Casali
Cuprum metallicum
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com o cobre (metal).
Palavra chave:
Cãibra. Espasmos. Paralisias. Asfixia nos animais.
Tropismo Homeopático:
Sistema nervoso central, músculos lisos e estriados, brônquios, via gastrintestinal.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Espasmos neuromusculares: cãibras dos músculos (principalmente flexores), dores musculares, dores dos membros, dores das vísceras, espasmos (digestórios, uterinos, cardíacos, respiratórios). Hipoparatireoidia. Distúrbios da nutrição da pele e do sangue.
Sinais de Exaltação
Sensações:
Constrição na base do tórax e no peito, morte iminente, punhal atravessando do ventre às costas, constrição do coração, cabeça vazia, água escorrendo sobre a cabeça, congestão de sangue no nariz.
Sinais Mentais:
Ideias fixas, usa palavras que mentalmente rejeita, esgotamento mental por excesso de atividade ou por não dormir. Hipersensibilidade mental.
Sinais Emocionais:
Chora por razões/emoções mínimas (piora ao conversar). Humor oscilante. Emotivo por hipersensibilidade.
Sinais Subconscientes:
Medo de estranhos.
Sinais Comportamentais:
Comporta-se como: irritável, rabujento, indiferente, sério, repressor das próprias emoções, aparentemente antissocial, destruidor ou não. Prende a respiração quando muito enraivecido. Alterna doçura com teimosia.
Sinais Gerais:
Gagueira, gosto metálico forte.
Olhos:
Fixos, fundos ou arregalados. Gosto metálico com salivação. Retração/protusão da língua seguidamente podendo ter paralisia. Soluços antes dos espasmos. Abdome tenso/sensível ao toque e contraído. Ao beber faz som de borbulhar. Fezes pretas com sangue. Menstruações tardias e prolongadas. Pulso lento ou rápido. Tosse com o som de borbulhar. Crises de sufocação (agravam às 3 h). Espasmos e constrição no peito. Espasmo da glote. Dispneia. Extremidades com contrações/repuxamentos nos músculos. Mãos frias. Espasmos crônicos nas extremidades começando nos dedos. Pele azulada. Acne nas dobras/articulações. Sono profundo, mas com choques no corpo e abdome com roncos.
Sinais Físicos:
Inchação com arroxeamento/vermelhão da cabeça com convulsões. Dores no cérebro e nos olhos (ao mover). Tontura seguida de distúrbios. Olhos com dores na parte de cima. Face e lábios pálidos/azulados. Contração dos maxilares. Congestão nasal. Náuseas/vômitos que melhoram bebendo água fria. Cólica/espasmo no estômago. Nevralgia das vísceras. Cólica abdominal intermitente/intensa. Ao evacuar tem fraqueza/tenesmo, cãibra no abdome. Cãibra nos genitais que atinge o peito no período menstrual/após. Cãibra nos genitais causada por supressão da transpiração nos pés. Angina com quadro de asma e com cãibra. Cãibra na palma das mãos. Cãibra nas panturilhas e na palma dos pés. Pele com ulcerações.
Generalidades
Agrava:
Antes do período menstrual, com vômitos, com toques, com calor, com repressão das emoções.
Melhora:
Enquanto transpira, enquanto toma água fria.
Lateralidade:
Comumente esquerda.
Perfil (Criança):
Crianças com espasmos, repuxações e crises convulsivas. Movimentos tipo coreia começando nos pés (dedos) ou mãos atingindo até a metade do corpo. Crises convulsivas periódicas (com data e hora marcada) ou provocadas por sustos, por excitações, por supressões (erupção de pele, dores, diarreia, transpiração). Antes do início das crises as crianças percebem o gosto metálicoácido e a salivação densa. Humor variável, rabujenta, irritável, indiferente, gaga (geralmente), assustadiça, tremores amplos durante o sono, medo de estranhos, sede de gelados, ao beber faz o som de borbulhar. Os sintomas agravam com os distúrbios da dentição. Diarreias repentinas/volumosas contrastadas com falsos alarmes de evacuar. Tosse de sufocar com cianose. Quando raivosas prendem a respiração. Podem ser: sérias e repressoras das emoções intensas.
Indicações
Quadros Comuns:
A) Espasmos Musculares – Cãibras ou espasmos musculares (contrações), geralmente aparecem e desaparecem repentinamente com violência e dor. Agravação à noite, pelo frio, antes da menstruação, pelo toque. São mais frequentes nos músculos flexores, nas panturrilhas (batata da perna), nas extremidades, na palma dos pés, em pessoas sensíveis (6CH a 30CH).
B) Espasmo do Estômago – Soluço violento com dores e frialdade no corpo, suores frios, sem náuseas/vômitos (ou poucos). Agrava com o toque e melhora bebendo água fria (6CH a 9CH).
C) Espasmo Intestinal – Cólicas com contrações dolorosas com dores. Cólicas paroxísticas (dores que aparecem e somem ou o desaparecimento é brusco). Abdome enrijecido, com sensibilidade ao toque, pressão, frio e após defecação (5CH a 12CH).
D) Espasmos Respiratórios ou Cardíacos. Contrações repentinas e fortes causando sufocação e cianose (arroxeamento) da face agravando à noite. Podem ser acompanhados dos sintomas:
a) Espasmos da glote.
b) Tosse seca violenta com rigidez do corpo (principalmente extremidades). Fraqueza e sensação de opressão, ressonância dolorosa no estômago e desmaio. Melhora com bebida fria.
c) Asma, crise repentina e violenta, agravação 3 h, melhora com bebida fria (9CH a 30CH).
d) Espasmos cardíacos. Dor forte no coração que desaparece e volta repentinamente com sensação de constrição, dispneia, angústia, cianose na face e frieza no corpo. Agravação à noite e antes das menstruações (6CH a 30CH).
e) Convulsões tipo epilepsia. Fortes e repentinas, com coreia ou não, iniciando pelas extremidades com a flexão espasmódica dos dedos ou artelhos, a seguir, toma o corpo. Rosto arroxeado ou azulado.
Agravação:
À noite, com frio, com toques ou menstruações na lua nova.
Melhora:
Após transpirar. Pode iniciar a convulsão com grito, virando os olhos e perdendo a visão. Após a crise o corpo permanece frio, fraco, com cefaleia (6CH a 9CH).
Quadros Diversos:
Hipersensibilidade a medicamentos. Reações com ansiedade, tendência espasmódica (9CH a 30CH). Estafa. Esgotamento mental (com melancolia), esgotamento físico, medos, pele fria/azulada. Agravação com insônia prolongada (9CH a 30CH). Sono profundo com sustos. Tétano. Meningite. Distúrbio cérebro-espinhal. Coqueluche sufocante. Asma nervosa. Dores pós-parto. Vômito dos alcóolicos pela manhã. Epilepsia (é o medicamento mais indicado). Alongamento e contração da língua. Paralisia da língua. Paralisia das mãos e braços. Paralisia em geral. Degeneração gordurosa do coração.
Quadros Animais:
Distúrbios dos brônquios com espasmos, intestino com espasmos. Tétano. Asfixia nos animais logo após paridos, asfixia em animais jovens. Vacas com prostração e frialdade. 6CH, 12CH, 12D, 30D.
Quadros Vegetais:
Distúrbios do crescimento e do metabolismo (agravado com frio) de plantas com gavinha (ervilha, pepino, chuchu, abóboras) e com caule volúvel (vagem, fava, feijão de corda). Queda de flores e frutos durante a fase normal de floração dos cultivos. Brotações novas tortuosas que senescem rápido e caem. Queda de folhas. Brotações excessivas na parte baixa do caule.
Atenção:
Nos distúrbios com espasmos e cãibras que começam nos dedos, convulsões, epilepsia, náuseas fortíssimas, dores aumentam com o mover e os toques. Meningite. Dores após o parto. Paralisia da língua. Náuseas, angina do peito. Psoríase crônica. Lepra. Reprime as próprias emoções.
Homeopatia Complementar:
Calcarea carbonica.
Homeopatia Sucessora:
Arsenicum, Apis, Belladona, Calcarea carbonica, Cicuta, Hyoscyamus, Kalium nitricum, Pulsatilla, Stramonium, Veratrum, Zincum.
Antídotos:
Belladona, Camphora, Cicuta, China, Cocculus, Conium, Dulcamara, Hepar sulphur, Ipeca, Mercurius, Nux vomica, Pulsatilla, Veratrum.
Duração:
40 a 50 dias.
Dinamizações:
5CH a 30CH, 60C, 100C, 200C, 500C, 1000C. Outras
Denominações:
Cupper, Cuprum.
Phatak
Cuprum metallicum
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
O cobre metálico é um dos remédios mais importantes, onde as condições de doença ‘atacam’, devido ao não aparecimento ou supressão de erupções e descargas. Afeta os nervos, do eixo cérebro-espinhal e músculos, causando efeitos espasmódicos; convulsões e cãibras de forma violenta. As convulsões podem ser tônicas ou clônicas; comece nos joelhos, dedos dos pés ou dedos e irradie por todo o corpo; com gritos penetrantes, torcendo a cabeça para um lado; trismo seguido de dor de cabeça, riso espasmódico, calafrios, exaustão mortal, transpiração fria etc.; epilepsia; à noite, durante a menstruação. Na epilepsia, o paciente cai gritando, urina e faz fezes; a dor de cabeça segue-se a espasmos ou a um grupo de sintomas seguidos pela aparência como se o paciente estivesse morto ou em estado de êxtase. Convulsões de crianças, durante a dentição; as crianças deitam-se de bruços e empurram a nádega para cima. Espasmos, com rosto azulado e polegares cerrados. Podem ocorrer cãibras no peito; (angina pectoris) atrás do esterno, dedos dos pés, dedos, panturrilhas_onde os músculos são atados melhor esticando a perna; em solas etc. extorquindo gritos. Empurrões, durante o sono. Dores pior toque e movimento. As dores são opressivas; como de um golpe sendo quebrado; lançando dardos por todo o corpo. Coréia do susto periódico. Os sintomas aparecem em grupos; periodicamente ou recorrentes em intervalos curtos. As reclamações começam no lado esquerdo. Tremor nervoso, com sentidos aguçados. Fraqueza continuada. Pobre reação. Latência. Efeitos nocivos da exaustão mental e corporal; perda de sono. Azulada. Recaídas fáceis. O paciente é hipersensível; toda droga exagera sem curar. Colapso. Paralisia de músculos isolados.
Pior:
Emoções; raiva, medo. Supressões. Excesso de trabalho mental e físico. Movimento. Tocar. Perda de sono. Clima quente. Vômito. Levantando os braços. Antes da menstruação. Na lua nova.
Melhora:
Sendo hipnotizado, colocando a mão na parte afetada. Bebidas frias. Pressão sobre o coração.
Mente:
Nervoso. Inquieto. Diz palavras não pretendidas. Gritos penetrantes. Chora violentamente. Risada convulsiva. Delírio; suor frio. Medo da sociedade, evita todo mundo.
Confusão, com medo de todos que se aproximam dele. Loquaz; depois melancolia; com crises de medo da morte. Sensação de perda de consciência. Ataques de raiva; quer morder os espectadores. Carrancudo; complicado; alternando cedência e cabeça-forte. Malicioso. Mania; morde, bate, rasga as coisas. Imita; imita.
Cabeça:
Vertigem; com tremores internos, a cabeça cai para a frente no peito evacua melhor; deitado, pior olhando para cima.
Não consegue manter a cabeça ereta ou perfura o travesseiro; meningite. Formigamento estranho, rastejando no vértice (menstruação suprimida). Sensação de vazio, com dor. Dor de cabeça após epilepsia. Sensação como se água fosse derramada sobre a cabeça, com dor de cabeça puxa o cabelo dela. Balança a cabeça de um lado para o outro.
Olhos:
Fixo, fixo, afundado, brilhante, virado para cima. Os globos oculares giram rapidamente atrás das pálpebras fechadas ou rolam de um lado para o outro. Dor machucada nas órbitas pior movendo os olhos.
Pálpebras espasmodicamente fechadas. Contração das pálpebras (esquerda) e fotofobia; asma.
Face:
Azul, lívido; pálido ou distorcido; afundado, comprimido. Gelado. Lábios azuis. Bloquear a mandíbula. Movimento de mastigação do maxilar inferior.
Boca:
Firmemente fechado ou aberto, com a língua entrando e saindo como uma cobra (em convulsões). Range os dentes. Sabor adocicado viscoso ou metálico. Perda da fala; gagueira; paralisia da língua. Espuma da boca. A comida tem gosto de água limpa.
Garganta:
Incapaz de falar devido a espasmos na garganta. Barulho gorgolejante ao engolir líquidos.
Estômago:
Desejo de bebidas geladas. Leite causa água impetuosa. Soluço; antes de vomitar; convulsões ou asma. Náusea, mais pronunciada. Vômito; violento, atormentador; com cólicas agonizantes, diarreia; gritos ou convulsões; melhores bebidas frias. Pressão de cólica dolorosa no epigástrio piora o toque e o movimento. Deita de bruços e empurra as nádegas para cima (cólicas, convulsões). Vômitos sempre ao acordar pela manhã. Vômitos ao menor movimento. Ataques periódicos de vômito. Como se algo amargo estivesse dentro.
Abdome:
Tenso, contraído, quente e sensível ao toque. Cólica terrível, com contração do abdome. melhor pressão; pior levantando os braços.
Intussuscepção; com vômito fecal. Diarréia; profusa; jorrando; de água verde. Cólera; diarréia de verão em crianças. Redondo; fita, minhocas de rosca. Constipação com grande calor corporal. Movimentos espasmódicos dos músculos abdominais. Cirrose do fígado.
Sankaran (Resenha)
Cuprum metallicum
Autor: Rajan Sankaran
Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas
Informações gerais:
Cuprum está na primeira linha de metais na Tabela Periódica junto com Zincum, Ferrum, Niccolum e Manganum.
Miasma:
É um remédio psórico.
Sensação:
Assim como os demais metais, o Cuprum também tem como tema o ataque, a defesa e a atuação. A principal sensação de Cuprum é a de ser atacado. Outro tema importante é a performance. Precisa ter muito mais que ocupações comuns.
Precisa ser um general.
Comparações:
Cuprum sente que deve estar preparado para um ataque repentino e deve atacar de volta. Essa sensação vem em paroxismos. Ao contrário de Zincum que se sente atacado continuamente.
Mental/Emocional:
Cuprum tem muito a ver com guerra e exércitos. Tem a ilusão de ser um oficial, uma pessoa de posição, um general. Essa sensação de ser atacado e a necessidade de se
defender também se reflete em seus hobbies, que muitas vezes incluem artes marciais como judô, karatê, etc.
Nas crianças, esse sentimento se manifesta na forma de medo de ser abordado; a criança não suporta que ninguém se aproxime dela e reage imediatamente batendo, gritando, mordendo, cuspindo, com raiva, chutando, atacando com os punhos, etc.
Em relação a performance, Cuprum tem: “Ilusão, ele está vendendo verduras”, “Ilusão, ele está consertando cadeiras velhas”. São ocupações muito comuns e Cuprum precisa ser muito mais do que isso.
Em Cuprum, todos os sintomas, incluindo a percepção de ameaça de ataque, não são contínuos, mas intermitentes, ocorrendo de forma repentina e espasmódica, em ataques às vezes periódicos e às vezes devido a uma causa excitante. A tosse vem em
ataques, a raiva vem em ataques. Outro tema de Cuprum é que eles imitam os outros, às vezes tirando sarro dos outros. Podem ser bons artistas. Há também um certo grau de egoísmo visto em Cuprum.
Sintomas físicos:
Tosse que vem em longos paroxismos violentos (asma). Agg. 3h00, fases da lua, excitação emocional no dia anterior.
Rubricas
• Doença de excitação emocional.
• Ansiedade, paroxismos.
• Morder, desejar.
• Delírio, está prestes a ser preso.
• Delírio, ele está consertando cadeiras velhas.
• Delírio, sendo um comandante.
• Delírio, , é um general.
• Delírio, ele é uma grande pessoa.
• Delírio, ele é um policial.
• Delírio , ele é uma pessoa de posto.
• Delírio, perseguidoporpolicial.
• Ilusão, ele está vendendo vegetais verdes.
• Ditatorial, falando com ar de mandão.
• Medo, aproximando-se dele, dos outros, as crianças não suportam que ninguém se aproxime delas.
• Medo, de estranhos.
• Imitação, mimetismo.
• Mordendo com raiva.
• Gritando com raiva.
• Raiva, violenta.
• Cuspir no rostos de pessoas.
Nilo Cairo
Cuprum metallicum (Cobre)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Cupper. Hipersensibilidade. Sono profundo com sobressaltos. Espasmos e cãibras são as duas principais características de Cuprum — cãibras nos dedos das mãos e dos pés, na barriga das pernas, no estômago, no cholera-morbus; espasmos começando por sobressaltos nos dedos das mãos ou dos pés; epilepsia, tetania, convulsões, coreia, meningite aguda ou cérebro-espinhal. Coqueluche muito sufocante, com convulsões. Asma nervosa, sem catarro; alivia o acesso. Laringismo estridulo. Dores post-partum; violentas. Esgotamento por surmenage. Diarreia simples das crianças, com cólicas, esverdeada, contendo leite indigerido. (DR. R. A. BENSON). Quando bebe, o fluido desce com um som de gargarejo. Forte gosto metálico na boca. Vômito matutino dos bebedores. Náusea maior do que em qualquer outro remédio. Epilepsia; a aura começa nos joelhos. “Cuprum deterá a frequência dos ataques epilépticos mais satisfatoriamente do que qualquer outro remédio; é a minha âncora de salvação para os casos antigos e obstinados”. (DR. HALBERT). Tosse com som de gargarejo, melhorada por beber água fria. Asma espasmódica. Espasmo e constrição do peito. Alongamentos e retrações constantes da língua parecendo língua de serpente. Paralisia lingual. Paralisia das mãos ou do braço; Paralisias em geral. Degeneração gordurosa do coração.
Ponto de Weihe:
Na junção do 1/3 externo, a média da linha que vai da cicatriz umbilical ao ponto de Balsamum peruvianum, lado esquerdo.
Complementares:
Calc.
Remédios que lhe seguem bem:
Ars., Apis, Bell., Calc. Caustic, Cic. Hyosc., Kalium, nit., Puls., Stram., Verat. e Zincum.
Antídotos:
Bell., Camph., Cic., Chin., Cocc., Con., Dulc., Hepar, Ipeca, Merc., Nux, Puls. e Veratr.
Duração:
40 a 50 dias.
Dose:
5.ª à 30.ª, 60.ª, 100.ª, 200.ª, 500.ª e 1.000.ª
D6 e D12 coloidais.