Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Cinnabaris

Cinnabaris

Casali

Cinnabaris

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita de sulfureto de mercúrio. Aexposição ao sulfureto de mercúrio causa “dor de canela” com exostoses, distúrbios nos olhos, garganta com feridas.

Palavra chave:
Úlceras, sífilis, conjuntivite, olhos.

Tropismo Homeopático:
Mucosas.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Inflamação das mucosas (olho, uretra, vias nasais) com vermelhão, muco, pus. Congestão do rosto ou da fronte.

Sinais de Exaltação:
Sensação de compressão no nariz e na vagina. Sensação do conteúdo do organismo estar concentrado no lado direito (ao deitar-se sobre o lado direito).

Sinais Gerais:
Rosto vermelho arroxeado. Secura na boca e garganta. Testículos crescidos. Articulações frias. Nódulos na tíbia. Prepúcio inchado. Insônia.

Sinais Físicos:
Congestão na cabeça. Dores nos olhos atingindo: têmporas, cantos, sobrancelhas, ouvidos. Dor nas órbitas oculares (tipo penetrante) atingindo ossos e associada a vermelhão do olho. Dor no nariz atingindo os ossos ao redor. Muco nas narinas atingindo a garganta. Úlceras na boca e na garganta. Íngua. Erupção. Nevralgia nos cílios.

Generalidades:
Agrava: 
Deitado sobre o lado direito.

Melhora:
A dor nos ossos longos em locais de baixa altitude.

Indicações:
Quadros Comuns
Pele e Olhos:
Erupções com mancha muito vermelha, feridas muito vermelhas, verrugas ou condilomas genitais inflamadas e vermelhas que sangram ao mínimo de contato (4 a 6CH).
Conjuntivite com vermelho nos olhos e secreção de pus, com dores dentro dos olhos e fora (latejando) atingindo as têmporas. Com ou sem sinusite frontal com coriza ou pus e pressão na base do nariz (5 ou 6CH).

Distúrbios Gerais:
Uretrite aguda ou crônica com corrimento de muco amareloesverdeado, inchação/vermelhão (5 ou 6CH).
• Congestão da face após as refeições, com ou sem cefaleia, com ou sem epistaxe (5 ou 6CH).
• Sífilis e doenças dos olhos (5 ou 6CH). Ulceração dos tecidos. Úlceras sifilíticas vermelhas com pus (na pele e mucosas). Cefaleia sifilítica com dores nos ossos. Dores gerais de pessoas sifilíticas. Dor por cima do olho esquerdo. Dor que atravessa o olho e fica ao redor do globo ocular (4CH a 6CH).
• Irite sifilítica. Dor da uretra ao urinar (devido a gonorreia e cancro). Cancro da sífilis.
• Verrugas sangrantes na genitália feminina. Condiloma que sangra, leucorreia. Os sinais pioram pelo repouso, à noite e ao ar livre (1CH a 3CH).

Atenção:
Nevralgia nos cílios. Úlceras sifilíticas. Dor por cima do olho esquerdo. Pessoas intoxicadas com Mercúrio ou com Iodureto de Potássio. Desintoxicação de pessoas contaminadas por Sulfureto de Mercúrio (12CH a 30CH).

Antídotos:
Sulphur, Hepar sulphur.

Outras Denominações:
Mercuris sulphur arus ruber, Hydrargirio sulphur

Cinnabaris

Autor: Sr Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Sulfeto de Mercúrio é um remédio antissicótico e antissifilítico. Indolência e indisposição ao trabalho mental. Sensibilidade geral ao toque; ossos, couro cabeludo, etc. Enquanto está deitado do lado direito, sente como se o conteúdo do corpo estivesse sendo arrastado para aquele lado.

Piora:
Tocar. Luz. Umidade. Andando.

Melhora:
Ar livre. Luz do sol. Depois do jantar.

Olhos:
Dor externa ao longo das sobrancelhas; circundando os olhos ou como uma sela na raiz do nariz. Vermelhidão de todo o olho.

Nariz:
Forte pressão na raiz do nariz piora a pressão dos óculos. A descarga do nariz é acre, fétida, ardente, aquosa ou escura.

Boca:
Boca e garganta secas, acorda do sono; deve enxaguar a boca Hawks pegajoso muco da garganta; ou gotas mucosas irregulares das narinas posteriores. Catarro nasofaríngeo.

Abdome:
Formigamento no ânus; como de um grande verme. Maldita disenteria. Fezes finas e brancas. Diarréia de muco verde, que mancha a pele ao redor do ânus e do escroto com uma cor de cobre.

Macho:
Empurrões no pênis; durante o sono. Suor acre entre o escroto e as coxas. Verrugas no prepúcio, esp. em forma de leque. Pequenas espinhas vermelhas na glande. Velhos cancros duros. Coceira da coroa glandis. Vermelhidão e inchaço do prepúcio.

Fêmea:
Descarga leucorréia com sensação de pressão na vagina.

Coração:
O coração palpita, depois o sangue sobe à cabeça.

Extremidades:
Nós nos ossos da canela. A perna esquerda parece mais curta que a direita, ao caminhar. Cãibras nas panturrilhas depois de caminhar. Dor no tendão de Aquiles e os calcis ao caminhar. Joelhos frios; ou articulações. Dor do cotovelo para baixo nas mãos.

Pele:
Úlceras vermelhas ardentes na pele e membranas mucosas. Erupções vermelhas. Prurido violento e picadas. Suor no nariz. Úlceras em pente de mel.

Relacionado:
Mercúrio

Complementar:
Thuja

Cinnabaris

Cinabrio

(Sulfureto vermelho de mercúrio)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Hydrargiri sulphuretum rubrum e Merc. sulphuratus ruber. Um grande remédio da sífilis e das moléstias dos olhos. “Quando um doente vos consultar, saturado do Mercúrio e do lodureto de potássio dos alopatas, com a conhecida dor de canela, com exostoses, perturbações dos olhos e a garganta cheia de feridas, fareis bem em usar Cinnabaris.” (DR. J. T. KENT). Verrugas sangrantes. Ulceração dos tecidos é uma das suas características. Úlceras sifilíticas, vermelhas, supurantes, granulosas, ardentes, na pele e mucosas. Bubões sifilíticos. Cefaléia sifilítica com dores nos ossos. Nevralgia dos olhos, com toda a sorte de dores, em pessoas sifilíticas. Vermelhidão de todo o olho. Nevralgia ciliar: dores por cima do olho esquerdo (quase específico). Em todas as moléstias dos olhos, em que houver dor através do olho de um ângulo a outro ou circularmente, ao redor dele, Cinnabaris está indicado. Conjuntivite flictenular. Precioso medicamento da irite sifilítica. Dor na uretra ao urinar, resultante de uma gonorréia ou estreitamento. Cancro sifilitico. Exostoses da canela. Condilomas sangrando facilmente. Leucorréia. Piora pele repouso, à noite e ao ar livre.

Dose:
1.ª a 3.ª trit. e D6 coll., em tabletes.

logo-naturoergos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos