos gotosos nas articulações dos dedos e exostoses nos dedos. Também pode causar sinovite crônica na articulação do joelho.
Dormir
Sonhos vívidos, com sensação de perigo iminente. O sono é pouco revigorante.
Pele
Brancura acentuada da pele, com tecido cicatricial e aderências após operações. Pode ocorrer rachaduras e fissuras nas palmas das mãos ou pele dura, bem como fissura no ânus. Supurações com bordas calosas e duras, e úlceras indolentes e fistulosas, secrecionando pus espesso e amarelo. Ocorrem nós, caroços e glândulas endurecidas no peito feminino. Também há inchaços ou aumentos indurados nas fáscias e ligamentos capsulares das articulações ou nos tendões, com indurações de dureza pétrea.
Modalidades
Piora com o repouso e mudanças de clima. Melhora com calor e aplicações mornas.
Relação
Compare com CON., LAPIS, BARYT. MUR., HECLA, RHUS, CACODYLATE OF SODA (tumores), CALCAR. STUPH-STIBIATA (atua como hemostático e absortivo em miomas uterinos), e MANGIFERA INDICA (veias varicosas).
Dose
Terceira à décima segunda trituração. É um remédio “crônico”, que necessita de algum tempo para manifestar seus efeitos, e não deve ser repetido com muita frequência.
Referência Bibliografica
VITHOULKAS, George. Calcarea fluorica. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/calcarea-fluorica-boericke/