Casali
Cocculus indicus
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com “côco do oriente” ou “côco do levante”, família Menispermaceae. A intoxicação com o alcaloide picrotoxina causa sensação de queimadura da boca até o estômago, dores abdominais e diarreia seguidos de convulsões e estado de coma.
Palavra chave:
Enjoo, embotamento, mau humor, lentidão, insônia, vagotonia, fraqueza em animais.
Tropismo Homeopático:
Nervos (periféricos, vaso motores) parassimpáticos, centros vegetativos, vias gastrintestinais.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Depressão do sistema nervoso central com perdas sensitivas e motoras, com lentidão mental e perceptiva. Distúrbios vagotônicos com vertigem e náusea.
Sinais de Exaltação
Sensações:
Vermes e pedras na barriga, constrição na garganta e no peito, vazio no estômago, cinta ao redor da cabeça, olhos sendo arrancados, occipício fechando e abrindo sequencialmente, anestesiamento das extremidades (pés), o tempo passou rápido está fraco e não pode falar alto.
Sinais Mentais:
Mente estúpida. Fantasias. Compreensão lenta. Rejeita mentalmente as contradições. Memória fraca.
Sinais Emocionais:
Tristeza profunda. Mau humor.
Sinais Comportamentais:
Comporta-se como: romântica (moças), caprichosa, ansiosa (pela saúde das pessoas), irritável. Aversão a alimentos, bebidas, cigarro (mas desejo por cerveja) e a ser contrariada. Hábito de falar rápido e de cantar, mas é lenta ao responder perguntas.
Sinais Gerais:
Náuseas ao andar de carro e ao ver objetos em movimento. Desconforto por deitar de costas. Gosto metálico. Secura no esôfago. Soluço e bocejos com espasmos. Repugnância pelo odor de alimentos.
Fraqueza nos músculos da bexiga (como pré-hérnia). Distúrbios da menstruação (escura, e abundante, precoce, coagulada, com calor espasmódico). Leucorreia (com pus) e causando enfraquecimentos. Constrição obstruindo o esôfago e oprimindo a respiração com tosse. Vértebras cervicais estalam ao mover a cabeça. Insônia. Contração nas pupilas. Dormência e suor frio: ora na mão direita, ora na esquerda. Braços dormentes. Mãos: ora quentes, ora frias. Joelhos estalam (com ou sem inflamação) com dores e com repuxos.
Sinais Físicos
Febre:
Nervosa e baixa, com calafrio, com transpiração geral, com frio nos pés e calor na cabeça.
Dores:
Braço, ombro, pernas, olhos. Tremores nos membros.Dor de cabeça (principalmente na nuca e no occipício). Paralisias nos nervos do rosto. Dores nos músculos da boca ao abrir. Cãibra no estômago após comer. Joelho inchado e doloroso. Dor nos membros ao flexionar.
Generalidades
Agrava:
Ao perder sono ou por insônia, ao ar livre, com barulho, com cigarro, quando tocado, nadando, viajando, com trepidação, à tarde, durante a menstruação, com impactos emocionais, deitada de costas. No frio e com resfriado agrava o estômago. A irritabilidade é agravada por: contradições/contrariedade, barulho, trepidações.
Perfil (Criança):
Pouco reativa e com muitas dificuldades: raciocínio, memória, relacionamento de ideias. Esgotamento mental rápido, necessidade de dormir bastante (embora tenham insônia). São mentalmente estúpidas e ainda rejeitam ideias contrariando, daí, não aprendem.
Indicações
Quadros Comuns:
A) Distúrbios Mentais. Lentidão mental por cansaço cerebral (30CH). Depressão mental, irritabilidade (30CH). Os distúrbios mentais podem ser causados por: estafa física ou mental, falta de sono, vigílias, preocupações prolongadas (15 a 30CH).
B) Espasmos: Vagotonia (pressão variável, suores, contrações involuntárias) (5 ou 6CH). Menstruações dolorosas (com cãibra abdominal) adiantadas, intensas e com: esgotamento, meteorismo, vertigens, náuseas, salivação, sensação de pedras e vermes na barriga (5 ou 6CH). Enjoo (no mar, no carro, com movimentação). Na viagem: agrava com cigarro, fraqueza, imobilidade (não fala). Na véspera da viagem 9CH, no início 5CH, durante 5CH (cada 2 horas).
C) Distúrbios Gerais: Dores de fígado, dispneia, tosse, coreias, loquacidade, nevralgia facial (5 ou 6CH). Dor de cabeça, occipital com tendência a vertigens agravando ao sol e nas enstruações (6 a 15CH). Dificuldade de manter a cabeça erguida (e então a apoia) (6 a 9CH). Fraqueza nos músculos da nuca. Fraquezas e vertigens com irritabilidade. Excessos sexuais. Dismenorreia. Reumatismo. Dores nos ossos. Dor de cabeça na nuca. Distúrbios por trepidações. Vertigem. Neurastenia. Epilepsia. Todas as perturbações com náuseas e vômitos. Estafas profundas. Ao deitar, logo desperta por terror. Sequelas por não dormir o suficiente (5CH a 12CH). Tétano (3CH).
Quadros animais:
Animais com: fraqueza, convulsão, espasmos na faringe (ou no estômago), náuseas, vômitos. Distúrbios nervosos provocando alterações no processo digestório. 2CH, 4CH, 6CH, 4D.
Atenção:
O preparado age intensamente em mulheres de cabelos claros, grávidas, e românticas. Estafas profundas. Nas hemiplegias como sequela de apoplexia. Vertigem. Mania de cantar em mulheres mentalmente limitadas.
Homeopatias sucessoras:
Arsenicum, Lycopodium, Sulphur, Belladona, Nux vomica, Sepia, Rhus tox, Ignatia, Pulsatilla.
Incompatíveis:
Coffea.
Antídotos:
Camphora, Chamomilla, Cuprum, Ignatia, Nux vomica.
Duração: 30 dias.
Dinamizações:
3CH a 30CH, 60C, 100C, 200C.
Outras denominações:
Anamirta cocculus, Cocculus suberosus, Menispermum cocculus.
Phatak
Cocculus indicus
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
É um veneno entorpecente, portanto causa distúrbios do sensório e afecções do eixo cérebro-espinal; produzindo relaxamento muscular paralítico, com peso. O paciente é muito suscetível ao medo, raiva, tristeza e todos os distúrbios mentais. Ele está muito fraco para erguer a cabeça, ficar em pé ou até mesmo falar. Paralisia da face língua, faringe, paraplegia, com dormência e formigamento. Adequado para pessoas de cabelos claros, tímidas, nervosas, traças de livros; mulheres solteiras e sem filhos; e meninas sensíveis e românticas Histeria. Dormência. Sensação de oco ou vazio, cabeça, peito, abdome. Como se partes individuais tivessem adormecido. Estremecendo. Contrações dolorosas dos membros e do tronco. Tremores; da cabeça, maxilar inferior; de excitação, esforço, dor. Tremores intencionais. Cólicas; nos músculos, em masseteres, no abdome, dismenorréia, no coração. espasmos, pelo corpo como choques elétricos. Convulsões; da ausência de menstruação ou da menstruação repentinamente controlada. Sintomas alternados. Efeitos nocivos da raiva, medo, tristeza, ansiedade, desapontamento. Vigilância noturna. Overstrain mental e físico. Viajando. Sol. Beber chá. Sensível ao frio. Cai repentinamente no chão inconsciente. Sentidos agudos. Trem e enjôo do mar. Lentidão, em movimento; estou respondendo, quer muito tempo para fazer tudo. Afecções unilaterais. Espasmos de grupos isolados de músculos. Lentidão; em movimento, estou respondendo, quer muito tempo para fazer tudo. Afecções unilaterais. Espasmos de grupos isolados de músculos. Lentidão, em movimento, estou respondendo; quer muito tempo para fazer tudo. Afecções unilaterais. Espasmos de grupos isolados de músculos.
Piora:
Movimento; de barco, carros; natação. Perda de sono. Tocar. Barulho. Frasco. Emoções. Ajoelhado. Inclinandose. Na menstruação. Comendo. Ansiedade. Ar frio ao ar livre. Esforço. Dor.
Melhora:
Sentado. Na sala. Deitado de lado.
Mente:
Atordoado. Tristeza profunda. Pensamentos fixos em um assunto desagradável, senta-se como se estivesse absorto em pensamentos profundos e tristes e não observa nada sobre ela. Grande ansiedade repentina. As coisas parecem irreais. Apreensão lenta. Facilmente ofendido, não suporta contradição. Extremamente triste, taciturno e rabugento. Leva tudo para o lado ruim.
O tempo passa rápido demais. Bêbados; cambaleando, rugindo, briguento, cantando. Muito preocupado com a saúde dos outros. Falante, espirituoso, brincalhão, dançando, gesticulando. Vê algo vivo nas paredes, chão, cadeira etc. Vacilante, não realiza nada em seu trabalho. Teme a morte e perigos desconhecidos.
Cabeça:
Vertigem; com náusea; com palpitação pior na manhã; levantar a cabeça; sentida na testa. Cabeça pesada. Dor no occipital e na nuca pioram deitado sobre ele; melhor curvar-se para trás, pior café. Não consegue deitar de costas durante a dor de cabeça. Sensação de abertura e fechamento pior occipital. Tremor convulsivo da cabeça devido à fraqueza dos músculos do pescoço. Cãibras nos músculos temporais esquerdos.
Olhos:
Dor como se tivesse arrancado a cabeça (com dor de cabeça). Olhos fechados, com as bolas rolando constantemente; em espasmos. Olhos salientes. Alunos, contraída ou dilatada. Os objetos parecem se mover para cima e para baixo. Empurrão das pálpebras.
Ouvidos:
Sensível à audição, teme ruídos repentinos. Sinta-se fechado (à direita). Ruídos como de água corrente. Dureza de audição.
Nariz:
Olfato aguçado.
Face:
Paralisia, de um lado. Cãibras nos músculos masseter piora a abertura da boca. Prosopalgia, com ampla dor irradiada para os dedos. Tremor do maxilar inferior e ranger de dentes ao tentar falar. Inchado, distorcido e frio ao toque.
Boca:
Língua; como se paralisado, fala difícil ou apressado; dores na base quando protruídas. Sabor metálico. A comida tem gosto de pouco sal; o tabaco tem gosto amargo. Dor nos dentes melhor ao morder, com a boca vazia. Os dentes parecem frios.
Garganta:
Paralisia impedindo a deglutição. Cócegas na garganta, com lacrimejamento. Esôfago seco, queimando. Constrição na garganta; com respiração difícil e inclinação para tossir.
Estômago:
Aversão a toda comida e bebida. Náusea; subindo para a cabeça ou sentido na cabeça. Vômito. Vômito, com fluxo abundante de saliva; com dor de cabeça, dor nos intestinos; ao tomar resfriado; de mau cheiro azedo e amargo. Como se um verme se movesse. Bocejos soluços e espasmódicos. Desgosto pelo cheiro de comida. Vômito, com síncope. Vômito de tumores cerebrais; de falar alto. Anseia por cerveja. Sensação de estar muito tempo sem comer, até que a fome desapareça.
Abdome:
Inchado. Parece cheio de pedras afiadas; em cada movimento; diarréia melhor deitado de lado. Frio, vento, torção, histérica, nervosa, com desmaio, com salivação. Cãibras no epigástrio, com dificuldade em respirar. Fígado mais dolorido, depois da raiva pior menos jar. Músculos abdominais fracos. Dor no anel abdominal como se algo tivesse sido forçado.
Órgãos urinários:
Desejo freqüente de urinar, com pequena secreção em mulheres grávidas. Urina aquosa.
Sankaran (Resenha)
Cocculus indicus
Autor: Rajan Sankaran
Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas
Informações gerais:
Cocculus é um remédio vegetal
Miasma:
Pertencente ao miasma sicótico.
Mental/emocional:
A situação de Cocculus é a de uma mulher solteira ou sem filhos. Em tal situação, ela assume o papel de cuidar e zelar pelas pessoas, reprimindo seus próprios sentimentos e desejos.
As pessoas Cocculus são muito sensíveis ao sofrimento dos outros. Simpáticos, alertas e ansiosos pelos sentimentos e saúde dos outros, eles podem ficar acordados por noites, cuidando ansiosamente dos doentes. “A ansiedade pela saúde dos outros” e “A perda do sono agrava” são duas das principais indicações para este remédio. A perda de sono produz uma hipersensibilidade emocional ficando no limite de suas forças: “Supersensibilidade ao ruído, aos odores, ao olhar para objetos em movimento”, “Tontura, embotamento, sensação de desequilíbrio”. Como resultado, os pacientes querem deitar com os olhos fechados. São hipersensíveis à grosseria e magoam-se facilmente: “Tristeza, como se fosse um insulto”. A sua situação é tal que não se sentem tão ligados e sujeitos a insultos da família, não podendo exprimir os seus próprios sentimentos: “Tristeza”, “Senta-se com os olhos fechados, absorto em pensamentos tristes”, “Reconhece tudo, mas não pode se mover”. Eles absorvem impressões, insultos, etc., mas não podem fazer nada a respeito.
Comparações:
Semelhante a Pulsatilla e Ignatia. Cocculus pode ter que ser diferenciado de Causticum. Causticum é muito mais difícil quase ditatorial e está principalmente preocupado com a unidade e união da família ou do grupo. Não é um problema de sensibilidade.
Rubricas:
• Tristeza, como se fosse um insulto.
• Ansiedade, sobre a saúde.
• Ansiedade, para os outros.
• Ansiedade, devido à perda de sono.
• Habita-se em ocorrências desagradáveis do passado.
• Reconhece tudo, mas não consegue se mover.
• Sensível a todas as impressões externas.
• Sensível à grosseria.
• Senta-se como se estivesse envolvido em pensamentos profundos e tristes e não percebe nada.
• Luto,de doenças.
• Fala, indisposto, deseja ficar calado, taciturno.
• Enjoo.
• Medo pela saúde dos outros.
• Romântico.
Nilo Cairo
Cocculus indicus (Coco do levante)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Anamirta cocculus, Cocculus suberosus e Menispermum cocculus. Pertence às Menispermaceae. Debilidade geral. Fraqueza irritável. Sensação de debilidade e de vazio em vários órgãos: cabeça, abdome, intestinos, peito, coração e estômago, etc. Debilidade espinhal. Hemiplegia depois de apoplexia. O tempo passa muito depressa. Lentidão intelectual. Mulheres louras, especialmente durante a gravidez apresentam náuseas e dores de cadeiras. Moças delicadas e românticas; solteiras, senhoras sem filhos, com irregularidades menstruais. Onanistas ou debilitados por excessos sexuais. É um dos remédios mais úteis de dismenorréia e na menstruação escassa e irregular; distensão do ventre. Muito fraca depois das regras e depois das hemorróidas. Muita sensibilidade ao toque; reumatismo, úlceras, dores nos ossos. Dor de cabeça occipital e na nuca. Vômitos e vertigem ou outras afecções causadas ou agravadas por andar de carro ou de bote, ou mesmo vendo um bote em movimento. Enjoo de mar. Grande vertigem é o seu principal característico. Vertigem neurastênica. Epilepsia. Náuseas e vômitos acompanham frequentemente os casos a que convém Cocculus. Enxaqueca. Náuseas até cair. Grande repugnância pelos alimentos e pelas bebidas. Gosto metálico na boca. Dores de estômago espasmódicas; dispepsia flatulenta; dispepsia neurastênica. Consequência da perda de sono ou de excesso de trabalho mental. Grande estafa na época menstrual. Quer dormir, mas, quando vai adormecendo, desperta em sobressalto com uma sensação de terror.
Ponto de Weihe:
Ao lado esquerdo do ponto de Nat. carbonicum.
Remédios que lhe seguem bem:
Ars., Bellad., Sepia, Ignatia, Lycop., Nux, Rhus, Pulsatila e Sulphur.
Inimigos:
Coffea.
Antídotos:
Camph., Cham., Cup., Ignatia e Nux.
Duração:
30 dias.
Dose:
3.ª à 30.ª 60.ª 100.ª e 200.ª.