Casali
Carboneum sulphuratum
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com o sal (composto químico) sulfureto de carbono.
Palavras chave:
Enfraquecimento. Olhos. Perturbação visual das cores.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Depressão mental, enfraquecimento dos nervos, anemia, perda de peso, perda de mobilidade e de sensibilidade, inflamação dos nervos da periferia, lentidão do intestino, fermentações intestinais, disfunções da visão.
Sinais de Exaltação
Sensações:
Perda de energia vital, ouvido entupido, choque, apertado com dor na cabeça, ouvir vozes.
Ilusão:
De estar envolto por neblina.
Sinais Mentais:
Dificuldade de compreensão e expressão. Preguiça mental. Alterna demência com excitação mental. Memória fraca quanto a nomes.
Sinais Comportamentais:
Variações frequentes de comportamento e de atitude. Comporta-se como: irritado, estúpido, ansioso, bêbado (inclusive anda cambaleando).
Sinais Gerais:
Perda do desejo sexual nos homens. Sono intenso pela manhã. Sonhos ansiosos e que aborrecem.
Sinais Físicos:
Perda progressiva da sensibilidade. Ouve barulhos vindo do cérebro. Perda da percepção de cores (cegueira das cores).Cólicas no intestino com inchaços. Insensibilidade nos braços e mãos. Cãibras. Dedos inchados e insensíveis.
Dor ciática. Dores que mudam de lugar continuamente e até retornando ao local inicial. Neurite.
Pele:
Com insensibilidade, prurido, queimação, feridinhas.
Generalidades:
Agrava com frio, após o café da manhã ou após a primeira refeição, após tomar banho.Melhora ao ar livre. Perda progressiva da sensibilidade. Ouve barulhos vindo do cérebro. Perda da percepção de cores (cegueira das cores). Cólicas no intestino com inchaços. Insensibilidade nos braços e mãos. Cãibras. Dedos inchados e insensíveis. Dor ciática. Dores que mudam de lugar continuamente e até retornando ao local inicial. Neurite.
Indicações
Quadros Comuns:
1) Disfunções da Visão – Congestão da retina. Cegueira quanto a cores (vermelho e verde). Atrofia do nervo ótico. Visão fraca. Miopia.
2) Sistema Digestório – Dispepsia com desnutrição, frialdade (porém não tolera o calor), gases e fezes fétidas, crises de diarreia. Desejo de cerveja. Piora na época quente e úmida.
3) Cérebro – Excitação cerebral e motora, cefaleia frontal, congestão cerebral, excitação sexual, zumbido no ouvido, vertigens.
4) Degeneração por alcoolismo – Nevrites periféricas (com dores fugazes). Fraqueza, hipotermia. Dores e afecções intermitentes e fugazes, magreza, atrofia muscular
progressiva, tremor, cãibra e formigamento. Depressão mental, memória fraca, dificuldade de falar, cefaleia, descalcificação com dores nos dentes. Piora com calor.
Quadros Específicos
Sistema digestório:
(5CH a 9CH)– Hipotermia, sensação de frialdade, magreza, depressão, intolerância ao calor, memória fraca, perturbação mental, impotência, alcoolismo (6CH a 30CH).
– Tendência a alucinações (vozes principalmente), cefaleia violenta, perturbações da retina (com visão perturbada/colorida de verde ou vermelho), zumbido no ouvido, sensação de tremor em todo o corpo (5CH ou 6CH).
– Inflamações dos nervos. Dores surgem e desaparecem, dores ciáticas, fraqueza muscular progressiva. Perturbações oculares: congestão da retina, atrofia do nervo ótico (6CH a 30CH).
Atenção:
Muito indicado a pessoas que abusam do álcool e que estão enfraquecidas. Pode ser tomado a partir do 1CH.
No início da tuberculose pulmonar com:
Pouca febre, tosse seca, cansaço.
Outras Denominações:
Alcohol lampadi, Alcohol sulphuris, Carburetum sulphuris.
Phatak
Carboneum sulphuratum
Autor: Dr. S.R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Tem uma afinidade específica para os olhos. É útil para perda de visão; progressiva, com escotoma central. Daltonismo: vermelho e verde, não para branco.
Efeitos nocivos do gás de carvão.
Nilo Cairo
Carboneum sulphuratum
(Sulforeto de carbônio)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Alcohol lampadi, Alc. sulphuris e Carburetum sulphuris. Sua patogenesia representa um caso típico de beribéri; alguns empíricos no Brasil o empregam contra essa moléstia. Dores que voltam regularmente após intervalos longos. Polineurites periféricas. Impotência. Ciática. Perda de memória para nomes. Muito útil contra o alcoolismo crônico. Diátese hepática. Odontalgia por alimentos quentes. Restringe o crescimento do cancro. Tinnitus aurium. Vertigem de Meniére, Inflamação da retina. Atrofia do nervo óptico. Hipoestesia da superfície dos braços, mãos e pés. Dores no peito, agudas, constritivas e importunai. Primeiro período da tuberculose pulmonar, com pouca febre, tosse seca e cansaço pelo exercício. Hemorragias post-evacuação.
Ponto de Weihe:
Sétima vértebra cervical. Fazer pressão do alto para baixo sobre a apófise espinhosa.
Dose:
1.ª. Pode-se administrar este remédio na tuberculose, por inalação dos vapores produzidos pelas chamas (ele é inflamável e arde com chama azul), durante três minutos uma vez por dia.
Uso externo:
Nevralgia facial e ciática.
Carboneum sulphuratum
Autor: Boericke
Livro: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
Carboneum Sulphuratum é uma substância com ação profunda e desorganizadora, muito útil em pacientes afetados pelo abuso crônico de álcool. É especialmente indicada para pessoas com reumatismo crônico, ciática, tabes, e paralisia, além de apresentar uma afinidade notável para os olhos e distúrbios sensoriais nos membros, como a neurite periférica e a diminuição da sensibilidade nas extremidades. Outros quadros em que é eficaz incluem a impotência, plumbismo crônico e diarreia cíclica (a cada quatro a seis semanas). Os pacientes que necessitam desta substância são frequentemente sensíveis ao frio e apresentam músculos atrofiados, com anestesia nas pele e nas membranas mucosas.
Relação
Carboneum Sulphuratum pode ser comparado a outros remédios com ação sobre o sistema nervoso e as funções sensoriais, como Potass. Xantate, que também atua na substância cortical com sintomas de perda de memória, degeneração sanguínea acentuada e senilidade. Em condições oftalmológicas, pode ser comparado com Benzin, Dinitric e Thyroidin, especialmente quando há diminuição progressiva da visão com escotoma central.
Modalidades
A condição do paciente melhora ao ar livre, mas piora após o café da manhã ou banho. O remédio é especialmente sensível ao clima quente e úmido, e suas manifestações são intensificadas pelo calor.
Dose
A dose recomendada para Carboneum Sulphuratum é a primeira atenuação. Para casos locais, como neuralgia facial e ciática, pode ser utilizado localmente para alívio dos sintomas.
VITHOULKAS, George. Carboneum sulphuratum. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/carboneum-sulphuratum-boericke/