Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Rumex crispus

Rumex crispus

Casali

Rumex crispus

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com a planta “paciência selvagem”, “labaça amarela” ou “rumex crespo”, família Polygonaceae.

Palavra chave:
Tosse, prurido. Irritações em animais.

Tropismo Homeopático:
Brônquios, traqueia, laringe, narinas.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Mucosa do estômago, do intestino e das vias respiratórias irritadas, com tosse espasmódica. Pele irritada com prurido, com urticária ou vesículas. Dores no tórax.

Sinais De Exaltação
Sensações:
Bola na laringe descendo ao deglutir, laringe arranhada, cabeça estourando, clavículas arranhadas, língua irritada, queimadura na língua, secura na faringe.

Generalidades
Lateralidade:
Esquerda.
Agrava:
Ao anoitecer, aspirando ar frio, ao despir.
Melhora:
Em repouso.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Mucosa
A.1) Laringe e Traqueia (4 a 9CH)
– Sensibilidade ao ar frio, irritação na mucosa que piora com a tosse seca dolorosa esgotante, melhorando ao proteger o pescoço com agasalho, ficando calado. Geralmente a tosse aumenta às 23 h e depois entre 2 e 5 h. Pode haver micção involuntária, dores no pulmão esquerdo (tipo alfinetada) e no mamilo.
A.2) Faringe e Narinas (4 ou 5CH)
– Sensibilidade ao frio, resfriados frequentes, narinas/garganta com irritação, coriza com muco amarelo, espirros frequentes, garganta com catarro, piorando se o pescoço fica desprotegido. Após a secura da faringe/narinas vem a coriza que piora à tardinha/noite.
A.3) Mucosa do Estômago e do Intestino (5 ou 6CH)
– Irritação do intestino, diarreia de madrugada, sem dores, com gases de mau odor e com tosse seca. Irritação do estômago com dores que pioram ao falar/andar, com gases, com desejo de alimentos quentes, com dores expandidas até o tórax, podendo a irritação atingir a língua e provocar queimação.
B) Pele (5 ou 6CH)
– Irritação com prurido (sem erupções), tipo urticária, ou com vesículas após expor-se ao ar frio. Prurido provocado pela ingestão de carne.
C) Distúrbios Diversos
– Tosse seca em quadros de diarreia. Catarro nas vias respiratórias. Resfriados frequentes (7 a 12CH).
– Laringite, urticária, diarreia que piora de madrugada (3D a 5CH).
– Coceira na pele ao tirar a roupa (principalmente à noite).
– Sintomas de alergia a carne, provocando azia e coceira no corpo (12CH a 30CH).

Quadros Animais:
Laringe e traqueia com irritação. Agravamento com frio. Coceiras por comer carne crua. Diarreias bem cedo pela manhã. Coceiras por frio. 2D, 3D, 1CH, 3CH.
Atenção:
Mucosa ou pele com irritação. Alergia. Usuários do cachecol no pescoço.

Antídotos:
Camphora, Belladona, Hyoscyamus, Lachesis, Phosphorus.

Homeopatia sucessora:
Calcarea carbonica.

Dinamizações:
3D a 30CH.

Outra denominação:
Rumex.

Proximidades:
Causticum, Sulphur, Belladona.

Rumex crispus

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Afeta os nervos, causando dores numerosas e variadas; nem fixo nem constante em qualquer lugar; dores agudas; neuralgias. As membranas mucosas da laringe, traqueia, intestinos e BOCA DA GARGANTA são afetadas, produzindo ressecamento e sensibilidade. Atua nas articulações, esp. tornozelos; pele, lado esquerdo; peito. As secreções mucosas diminuem causando viscosidade, com queimação. Obesidade. Linfáticos aumentados e secreções pervertidas. Todo resfriado afeta as articulações.

Piora:
AR FRIO; INALAÇÃO; ar livre; mudar; quente a frio; frio para aquecer. Descobrindo. Noite. Pressão; na traquéia. Conversando. Respiração profunda ou respiração irregular. Movimento. Comendo; depois das refeições.

Melhora:
Cobrindo a boca. Empacotando.

Mente:
Espírito baixo; com expressão séria do rosto. Indiferente sobre seu entorno.

Cabeça:
Pontadas,dor aguda no lado esquerdo.

Olhos:
Queimar; dentro de casa; inchado na manhã

Nariz:
Sensação de secura nas narinas posteriores. Ataques de espirros; coriza fluente. Coceira que se estende desde o final do nariz até a faringe.

Face:
Encharcado. Pálido, em pé.

Boca:
Dor de dente totalmente melhor depois do jantar; enxaguar a boca com água fria.

Garganta:
Refluxo com mal-halito,muito muco tenaz. A garganta parece oca. A protuberância não melhora com o falcão, desce e sobe novamente depois de engolir.

Estômago:
Apetite voraz. Como de uma substância dura na boca do estômago. Dor na mama esquerda após as refeições. Falar piora os sintomas estomacais. Gastralgia; doendo nas costas, obrigado a respirar profundamente. Dor intensa e sufocante no epigástrio, nas costas; as roupas parecem apertadas. Comer carne causa eructação e prurido. Náusea melhor por eructações.

Abdome:
Rastejando perto do umbigo melhor pela descarga de flatos ofensivos. Fezes; repentino; profusa; falta; sem dor; preto, marrom, ou ralo e aguado, levando-o para fora da cama; pela manhã (5 às 9h); na tísica, depois do catarro. Coceira no ânus com sensação de palito no reto. Flatulência irritante e estrondosa; em mulheres.

Urinário:
Desejo repentino; involuntária com tosse.

Fêmea:
Dor ovário direito nas costas.

Respiratório:
CADA RESPIRAÇÃO DE AR FRIO CAUSA CÓCEGAS, como de uma pena ou poeira na BOCA DA GARGANTA E TOSSE CONTÍNUA melhor fechando ou cobrindo a boca ou cabeça, pior tocando a fossa da garganta; deitado do lado esquerdo. Tosse provocante seca impedindo o sono. Profusa expectoração espumosa e fina. A expectoração vem aos bocados. Dispnéia ao se deitar. Asfixia sufocante. Respiração pior no vento. Tosse provocada por vestiários, pela mudança de frio para quente e quente para frio. Dor, crueza ou queimação sob a clavícula, como se o ar penetrasse lá pior pigarro. Dor; sob o esterno; sob o mamilo direito. Dor em queimação no peito esquerdo perto do coração, pior respiração profunda. Tosse latindo. A tosse ocorre regularmente às 13h, 2h e 5h; crianças. Tosse apenas durante o dia. Tosse pior durante o início da gravidez pode causar aborto espontâneo. Dor clavicular pior Hawking.

Coração:
Sente como se tivesse parado de repente, seguido por um forte latejar no peito.

Voltar:
Dor sob as escápulas; certo.

Extremidades:
Dor no ombro esquerdo ao tossir, ao levantar os braços. Mãos frias ao tossir. Cãibras espasmódicas nos tornozelos e pés.

Pele:
Coceira intensa piora dos membros inferiores; pior exposição ao ar frio ou despir-se. Acne vulgar nas costas.

Dormir:
Sonolência repentina.

Febre:
Suor ao acordar de um sono profundo.

Relacionado:
Causto; Seneg.

Rumex crispus

(Labaça amarela)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra: Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Rumex. Pertence às Polygonacese.
Tosse seca com coceira na garganta, rouquidão, agravadas pelo ar frio; cobre a cabeça com a colcha pura fazer ar quente e melhorar a tosse, é a principal indicação deste remédio. Laringiíe. Prurido agravado pelo ar frio melhorado pelo calor. Não pode comer carne, pois causa azia e coceira pelo co oceira intensa pelo corpo ao despir-se à noite, para deitar-se. Urticária. Icterícia depois de um excesso de bebida alcoólica. Diarreia escura, líquida, pior pela manhã. Bom remérHo na diarreia da tuberculose avançada.

Ponto de Weihe:
Linha axilar posterior, 7.° espaço intercostal, lado esquerdo.

Antídotos:
Camph., Bellad., Hyosc., Lachtsis e Phosph.

Remédios que lhe seguem bem:
Calc.

Dose:
3.ªx à 30.ª.

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos