Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Cistus canadensis

Cistus canadensis

Casali

Cistus candensis

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com a planta “Cisto do Canadá” ou “Rosa de Pedra”, família Cistaceae.

Palavra chave:
Friorento, glândulas.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Gânglios linfático com inflamação/endurecimento (supuração ou não). Mucosa das vias respiratórias ou da faringe com inflamação/com secreção densa. Mucosa intestinal com irritação. Erupções herpéticas. Ossos com necrose. Frialdade. Fraqueza.

Sinais de Exaltação
Sensações:
Vias respiratórias com frio ou sendo arranhadas após assoar o nariz, peito arranhado após cuspir, secura na garganta, frio na boca/barriga e várias partes do corpo, inseto sobre a pele (provocando prurido).

Sinais Gerais:
Desejo de comer queijo com frequência. Hálito desagradável, repugnante. Gengiva e amídala inchadas. Erupção na orelha e ao redor, garganta seca, garganta dói com ar frio, prurido na garganta, diarreia com café/frutas.

Sinais Físicos:
Prurido no rosto, dor na ponta do nariz, ouvido libera pus fétido e aquoso, dor na boca quando estica a língua até fora. Mamas endurecidas, hemorragia pulmonar, frio na ponta dos dedos, úlceras nos membros inferiores. Após deitar tem formigamento seguido de asma. Glândulas endurecidas. Mãos com pele dura, seca, fissurada ou rachada. Braço e mão inchadas.

Generalidades
Agrava:
Com o mínimo de frio, com trabalho mental, com excitação.

Melhora:
Após comer.

Indicações:
Quadros Comuns
Gânglios:
Adenopatias crônicas endurecidas (principalmente nas axilas e cervicais). A pessoa é friorenta e piora com frio. Há tendência de supurar os gânglios (5CH ou 6CH). Inflamação aguda/subaguda dos gânglios (adenite) linfáticos atingindo a mama, com endurecimento e tendência à supuração, agravando com frio e toque (5 ou 6CH).

Pele:
Erupções tipo eczema que melhoram no inverno e com água fria. Sensação de formigamento (como prurido ou como inseto correndo na pele). A pessoa coça até sangrar. Erupções nas mãos. Lúpus. Fissuras sangrentas na ponta dos dedos
(5CH ou 6CH).

Sistema Respiratório:
Inflamação nas vias respiratórias em pessoas fracas e sensíveis ao frio, com muco denso e aderente (5CH ou 6CH).
Coriza, bronquite, faringite (frequentes em ambiente frio). Pode ter suores com facilidade, dispneia após esforço, sequelas com fraqueza física e fadiga mental (6 a 12CH).

Distúrbios Gerais:
Diarreia subaguda ou crônica em crianças fracas e sensíveis ao frio. Diarreia repentina e amarela (5 a 9CH).
Astenia (fraqueza) que agrava com o frio e melhora após alimentar-se (6CH a 12CH).
Nas manifestações da escrófula (inflamação dos gânglios) principalmente nos casos de ingurgitamento dos gânglios linfáticos (com ou sem supuração).
Nas glândulas inflamadas/endurecidas. Tumor maligno das glândulas do pescoço (5CH a 30CH). Rinite crônica com sensação de frio ardente no nariz (complexo Cistus 3D, Guaiacum 3D, Stictapulmonaria 3D).
Prurido, escorbuto, cárie do maxilar superior. Piorreia. Garganta muito seca e esponjosa. Oftalmia escrofulosa. Pessoas friorentas.

Atenção:
Afecções do pescoço, das narinas e da faringe. Sente frio em todas as partes do corpo. Desejo de queijo. Necrose nos ossos.

Homeopatias a seguir:
Belladona, Carbo vegetabilis, Magnesia carbonica.

Incompatíveis:
Coffea.

Antídotos:
Sepia e Rhus tox.

Dinamizações:
5CH a 30CH. 3D em complexos

Cistus candensis

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Comumente conhecido como Rock Rose é um antigo remédio para escrofulose. Afeta as glândulas esp. de nasofaringe; pescoço e mamas (à esquerda). Também produz erupções herpéticas, estados escorbúticos, inchaços crônicos e ulcerações gangrenosas. O paciente é dolorosamente sensível ao frio; ao ar frio inspirado. Sensação de frio em várias partes; da língua, saliva, na garganta; eructações, no estômago; pior sudorese; mesmo as descargas. As descargas de muco são espessas, amarelas, fétidas; deixar uma crueza dolorosa. Supurações. Coceira interna e externa. Formigamento por todo o corpo, com respiração ansiosa e difícil. Doenças malignas de glândulas de pescoço. Feridas envenenadas, mordidas, úlceras fagedênicas. Queimaduras. Endurecimentos. Calosidades, com rachaduras..

Melhora:
Comendo. Expectoração.

Piora:
Frio; tirando; rascunhos; ar inspirado. Água fria. Esforço mental; excitação. Tocar. Movimento.

Mente:
Maus efeitos da irritação. Temer.

Cabeça:
Dores quando falta as refeições, comendo melhor. Cabeça puxada para um lado por inchaço no pescoço.

Olhos:
Sensação como se algo passasse ao redor do olho. Canthi rachou.

Ouvidos:
Descarga fétida aquosa de pus; após doenças eruptivas. Tetters sobre e ao redor da orelha estendendo-se ao meato externo.

Nariz:
Sensação de frio ou queimação. Ponta dolorida. Eczema do nariz. A partir de um nódulo na nasofaringe. Catarro nasal crônico, espirros violentos frequentes. Pressionando a dor na raiz do nariz, com dor de cabeça.

Face:
Coceira, queimação e crostas, no zigoma. Cárie da mandíbula inferior, com glândulas supurantes no pescoço. Câncer aberto sangrando no lábio inferior. Lábios rachados.

Boca:
Escorbútico, gengivas retraídas, sangrando facilmente; repugnantemente pútrido. A língua está fria. Respire fresco. Saliva fria. Dói ao projetar a língua. Piorreia.

Garganta:
O frio afeta a garganta; que sente frio. Sensação macia e esponjosa; coceira na garganta. Fica dolorido ao inalar menos ar frio. Ponto seco na garganta melhor bebendo água. Dores ao tossir. Glândulas inchadas e supuradas. Bócio, com diarreia
frequente.

Estômago:
Sensação de frescor; antes e depois de comer. Desejo de queijo; para coisas pungentes. Eructações frias.

Abdome:
Sensação legal por toda parte. Diarréia; de café e frutas, com bócio, com náuseas. Fezes finas e apressadas pioram pela manhã.

Macho:
Coceira no escroto.

Genitália feminina:
Endurecimento e inflamação das mamas (esquerda). Sensível ao ar frio. Câncer. Leucorréia de mau cheiro.

Órgãos respiratórios:
A laringe e a traquéia ficam frias ao inalar o ar frio. Frio no peito. Expectoração de quantidades de muco glairy e tenaz, ao deitar-se. A traquéia parece estreita e a respiração torna-se difícil, precedida de formigamento. 
Peito parece cru, após a expectoração.

Pescoço e costas:
Glândulas duras e inchadas no pescoço. Dor contundente em queimação no cóccix impedindo que se sente, pior toque.

Extremidades:
Apreensivo. Pontas dos dedos rachadas, sensíveis ao frio. Os trabalhadores desenvolvem pontos duros em suas mãos, com rachaduras.

Pele:
Duro, grosso, seco, rachado. Coceira, rastejando por toda parte, sem erupções.

Febre:
Frieza. Sua, facilmente; à noite.

Relacionado:
Cálculo, Helode, Hepar

 

Cistus candensis

(Sargaço helianteno)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Helianthemum canadense e Lechea major. Pertence às Cistaceae. Muito eficaz contra as diversas manifestações da escrófula, sobretudo contra os ingurgitamentos dos gânglios linfáticos, com ou sem supuração. Glândulas inflamadas e endurecidas. Tumor branco do joelho. Coxalgia. Extremamente sensitivo ao frio. Sensação de frialdade em várias partes; garganta muito seca; sensação de uma esponja na garganta. Males que fazem sair a língua. Na Alemanha, para os casos de faringite granulosa, rinite alérgica e rinite crônica está se usando com sucesso a seguinte fórmula: Cistus com D3 Guaiacum D3 Sticta pulm D3 em partes iguais. 8 gotas, após às refeições principais. O resultado é tão animador que até médicos alopatas estão prescrevendo esse complexo homeopático. Oftalmia escrofulosa. Cancro das glândulas do pescoço. Rinite crônica com sensação de frio ardente no nariz ao inalar o ar. Prurido em certas partes. Escorbuto; boca fria. Cárie do maxilar superior. Piorreia. Cáries: velhas ulceras. Tudo muito frio e pior pelo frio.

Ponto de Weihe:
Ângulo costoxifóideo direito.

Remédios que lhe seguem bem:
Bellad., Carbo veg. e Magn. carb.

Inimigos:
Coffea.

Antídotos:
Sepia e Rhus.

Dose:
1.ª à 30.°. Localmente, para corrimentos fétidos

 

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos