Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Calcarea sulphurica

Calcarea sulphurica

Casali

Calcarea sulphurica

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com sulfato de cálcio (gesso).

Palavras chave:
Pé quente. Mão fria. Insegurança. Ciúme. Abcessos em animais.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Inflamação com supuração na pele e na mucosa.

Sinais de Exaltação:
Sensação de prurido calorento na palma dos pés.

Sinais Físicos:
Muco amarelado liberado em pedaços. Olhos inflamados com secreções amarelas. Visão embaçada. Surdez. Ouvido com espinhas ao redor. Secreção amarela nas narinas. Espinhas no rosto. Gosto de sabão. Supuração nas amídalas. 
Dor no fígado com fraqueza. Diarreia com pus e sangue. Abcessos no ânus com fístula. Tosse com expectoração de pus amarelo. Palma do pé com queimação. Distúrbios na pele, úlceras geram pus e exsudações bolsas diminutas no couro cabeludo que sangram ao coçar. Eczemas. Tumor na bexiga. Fibroma. Glândulas inchadas.

Generalidades
Agrava:
As supurações com ambiente quente, umidade e ar em movimento.

Perfil (Criança):
Magra, com supurações, mão fria/pé quente, medrosa, ansiosa, teimosa, ciumenta. Inseguras, impressionáveis, medo de abandono. Não gostam de solidão. Falam pouco. Medo de dormirem sozinhas. Tumores e fibromas que supuram.

Indicações:
Quadros Comuns
Pele e mucosa:
Inflamações das mucosas e da pele. Lesões cutâneas com pouca sensibilidade ao toque. Crostas amarelas, adenites sensíveis ao toque.

Fígado:
Insuficiência hepática. Distúrbios hepáticos, com língua amarelada e dor no fígado.

Quadros Específicos:
Supurações da pele. Abcessos abertos ou fechados na pele (qualquer parte do corpo). Abcesso perto do ânus, impetigo supurante, acne com pus, bronquite crônica, dilatação dos brônquios, abcesso do pulmão. Adenites. 
Inflamação dos olhos com corrimento amarelo. Fístulas anais. Espinhas no rosto. Eczemas com crostas amarelas. Abcessos de dentes. Lúpus. Corrimentos amarelos e viscosos.

Quadros Animais:
Abcessos (6D).

Atenção:
À noite só vê metade dos objetos. É recomendado tomar após Silicea.

Dinamizações:
6D e 12D (coloidais).3CH, 12CH, 60CH, 100CH, 200CH.

Outras Denominações:
Calcium sulphuricum

Nos Quadros De Lúpus: 
aliviar com 2CH, não suprimir (causa óbito). Promover supuração (desconfortável porém salvado

Calcarea sulphurica

Autor: Dr. S.R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
É o remédio CONNECTIVE TISSUE do Dr. Schussler. Afeta glândulas, membranas mucosas, ossos e pele Inchaços glandulares torcidos. Tumores císticos. Miomas.
A tendência à supuração, depois que o pus encontra sua saída, está dentro do alcance deste remédio. Pus; é grosso, amarelo, irregular, sangrento. 
Descargas de muco; são amarelos; grosso e irregular. Abscessos recorrentes. Úlceras; maligno, corneano, profundo. Fístula. As dores são cortantes. Pobre reação. Lactentes; com coriza sanguinolenta, diarreia ou eczema. Queimaduras escaldaduras após o início da supuração. Crescimento maligno após o início da ulceração. 

Melhora:
Ar livre. Tomando banho. Comendo. Calor (local). Descobrindo.

Piora:
Rascunhos; Tocar; Frio; molhado. Calor do quarto.

Mente:
Apressado. Despreza aqueles que não concordam com ele. Resmungando, que seu valor não é compreendido pelos outros. Senta-se e medita sobre o infortúnio imaginário.

Cabeça:
Escaldar a cabeça das crianças, com corrimento amarelo purulento.

Olhos:
Conjuntivite, com descarga de substância amarela espessa. Tarsos vermelhos e com coceira.

Ouvidos:
Fluir cera escura. Espinhas ao redor da orelha. Otite após um tapa.

Nariz:
Coriza sanguinolenta; bebês. Espirrando melhor ao ar livre.

Face:
Espinhas e pústulas no rosto.

Boca:
Língua flácida. Saboreie com sabão.

Abdome:
Diarréia; de crianças, com descarga de pus ou pus sanguinolento. Bancos, revestidos a branco. Abscesso doloroso sobre o ânus, em casos de fístula. Diarréia, após açúcar de bordo.

Órgãos urinários:
Pielite. Nefrite crônica.

Fêmea:
Leucorréia branca espessa. Dor cortante no ovário(direito). Menstruação; tarde, longa duração.

Órgãos respiratórios:
Garupa sufocante. Empiema.

Extremidades:
Suor do pé sujo, frio. Queimação, coceira nas solas.

Pele:
Pouco saudável; cortes, feridas etc. não cicatrizariam. Eczema seco pior em lactentes.

Dormir:
Começa do sono, como se quisesse ar.

Febre:
Febre agitada causada pela formação de pus. Avesso a cobertores, quando frio. Calor seco à noite. Fácil sudorese pior tosse.

Relacionado:
Hepatite, Silicea

Calcarea sulphurica

Autor: Rajan Sankaran

Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas

Informações gerais: 
O sulfato de cálcio é comumente conhecido como gesso. Mais conhecido como gesso de Paris, do qual são feitos os moldes de gesso usados para imobilizar um membro fraturado, para ajudar na cicatrização, proporcionando estabilidade. Feito dos elementos Cálcio (Grupo II A) e Enxofre (um não metal, calcogênio, e elemento do 3.o.período)

Sensação: 
Além da necessidade de estabilidade da Calcarea, oSulphur introduz um elemento de ego e valorização do sal. Daí o principal sentimento de Calcarea sulphurica é que ele não é apreciado no local de segurança, por exemplo, por seus pais. Assim, a pessoa Calcarea sulphurica está constantemente tentando fazer coisas que lhe renderão apreço. Há um sentimento constante de não ser apreciado ou valorizado, de ser rebaixado e reprimido no lugar de segurança. Embora o paciente se sinta reprimido, ele não pode reagir com a raiva ou a indiferença de Sulphur, pois depende dessas pessoas para sua segurança. O máximo que pode fazer é reclamar e brigar: “Lamentando que não é apreciado” ou “Briguento”. Por outro lado, a pessoa Calcarea sulphurica pode tentar fazer tudo de maneira que os outros apreciem e valorizem seu trabalho, suas maneiras, sua aparência etc. 
A situação é a de uma pessoa que não é apreciada, que sente que outra é mais; então fica com ciúmes e lamenta. Mostra uma situação de dependência: ele não se separa e vai embora, mas é dependente e tem medo de ir embora. Então temos: “Timidez”, “Medo à noite”, “Medo do escuro”. São filhos que vêm os pais elogiando outras crianças que não eles. Então ele lamenta apaixonadamente para que eles percebam como ele se sente. Ainda não aprendeu a lutar sozinho, não pode ser independente. Se alguém diz inverdades sobre o que ele fala ou sente, desenvolve-se ódio por essa pessoa: “Ódio por pessoas que não concordam com ele”. Assim, ele pode ser obstinado, briguento e também malicioso. Calcarea sulphurica pode ser a filha mais nova de uma família onde a mais velha, por ser mais bonita ou outro motivo qualquer que denota superioridade, recebe mais atenção, melhores roupas e jóias, e se casa primeiro. Então, a mais nova tenta dizer a todos que não está sendo tratada com justiça, mas ninguém a ouve. Dizem que ela está apenas imaginando coisas e ela desenvolve ódio por elas. Quando eles não a ouvem, ela se sente triste, mentalmente deprimida e, às vezes, não faz nada além de sentar-se em silêncio e meditar. Há um sentimento de descontentamento, irritabilidade e desespero. Em minha experiência, uma história de rivalidade entre irmãos é quase invariavelmente obtida na pessoa Calcarea sulphurica.

Físico: 
Tendência a furúnculos e supuração com pus amarelado. Desejo de frutas e chá. Paciente quente; desejo de banho frio; crianças que gostam de brincar na água ou que não saem de uma piscina. Rachaduras nos pés em tempo frio. 
Tendência a infecções fúngicas como tinea e outros problemas de pele como eczema.

Rubricas:
• Medo, escuro.
• Pessoas com ódio, que não concordam com ele .
• Ciúmes.
• Lamentando, porque ele não é apreciado.
• Obstinado.
• Senta,e medita .
• Deseja frutas.
• Pele: rachaduras no inverno.
• Aversão a pessoas que não concordam com ele.

Calcarea sulphurica

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia: 
Calcium sulphuricum. Remédios das supurações, a empregar depois de Silicea. A supuraçãocontinua, depois de aberto o foco purulento, apesar de terem, as partes infiltradas, descarregado seu conteúdo de pus, sob a influência de Silicea. Corrimentos amarelos, espessos e viscosos. Adenites tórpidas. Inflamação dos olhos com corrimento amarelo. A presença de pus emanando por um pequeno orifício é a indicação geral do remédio. Abscessos dolorosos em torno do ânus, em caso de fístula. Espinhas do rosto. Eczemas, com crostas amarelas. Coceira ardente na sola dos pés. HANSEN o aconselha no eczema seco das crianças. Piora pela umidade (contrário de HEPAR). Um remédio muito útil no abscesso dentário.

Dose:
3.ª à 5.ª. Diz o DR. W. E. LEONARD que a 12.ª fará abortar os panarícios e furúnculos. Usado no lúpus. Usa-se também 3.ª, 60.ª, 100.ª e 200.ª. D6 e D12 coloidais.

Calcarea sulphurica

Autor: Jan Scholten

Obra:  Homeopathy and Minerals

O Texto está modificado, diferente do original, mas com as  idéias mantidas.

Introdução: O que se ve é um quadro de crianças agressivas e ciumentas. Sankaran enxerga como sintoma-chave “lamenta-se porque não é apreciado”. Isso corresponde a sensação de que a criança não se sente apreciada. As outras crianças recebem mais amor e atenção. A reação a tal situação pode variar entre timidez, ciúmes e agressão.

  Experimentação homeopática: Um exemplo claro foi dado por um sonho, durante uma experimentação, conta o autor. No sonho, a experimentadora conta que: “Estava na casa de um conhecido em Haia para uma ocasião especial. Havia muitas pessoas, entre elas, uma mulher que chamou a minha atenção por seu teminho verde escuro, bem clássico e chique. Eu vestia algo que corresponde ao meu gosto e estava muito contente, algo marrom (uma cor quase conhaque). Era mais natural e, certamente, menos formal do que os trajes das outras pessoas presentes. No entanto, essa mulher vestida de verde levou todos os elogios e ninguém comentou sobre o meu vestido. Mais tarde, meu amigo me falou: Um conjunto verde, como o dela, também cairia muito bem em você. Eu considerei isso um insulto. Em outras palavras, “você não tem um aspecto tão bom assim e deveria seguir o exemplo dessa mulher”. Não falei nada e a cena se repetiu, desta vez com uma mulher vestida com um terno vermelho e preta; Seguiu-se a mesma situação, provocando a mesma reação. Meu sentimento principal, dessa vez, não era de inferioridade, mas quando as outras eram elogiadas, eu sentia “Mas eu estou tão ótima do jeito que eu sou”. Inicialmente, não estava muito zangada, mas depois dessa cena se repetir algumas vezes, pensei: Não vou vir aqui munca mais. Eles não me apreciam do jeito que eu sou e eu me recuso a mudar. Não vou andar por aí com um vestido chique porque não tem nada a ver comigo. Eu não pertenço a este lugar. Vou fingir que está tudo bem, mas para min, todos eles deixaram de existir”. 

  Nesse sonho, a necessidade de ser apreciado é óbvia. Ela tem um forte desejo de ser elogiada, especialmente pelo seu aspecto e vestimenta. 

  Há uma necessidade muito óbvia de ser apreciado em Calc-s. É um tipo muito específico de apreciação. Existe o anseio de amor e atenção. Ao lado disso, também o forte desejo de ser apreciado pelo aspecto exterior e pela vestimenta. 

  Em outro caso, Lassauw (1992, p.16) descreve um belo caso de Calc-s, que começa quando uma pequena menina diz: “Eu sou à criança mais bonita e mais charmosa”. Mais uma vez, temos aqui o desejo de amor e beleza.

  A situação original que corresponde a Calc-s é a da criança que não é apreciada. Dam (1992, p. 23) descreve um caso sobre um enteado. Aqui a desvantagem da criança é ainda mais clara. Uma criança Calc-s pode reagir na vida como se fosse uma enteada.

  Isso também pode acontecer quando nasce um irmão ou irmã. A criança mais velha se sente negligenciada, não mais amada e apreciada. A mãe presta mais atenção ao recém-nascido. Muitas crianças podem reagir com crises nessa situação, mas a criança Calc-s se fixa nesse estágio e não consegue ultrapassar. 

Tema: Ilusão de que os outros pensam que não é agradável e/ou bonito. Há um medo e uma ilusão de ser feio ou de que pensem que eles são feios. Há um grande desejo de que os julguem agradáveis e passíveis de amor. As crianças podem ficar o tempo todo perguntando à mãe: “Você me acha bonito?”A opinão dos outros é muito importante. Sentem-se muito inseguros de si mesmos e sobre a possibilidade de serem amados e de sua beleza. São extremamente sensíveis às criticas sobre à seu aspecto. 

Durante a puberdade, essa incerteza pode começar a desempenhar um papel importante, especialmente quando desenvolvem acne. Não se sentem mais  atraentes para os outros ou não são convidados para sair. 

Inclisive quando se casam, a incerteza permanece. Começam a pensar que não são mais amados, porque não são tão belos quanto eram e o ciúmes pode começar a emergir nesse momento. 

A reação a esse problema pode ser muito variada. À pessoa pode começar a seretrair ou a se tornar muito tímida. Outra maneira de reagir pode ser tornando-se muito doce e vaidoso, com risadinhas tolas, pedindo, assim amor e atenção. Nesse caso, são muito agradáveis e se relacionam bem com os outros. Adoram abraçar. 

Mas, o ciúmes pode prevalecer e levar à agressão. Na raiva, a criança pode arrancar o irmãozinho do colo da mãe. Esse quadro se assemelha muito aos de Lach, Hyosc e Mosch. 

 

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos