Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Collinsonia canadensis

Collinsonia canadensis

Casali

Collinsonia canadensis

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com a planta “Labiada do Canadá”, “Raiz de Pedra”, família Labiatae.

Palavra chave:
Constrição nos orifícios.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Congestão das veias: porta e pélvica causando obstipação e hemorroidas. Eretismo do coração com dores. Muco na faringe e nas narinas.

Sinais De Exaltação
Sensações: 
Constrição (ânus, intestino reto), peso (na fronte, no ânus), queimadura ou picada (no ânus/nas hemorroidas), espinhamentos e queimação (no intestino reto), inchaço (na face, nos membros e na vulva), frio na coxa após o ciclo menstrual.

Sinais Gerais:
Atonia das fibras musculares. Língua com camada amarela. Gosto amargo. Fezes secas. Dismenorreia. Inchaço com vermelhão na genitália.

Sinais Físicos:
Prisão de ventre (principalmente na mulher). Pressão arterial alterada. Catarro (narinas, estômago, faringe). Dor de cabeça na fronte. Hemorroidas: sangrantes dolorosas. Alterna: prisão de ventre com diarreia. Prurido no ânus e na vulva. Prolapso do útero. Tosse. Rouquidão. Coração com palpitação (quando melhora, agrava com as hemorroidas ou a menstruação). Dor no peito alterna com dor nas hemorroidas. Coração com opressão e fraqueza.

Generalidades
Agrava:
Com a mínima emoção ou excitação, com frio.

Melhora: 
Com calor.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Congestão Intestinal – Acumulação de fezes que se tornam grossas, com muco, duras e de difícil evacuação, com flatulência (pode alternar com diarreia). Após defecar tem sensação de peso no ânus.
B) Hemorroidas – Dores. Inchação crônica. Com dores (tipoqueimada ou picada). Sangramento ou não (agravação à noite/deitado). Agravação na gravidez.
C) Distúrbios Gerais – Constrição nos orifícios do corpo (nas mulheres principalmente). Coração com palpitações. Voz rouca por falar demais (12CH). Dor na laringe por abuso do falar. Retite. Preventivo antes de cirurgia do intestino reto.

Antídoto:
Nux vomica.

Atenção:
Hemorroidas das crianças. Nos distúrbios femininos (hemorroidas, prisão de ventre, inchaço na genitália). Rouquidão.

Homeopatias Sucessoras:
Aloe vera, Aesculus, Conium.

Dinamizações:
1CH a 6CH. Mais altas nos quadros com distúrbios cardíacos.

Outras Denominações:
C. decussata, C. socorina.

Collinsonia canadensis

Autor: Sr Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Este remédio produz congestão nos órgãos pélvicos esp. ânus, reto e útero; resultando em hemorróidas e constipação esp. em fêmeas. É útil em afecções por hemorróidas ou alternadas com hemorróidas esp. coração. 
A congestão no sistema portal causa catarro crônico nasal, gástrico e faríngeo. Constipação de crianças por atonia intestinal. Sensações de constrição e sensação de aumento são sentidas em várias partes e órgãos do corpo, membros, vulva, clitóris, etc. Hidropisia por doença cardíaca.

Piora:
Pilhas; durante ou suprimido. Noite; Gravidez. Frio. Excitação.

Melhora:
Aquecer. Manhã.

Mente:
Sombrio.

Cabeça:
Dor de cabeça frontal incômoda, com constipação ou hemorróidas ou de descarga hemorroidária suprimida.

Boca:
Língua amarela, com sabor amargo.

Garganta:
Dor de garganta do alto-falante.

Abdome:
Sofrimento maçante na região do fígado. Forte dor de escavação na pelve. Diarréia; acre, destruindo o cabelo. Fezes; cor clara, irregular, com esforço duro. 
Muco ou fezes pretas. Constipação ou pilhas de gravidez. Reto; dói, queima, parece seco e cheio de paus ou areia; com dor cardíaca. Pilhas; sangramento; crônica; alternando com sintomas cardíacos, torácicos ou reumáticos. Prolapsus ani. Coceira no ânus. Constipação e diarreia alternadas. Diarréia crônica de crianças. Diarréia, após o parto. Constipação obstinada, com hemorróidas, fezes duras.

Macho:
Varicocele; com sintomas retais.

Fêmea:
Prolapso do útero; com hemorróidas. Coceira na vulva; com pilhas; durante a gravidez. Sensação de inchaço dos lábios e clitóris; Dismenorreia; com pilhas, membranoso. Sensação de frio nas coxas, após a menstruação.

Órgãos respiratórios:
Tosse pelo uso excessivo da voz. Cuspir sangue após a supressão de hemorróidas. Dores no peito alternando com hemorróidas.

Coração:
Palpitação; em assuntos de pilha. Depois que os sintomas cardíacos são aliviados, as hemorróidas ou a menstruação retornam.

Extremidades:
Sensação como se os membros estivessem aumentados. Os membros inferiores parecem não pertencer a ele.

Febre:
Flushes de cura; com respiração opressiva; com pilhas.

Relacionado
Lycops, Nux-v, Sulph.

Collinsonia canadensis

(Collinsonia do Canadá)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sínonímia:
Collinsonia decussata e Collinsonia socorina. Pertence às Labiatae. Um remédio das mulheres. Rouquidão por abuso da voz, nos oradores, pregadores, etc. Alternância de prisão de ventre e diarreia. Uma acentuada sensação de constrição em qualquer ou em todos os orifícios do corpo é uma indicação característica para este medicamento. Especialmente útil em obstinada prisão de ventre e grande flatulência, acompanhadas de hemorróidas salientes e sangrentas, com perturbações do coração, palpitações, opressão, dispneia, descolamento do útero; durante a gravidez. Um excelente remédio das hemorróidas com prisão de ventre que acompanham a gravidez; e da ovaralgia. Hemorróidas datando da gravidez ou do parto. Retite. Hemorróidas, com alternações de prisão de ventre e diarreia, e muita flatulência BUST recomenda a T. M. Prisão de ventre das crianças por inércia dos intestinos. Tem curado cólicas depois que Colocynthis falhou. Tosse por excessivo uso da voz. De especial valor, quando dado antes de operações cirúrgicas do reto. Todos os sintomas se agravam pela mais leve emoção ou excitação. Tônico cardíaco (30.ª e 200.ª); palpitações por supressão do fluxo hemorroidário.

Remédios que lhe seguem bem:
Aloe., Aesculus e Conium.

Antídotos:
Nux.

Duração:
30 dias.

Dose:
Tint.-mãe à 3.ª.

logo-naturoergos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos