Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Coccus cactos

Coccus cactos

Casali

Coccus cactos

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com insetos do tipo cochonilha, ordem Hemiptera, parasitas com hábitos semelhantes aos percevejos, porém o corpo é bem protegido e com pouca mobilidade.

Palavra chave:
Coqueluche, mucosa irritada.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Irritação com inflamação, com espasmos, com muito muco filamentoso na mucosa respiratória. Irritação com congestão das vias urinárias e com tendência a hemorragia.

Sinais de Exaltação
Sensações: 
Garganta arranhada, secura na narina, pressão no coração, latejamento abaixo da clavícula esquerda, objeto entre o globo ocular e a pálpebra de cima, algo tipo casca de pão na laringe obrigando deglutir.

Sinais Emocionais:
Tristeza (pela manhã ou à tarde).

Sinais Gerais:
Cócegas na laringe, tosse ao escovar dente, expectora muito muco, o vento forte tira o fôlego, urina escura (sedimento vermelho). Fluxo menstrual antecipado, volumoso, preto, denso apenas à noite

Sinais Físicos:
Dor de cabeça (no occipício) que agrava ao deitar de costas. Dor  de cabeça sobre o olho direito (pela manhã). Muco denso e difícil de ser expelido. Tosse sufocante. Tosse com espasmos pela manhã. Emergência nas micções. 
Dor intensa nos rins atingindo a bexiga.

Generalidades
Agrava: 
No lado esquerdo, após dormir, após toque, com roupas pressivas, ao escovar os dentes, com esforços mínimos.

Melhora: 
Andando, a dor de cabeça melhora estando de pé.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Mucosas – A1 – 9CH a 12CH. Hipersensibilidade das mucosas ao toque e ao vento). Mucosa da boca e da faringe: náuseas quando há contacto, desejo constante de engolir.
B) Mucosa da vagina e da vulva: dor no momento da cópula, hipersensibilidade da vulva com as roupas, dores vaginais. Ao urinar expele coágulos volumosos. A2 – 4CH ou 5CH. Rinofaringite (inflamação da mucosa do nariz e da faringe).
a) Com muito muco (incolor e filamentoso) na faringe e narinas.
b) Com sensação de ferida na garganta, piora com calor.
c) Tosse espasmódica. A3 – 4CH a 12CH. Tosse.
d) Acessos de tosse espasmódica e sufocante, com face vermelha, muco aderente e filamentoso, agravação com calor ou muco, após refeições, escovando dentes, no inverno, com vento.
e) Pode haver coceira na laringe.

Sistema Circulatório:
B1) 5CH ou 6CH – Hemorragia – O sangue que sai via menstruação ou urina é denso, escuro, com coágulos pretos. Dores na menstruação (semelhante ao parto), dores dos rins até a bexiga.
B2) 5CH a 12CH – Inflamação na aorta – Aortite ou aneurisma (dilatação) da aorta com sensação de pressão, dispneia, latejamento debaixo da clavícula esquerda, pulso rápido, com depressão pela manhã.

Distúrbios Gerais:
Diurese irregular com depósitos na urina, avermelhados, com tendência a cálculos e sangue (escuro com coágulos pretos), com inflamação da vulva (4 ou 5CH). Zumbido no ouvido (a noite toda), dor de dente local e por toque, gosto metálico, salivação, flatulência dolorosa (4 a 6CH). Tosse e coqueluche (vomita muco pela manhã). Menstruações interrompidas à tarde e à noite. Muco claro e filamentoso em qualquer doença. Bronquite crônica. Sensação de fio de cabelo no fundo da traqueia. Vulva com inflamação. Cálculos renais, hematuria (sangue na urina). A respiração é interrompida quando caminha contra o vento. Dor de dente cariado (6 CH, alternar com Thuya 6CH). Tique na face (com dores).

Quadros Vegetais:
Em plantas com ataque de cochonilhas (coccinelídeo) ou outros insetos-praga que formam carapaça cerosa, que ficam fixos nas plantas e que geralmente são embranquiçados. 
O uso deste preparado homeopático é ótima alternativa porque o controle das cochonilhas é complexo.

Atenção:
Tosse com espasmos. Dores com espasmo. Muco na bexiga. Anuria. Anasarca. Ascite.

Dinamizações:
1CH a 12CH.

Outras Denominações:
Coccionella indica, Coccionella.

Coccus cactos

Autor: Sr Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Este é um inseto que infesta o cacto. A tintura é preparada a partir dos corpos secos dos insetos fêmeas. Afeta as membranas mucosas, causando quadro catarral e irritação da garganta, órgãos respiratórios e geniturinários. As descargas são estranhas; incluindo hemorragias, que podem estar em grandes coágulos pretos. Coceiras internas intoleráveis, queimando como pimenta.
Pulsação em diferentesórgãos. Sensação de um fluido forçando seu caminho durante a dor. Espasmos. Ácido úrico; gotosa, diátese reumática. Anúria. Anasarca. Ascite. Lassidão geral.

Piora:
Periodicamente. Aquecer. Mentindo. Exposição ao frio. Despertar. Tocar. Pressão da roupa. Escovando os dentes. Pequeno esforço irritação da garganta. Enxaguando a boca.

Melhora:
Lavagem em água fria. Andando. Bebidas frias.

Mente:
Tristeza, de manhã cedo ao acordar ou à tarde 14-15h

Cabeça:
Dor latejante com sensação como se fluido estivesse forçando seu caminho.

Olhos:
Sensação de corpo estranho entre a pálpebra superior e o globo ocular.

Ouvidos:
Rachaduras nos ouvidos, ao engolir.

Nariz:
Queimando como pimenta nas narinas. Acúmulo de muco espesso e viscoso na nasofaringe.

Face:
Sensação de rastejar. Torna-se roxo, vermelho pior tosse.

Boca:
Falar alto ou escovar os dentes causa tosse. A ponta da língua queima como pimenta. Sabor adocicado e metálico. Salivação, desejo constante de cuspir.

Garganta:
Acúmulo de muito muco viscoso; anunciá-lo, provoca tosse, ânsia de vômito e vômito. Sensação de um fio pendurado no fundo da garganta. Qualquer irritação na garganta causa tosse, náusea e vômito. Garganta apertada; ou a partir de um plugue alojado nele. Descarga pós-nasal profusa. Sensação como se a úvula estivesse alongada, causando hawking constante.

Estômago:
Irritação da garganta, pigarro, escovar os dentes causa náusea e vômito. Sede; bebe água frequentemente e em grandes quantidades.

Abdome:
Dor excruciante na região ilíaca esquerda, estendendo-se até a virilha na metade das coxas; como se o fluido estivesse forçando seu caminho até lá.

Órgãos urinários:
Dor lancinante e violenta dos rins à bexiga; com disúria. Cólica nefrítica. Desejo constante de urinar, melhor depois de passar coágulos sanguíneos da vagina nas mulheres. Dor penetrante ao longo dos ureteres.  Urina; escasso, grosso, pesado, azedo; sedimento; arenoso, vermelho escuro, marrom ou branco; muco sanguinolento. Nefrite.

Macho:
Pulsação na glande.

Fêmea:
Vulva sensível pior ao urinar. Menstruação muito precoce, profusa, preta e espessa, coágulos escuros, com disúria. Grandes coágulos escapam da vagina ao urinar, quando está quieto ou quando se levanta. Menstruação; intermitente; fluir apenas à noite ou à noite.

Órgãos respiratórios:
Paroxismos regulares ou cócegas violentas, tossem torturada, terminando em vômito ou elevando muito muco claro e rospante, pendurado na boca, com rosto vermelho-púrpura e calor interno. Bronquite crônica complicada com cascalho. Coqueluche. Tosse; periódico aumentando lentamente e diminuindo gradualmente em sua intensidade, melhor ar frio ou bebidas frias. Caminhar contra o vento tira o fôlego. Dor ou pontadas nos ápices dos pulmões. Falta de ar. Tosse de bêbados.

Coração:
Sensação como se tudo estivesse pressionado contra o coração.

Voltar:
Frio na região dos rins dolorida à pressão.

Extremidades:
Sensação como se uma lasca fina estivesse sob as unhas dos dedos.

Febre:
Queimando, como pimenta.

Relacionado:
Apis; Berb; Lach; Fósforo

Coccus cacti

(Cochonilha)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Coccionella indica, Coccionella e Coccinella. Pertence aos Hemiptera. Um remédio para tosse e coqueluche, em que o acesso termina em vômito de mucosidades claras, viscosas e filamentosas, sobretudo pela manhã. As urinas são claras e abundantes. Regras que são suspensas à tarde e à noite. Em qualquer moléstia, em que se apresentar um muco claro, branco e filamentoso, este remédio será útil. Bronquite crônica complicada com gravalia. Sensação de fio do cabelo alojado no fundo da traquéia. Vulva inflamada. Cálculos renais; hematúria. Disúria. Cálculo de uratos. O caminhar contra o vento tira a respiração. Bronquites prolongadas, consecutivas à coqueluche. Dores de dentes, sobretudo dentes cariados, alternado com Thuya, ambos na 6.ª diluição. Tique doloroso da face. Ponto de Weihe: Sobre a linha vertical que passa pelo ângulo inferior da omoplata (braços pendentes) no 8.º espaço intercostal bilateralmente.

Dose:
1.ª à 5.ª.

logo-naturoergos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos