Casali
Carbolicum acidum
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com o ácido fênico, que tem ação anestésica e irritante.
Palavras chave:
Olfato agudo. Corrimento pútrido em animais. Frutas armazenadas.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Hipersensibilidade do olfato. Distúrbios sanguíneos. Depressão dos nervos com prostração repentina. Hipotermia, inflamação com ardência com ou sem úlcera e gangrena.
Inflamação:
Estômago, intestino, rins, pulmão, pele. Tendência a parada cardíaca e respiratória.
Sinais de Exaltação:
Sensação da cabeça sendo apertada por faixa.
Sinais Mentais:
Esgotamento mental. Preguiça mental.
Sinais Gerais:
Dificuldade de engolir. Perda rápida da força vital. Perda de apetite. Desejo de estimulantes.
Sinais Físicos:
Dor de cabeça (melhora com chá e cigarro). Queimação (da boca até o estômago). Dispepsia, flatulência, mau hálito. Bexiga irritada. Pústulas na vulva, leucorreia irritante. Cãibra quando caminha. Vesículas na pele.
Indicações:
Quadros Comuns
Sistema Respiratório:
Dispneia. Respiração acelerada (com sensação de peito comprimido), crises repentinas de tosse, cócegas na garganta ou laringe. A dificuldade de respirar causa prostração e intensa frialdade no corpo com palidez nos lábios, ao redor da boca e do nariz. Expectoração purulenta e fétida (com sensação de queimadura no peito)
Mau cheiro generalizado:
Uurina, evacuações, suores, saliva, ar exalado e boca.
Sistema Digestório:
Irritação e inflamação das vias digestórias.
Tendência:
Úlceras, dilatação do abdome, náuseas, vômitos, eructações (com mau hálito). Hipotermia. Perda do apetite. Agrava durante ou após as refeições e com cheiro de alimentos. Desejo de bebida alcoólica e de cigarro. Dores de cabeça (frontal, occipital e temporal). Diarreia (líquido escuro) ardente, irritante, fétida. Vômito esverdeado ou marrom.
Pele e Mucosa:
Inflamação aguda da mucosa da boca e faringe. Ulceração da mucosa. Palato pálido e enrugado. Tendência a paresia do véu palatino e tendência dos líquidos voltarem pelo nariz. Dores ardentes na mucosa da faringe. Na pele surgem erupções agudas (vesículas ou pústulas), exsudações irritantes e fétidas com tendências ulcerativas. Piora com o ar frio e em ambiente fechado quente. As exsudações podem ser sanguinolentas. Face com cianose e suores. Pele com mau cheiro. Estomatite membranosa.
Sistema Reprodutor:
Inflamação aguda e dores ardentes: ovário, útero, vagina, vulva. Leucorreia esverdeada fétida e irritante. Menstruções atrasadas, fluxo abundante de sangue escuro e fétido. Menstruações com dor de cabeça e irritabilidade.
Erupções na vulva com exsudações sanguinolentas e fétidas.
Quadros Específicos:
Prostração, fetidez, congestão cerebral (cefaleia), sonolência, desejo profundo de bebidas alcóolicas. Falta de apetite. Nevrite periférica com dores violentas e formigamentos. Dores terríveis e súbitas. Varíola (1D). Queimaduras graves. Úlceras cutâneas com exsudações irritantes e fétidas, na erisipela vesiculosa e ardente. Erupções vesiculosas ou pustulosas. Cólera. Profunda prostração com suores frios.
Gripes catarrais (3D). Debilidade consequente de gripes (30CH).
Corrimentos fétidos:
Feridas, vagina, úlceras, útero, reto, garganta, nariz, boca. Leucorreia de crianças. Febre após o parto, disenteria, escarlatina maligna, difteria. Eczema das pálpebras (12CH). Olfato sensível.
Vômitos:
Alcóolicos, gravidez, viagens, indigestão, câncer do estômago, gastrenterite infantil, prisão de ventre (com hálito insuportável). Deslocamento uterino (30CH).
Quadros Animais:
Corrimento pútrido (3D).
Quadros Vegetais:
Armazenamento de frutas pós-colheita com perdas por apodrecimento.
Dinamizações:
3D até 30CH.
Outras Denominações:
Carbolic acid, Carbo acidum.
Antídotos:
Álcool, vinagre.
Incompatível:
Óleos vegetais e glicemia.
Phatak
Carbolicum acidum
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Ácido carbólico, é um poderoso anti-séptico, irritante e anestésico. Afeta as membranas mucosas; coração; sangue e respiração. É um remédio lânguido, indolor, sujo e destrutivo. A prostração é muito marcada; até mesmo paralítico, com perda de sensação e movimento. As descargas são fétidas, ardentes. Dores terríveis indo e vindo de repente. A acuidade do olfato é um forte sintoma orientador. Picada, sensação de queimação. Condições malignas e sépticas. O esforço físico causa abscesso em algum lugar. Na cólera, quando Verat-alb é indicado, mas falha.
Colapso. Exsudações sanguinolentas. Incapaz de estudar, pois a leitura piora todos os sintomas. Tremendo; caminhada incerta e cambaleante.
Piora:
Frasco. Leitura. Gravidez. Pentear cabelo.
Mente:
Languidez mental e corporal, falta de vontade de estudar ou fazer qualquer trabalho físico.
Cabeça:
Sensação de aperto como se fosse comprimido por um elástico melhor chá verde e fumo. Como uma bola quente na testa. Couro cabeludo sensível. Dores de cabeça que aparecem no momento da menstruação.
Olhos:
Nevralgia orbital severa sobre o olho direito.
Nariz:
Cheiro muito agudo. Ozaena com grande feto e ulceração.
Face:
Pálida no nariz e na boca. Cara escura.
Boca:
Hálito intensamente fétido, com constipação. Queimação da boca ao estômago.
Garganta:
Esmaltado. A úvula embranqueceu e murchou. Respiração fecal diftérica, regurgitação ao engolir líquidos, mas pouca dor.
Estômago:
Nausea e vomito; de gravidez, enjôo do mar, câncer, escuro, verde oliva. Azia. Dor de estômago. Dispepsia fermentativa com mau hálito e paladar. Desejo de estimulantes ou de fumar.
Abdome:
Flatulência. Constipação com retração do abdome. Fezes esfareladas. Elimina muco do ânus ao urinar. Diarréia; água de arroz, fétida.
Órgãos urinários:
Urina escassa, verde ou escura, quase preta. Micção freqüente à noite em homens idosos. Diabetes. Albuminúria.
Fêmea:
Leucorréia; espessa, causando coceira. Forte dor nas costas nos lombos, arrastando para baixo as coxas; deslocamento uterino. Descargas fétidas e fétidas; erosão do colo do útero.
Coração:
Pulso filiforme.
Costas e Pescoço:
Dor entre as escápulas.
Pele:
Vesículas e pústulas que queimam e coçam. As queimaduras tendem a ulcerar. Erisipela. Vesículas ou pústulas sanguinolentas.
Dormir:
Muito sonolento.
Febre:
Suor frio abundante.
Relacionado:
Kreosotum
Nilo Cairo
Carbolicum acidum
(Ácido fênico)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Carboli acid. Dores terríveis e súbitas. Profunda prostração com suores frios; cólera asiática. Corrimentos pútridos: da boca, nariz, garganta, reto, útero, vagina, ferida, úlceras, etc. Leucorréia, febre puerperal, disenteria e escarlatina maligna, varíoia confluente, difteria. Eczema generalizado das pálpebras (12.ª). Grande acuidade do olfato é um sintoma muito característico. Dor de cabeça frontal, com a sensação de uma faixa apertada sobre a fronte. Vômitos: indigestão habitual (12.ª dil.), dos bebedores; da gravidez; do enjoo de mar; dos cânceres do estômago; das gastrenterites infantis. Dor queimante na boca do estômago. Eructações constantes. Prisão de ventre, com hálito horrivelmente fétido. Deslocamentos uterinos (30.ª). O DR. COOPER o considera como específico da influenza catarral, na 3.ªx para o ataque, e na 30.ª para a debilidade resultante da moléstia; e o DR. MIDDLETON como o específico da varíola, na 1.ªx.
Ponto de Weihe:
Meio do 1/3 externo da linha que vai da cicatriz umbilical ao ponto Carduus.
Dose:
3.ªx à 30.ª.
Carbolicum acidum
Autor: Boericke
Livro: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
O ácido carbólico é um poderoso irritante e anestésico, com efeito especialmente forte sobre o sistema nervoso central. Este remédio é indicado para condições caracterizadas por estupor, paralisia da sensação e do movimento, pulso fraco e respiração deprimida. Em casos graves, pode causar morte devido à paralisia dos centros respiratórios. É especialmente eficaz em situações de langor mental e físico, com uma sensação de fadiga e perda de vontade de estudar ou realizar qualquer atividade.
Entre os sintomas indicativos, destaca-se a agudeza olfativa acentuada, sendo este um forte sintoma orientador. O ácido carbólico é útil também para tratar infecções com secreções pútridas e processos inflamatórios graves, como a escarlatina, com tendência à destruição tecidual interna e odor fétido. Outras indicações incluem tosses espasmódicas, artrite e condições estomacais associadas a distensão, flatulência dolorosa e dispepsia fermentativa com mau gosto e hálito.
Relação
O ácido carbólico pode ser comparado a Crisaborina (para micoses do couro cabeludo), Arsênico, Kreosotum, Carbo e Guano, especialmente em casos com dor de cabeça violenta, coceira nas narinas, costas, coxas e genitais, e sintomas semelhantes aos da febre do feno. Seus antídotos incluem álcool, vinagre, giz e iodo, enquanto deve ser evitado o uso com glicerina e óleos vegetais.
Modalidades
O remédio piora com a secreção de substâncias fétidas e a dor intensa, especialmente nos casos de infecção e inflamação com cheiro desagradável. A condição também tende a piorar com a ingestão de alimentos ou substâncias que estimulam a secreção de muco.
Dose
A dose de ácido carbólico varia entre a 3ª e a 30ª potência, sendo eficaz em casos de artrite e processos inflamatórios graves. Para tratamentos mais específicos, pode-se utilizar uma solução de cristais a 25% diluídos em partes iguais de água e glicerina, com uma dose mínima de 20 gotas bem diluídas, administradas três vezes ao dia
VITHOULKAS, George. Carbolicum acidum. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/carbolicum-acidum-boericke/