Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Cannabis indica

Cannabis indica

Phatak

Cannabis indica

Autor: Dr. S.R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
A Cannabis Indica é usada como intoxicante. Produz os efeitos mais marcantes na mente e nas emoções, que são exaltados intensamente, e em que concepções e percepções são exageradas ao máximo grau. O paciente experimenta as mais maravilhosas alucinações e imaginações; sente-se muito feliz e contente; ou às vezes as alucinações podem ser de terror e dor agonizantes. Senso de proporção; ou a noção de tempo e espaço é perdida. Mania de grandeza. Levitação. Alegria; riso incontrolável. Violência. Delirium tremens. Sente-se fraco e tudo deu em nada. Bócio exoftálmico. Catalepsia. Quando os singtomas irinários e de gonorréia aguda são mais marcantes Cann. sentado. deve ser usado em preferências para Cann. Ind. Sensação de gotejamento como se água quente fosse derramada sobre ele ou como se gotas de água fria estivessem caindo; na cabeça; do ânus, do coração encontrado em Cann. sentado. Paralisia, com formigamento da parte afetada.

Piora:
Urinar(Cann. sat.). Escuridão. Esforço. Conversando. Andando. Café. Licor. Tabaco. do as escadas (Cann. sat.).

Melhora:
Ar fresco. Água fria. Descansar.

Mente:
Loquacidade. Muito esquecido não consegue terminar a frase. O tempo parece muito longo. 
A distância parece imensa. Anseia por luz. Lectofobia; (Cantharis sentou-se) medo de ir para a cama. Ri imoderadamente, em comentários sérios ou em meras ninharias. Ri e chora. Em êxtase, celestial. Ouve vozes, sinos, música. Idéias fixas, extrema mobilidade psíquica. Acha que tudo é irreal. Clarividência. Quando ele fala, parece que outra pessoa está falando. Gemendo e chorando.

Cabeça:
Dor de cabeça violenta, com alucinações. Vertex parece abrir e fechar, pior ruído. A cabeça parece separada do corpo. Agitação involuntária da cabeça. Choques através do cérebro.

Olhos:
Olhar fixo. As letras correm juntas durante a leitura. Visão fraca. Vê objetos fora do campo visual. Opacidade da córnea (Cann. sat.).

Ouvidos:
Barulho como água fervendo.

Face:
A pele do rosto parece tensa. Abatido e preocupado. Lábios colados. Queixo puxado para o esterno.

Boca:
Ranger de dentes durante o sono. Saliva, branco, grosso, espumoso. Gagueira e gagueira. Cada artigo de comida é extremamente saboroso. Aversão à carne da qual ela gostava (Cann. sat.).

Abdome:
Como se algo vivo no abdome. Sensação no ânus como se estivesse sentado em uma bola. Pulsando aqui e ali.

Órgãos urinários:
Dor nos rins, enquanto ria. Deve se esforçar para urinar: tem que esperar algum tempo antes que a urina saia; pinga depois que o fluxo cessa. Irina queima pouca passada, gota a gota, com dor indo para trás (para a bexiga). Fase aguda da gonorreia uretra sensível, anda com as pernas afastadas (Cann. sat.). Cólica nefrítica. Carbúnculo irritável.

Macho:
Prepúcio inchado. O desejo sexual aumentou. Priapismo. Ereções sem pensamentos amorosos.

Fêmea:
Menstruação abundante, com cólica uterina violenta, com disúria. Desejo sexual aumentado em mulheres estéreis ou com dismenorréia. Ameaça de aborto devido a relações sexuais muito frequentes ou complicadas com gonorreia. (Cann. sat.). Leucorréia infantil (Cann. sat.).

Órgãos respiratórios:
Asma úmida. Dificuldade em respirar com palpitações melhor em pé (Cann. Sat.). Não é possível controlar a voz. Ataques sufocantes.

Coração:
A palpitação o acorda. Pulso lento. Sensação como se gotas estivessem caindo do coração (Cann. Sat.).

Pescoço e Costas:
Dor no ombro e na coluna, deve diminuir; não consegue andar ereto. Torcicolo, queixo puxado para o esterno.

Extremidades:
Dor nos membros pior respiração profunda. Paralisia total dos membros inferiores. Contração dos dedos, após entorse (Cann. Sat.). Sente-se muito exausto após uma curta caminhada. Como se garras de pássaros estivessem apertando os joelhos. Luxação da patela ao subir escadas (Cann. Sat.).

Dormir:
Sonhos; erótico, dos mortos. Sonolento, mas não consigo dormir.

Relacionado

Antídoto: 
Apis.

Cannabis indica

Autor: Rajan Sankaran

Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas

Informações gerais: 
É um remédio do reino vegetal e pertence ao grupo viciante de remédios “droga”. Como outros remédios vegetais, a Cannabis tem hipersensibilidade.

Miasma: 
A cannabis Indica é um remédio sicótico. Como em outros remédios sicóticos, vemos um disfarce para um sentimento de inadequação.

Sensação: 
Sensação de isolamento e outros sintomas comuns ao grupo de remédios “droga”. A fraqueza percebida é, na verdade, uma inadequação para enfrentar as ameaças, perigos e riscos domundo  exterior. A pessoa que usa Cannabis se sente despreparada para enfrentá-los diretamente e, portanto, observa o mundo dentro dos limites seguros de uma “gaiola de vidro”.

Mental/Emocional: 
Cannabis indica é aquela que fica trancada dentro de casa. Esta não é uma casa comum, mas um palácio.
Assim, embora ele esteja muito bem provido materialmente, ele é solitário. Há uma total falta de qualquer tipo de estímulo dentro dos limites desta casa, mas ele teme sair dela, pois sente que é arriscado fazê-lo. Então ele fica dentro desta casa, com medo dos perigos do lado de fora, e compensa a falta de estímulo  construindo fantasias e vendo as coisas de uma forma muito mais exagerada do que aparecem na realidade – seu senso de percepção torna-se exagerado. As cores parecem mais vivas, os sons mais doces, as distâncias são exageradas e a vida se torna extremamente pacífica e bela.
Mas por trás dessas fantasias agradáveis existem medos. A Cannabis indica nunca saiu de sua casa de vidro para o mundo exterior. Portanto, quando ele sai, é aterrorizante para ele, pois o mundo exterior é muito duro para ele, especialmente com sua sensibilidade e percepção aumentadas. Há medo de perigo ameaçador.
O interior o aborrece enquanto o exterior o apavora, por isso ele leva Cannabis para dentro de casa para se manter estimulado. A maconha é uma droga social, ou seja, é consumida em grupos. Sua ingestão remove qualquer sensação de isolamento que uma pessoa possa sentir. É a droga dos hippies, eles estão bem financeiramente, mas isolado, abandonado e entediado. Formam grupos e buscam estímulos na música, nas flores, nas cores vivas (costumam se vestir com cores bem vivas), na natureza, etc.
Gautama Buda, segundo Sankaran, é uma história de Cannabis indica. Ele era um príncipe que nunca tinha permissão para sair de seu palácio. Uma vez, vencido pelo tédio dentro do palácio, ele saiu para um passeio de carruagem em seu reino e viu primeiro um homem doente, depois um velho e, finalmente, um homem morto. Ele achou este mundo exterior muito cruel e duro. Ele percebeu o que tinha visto com muito mais sensibilidade do que uma pessoa normal, e não aguentou. Na Califórnia, a Cannabis é uma droga bastante popular e também é o lar de Hollywood, de vários programas de televisão e novelas. Na verdade, o próprio tema da televisão e do cinema é o tema da superestimulação sem risco. Dentro dos limites seguros de sua casa, sem qualquer tipo de risco, pode-se estimular assistindo televisão. E tudo – tanto a beleza quanto os perigos  é exagerado nos filmes e nos programas de televisão. Curiosamente, a televisão também é um hábito viciante e acredito que em algum lugar os temas da Cannabis indica e da televisão são semelhantes.

Comparações: 
Sonhos de constrangimento e sonhos de tentativasmal sucedidas são vistos na Cannabis sativa, mas não na Cannabis indica, o que mostra que o sucesso e o fracasso são mais importantes para uma Cannabis sativa do que para a Cannabis indica.

Caso clínico: 
Sankaran conta que um paciente teve um sonho em que estava sozinho em uma enorme casa semelhante a um palácio, olhando por uma janela. Lá fora há um lindo jardim e uma senhora muito bonita com um vestido azul está caminhando. O que mais o impressionou em todo o sonho era a cor azul de seu vestido: “Era o tom de azul mais fascinante”, disse ele. Ele se saiu muito bem com Cannabis indica. A partir desse sonho, podemos entender que a estimulação é buscada olhando pela janela, a fonte estando fora de sua casa (porque ele tem medo de sair). Além disso, todas as impressões e percepções são muito aumentadas.

Rubricas:
• Ilusão, deserta, abandonada.
• Delírio, é levar uma existência vegetal.
• Delírio, lesão, está prestes a receber.
• Ilusão, belas visões.
• Medo, escuro.
• Rindo, imoderado.
• Riso, constante.
• Teorizando.

Cannabis indica (Pango)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia: 
Cannabis sat., indica e Hachshish. Pertence às Moraceae. Os mais proeminentes sintomas deste medicamento são mentais — grande exagero, minutos parecem anos, alguns passos parecem milhas, as ideias amontoam-se e confundem-se no cérebro, as coisas parecem enormes. Pesadelos. Catalepsia. Conversação incoerente. Extrema loquacidade. Ri ou grita imoderadamente a cada frioleira que lhe dizem. Ilusões espectrais. Delirium tremens. Histeria. Pequeno mal (epilepsia). Impossibilidade de prestar atenção. Ideias fixas. Apreensão de ficar louco. Muito esquecido: esquece suas próprias palavras e ideias; depois de começar a falar, esquece-se do que tinha a dizer. Constante medo de ficar louco. Sensação de levitação. Clarividência. Movimentos involuntários da cabeça. Dor de cabeça; enxaqueca, com flatulência. Cefaléia urêmica. Esquece-se do que vai dizer ou escrever. “Nas formas obstinadas e intratáveis de insônia, Cannabis é um dos melhores remédios que temos para produzir o sono, em dose de 5 a 15 gotas de T. M.” (DR. W. DEWEY) (Cannabis TM só poderá ser prescrita por médico e no bloco de entorpecentes). Está morto de sono e não pode dormir. Ranger de dentes durante o sono. Paraplegia. Lumbago constante, sem agravação nem melhora. Dor de cadeiras depois do coito. Esforço para poder urinar. Hiperestesia dos órgãos genitais.

Dose:
T. M. à 30.ª, 60.ª, 100.ª e 200.ª.

logo-naturoergos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos