Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Comocládia dentata

Comocládia dentata

Casali

Comocládia dentata

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com a planta “Guaco de Cuba”, família Anacardiaceae.

Palavra chave:
Pele, olhos, mamas, articulação sacroilíaca.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Irritação dolorosa da pele com eritemas ou vesículas e pústulas. Irritação dolorosa dos olhos (na conjuntiva ou nos nervos) com, vermelhão. Irritação das glândulas mamárias. Articulação sacroilíaca dolorosa.

Sinais de Exaltação
Sensações: 
Pulsação na pele, olhos serem pressionados afora, olhos grandes e salientes.

Sinais Gerais:
Com o olho esquerdo enxerga apenas lampejo de luz. Olhos arregalados. Pele com vermelhão em todo o corpo. Listras vermelhas na pele

Sinais Físicos:
Nevralgias nos cílios que agravam em ambiente quente e com a movimentação dos olhos. Inchação da face. Pele com prurido e com úlceras profundas tendo bordas firmes. Eczemas e pústulas. Dores na glândula mamária esquerda. 
Dores no lado direito do peito atingindo braços e dedos. Tosse com dores irradiando na mama esquerda e na omoplata.

Generalidades
Agrava: 
Com toque, com calor e repouso à noite.

Melhora: 
Com movimento, ao ar livre e coçando.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Irritação
a) Irritação dos olhos com vermelhão e dor pulsante/ardente que melhora com calor. Os olhos parecem grandes, as dores atingem o fundo do olho e a parte occipital do crânio agravando à noite e melhorando com ar fresco (5 ou 6CH).
b) Irritação da pele com erupções, com eritema, com pústulas dolorosas, prurido diminuindo com o calor, piora com o toque. A pele ao redor fica vermelha com sensação de pulsação. Inchação. Secreção de pus com mau cheiro.
B) Dor Sacroilíaca E Mamária: Dor na articulação sacroilíaca indo até o quadril ou o abdome (5 a 7CH). Dor latejante na mama esquerda (geralmente, com inflamação) (5 ou 6CH).
C) Distúrbios Diversos – Glaucoma, nevralgia nos cílios, “coriza do feno”. Eritemas, erisipela, eczema agudo, impetigo com pus do couro cabeludo. Eczema agudo ou crônico na face inchada/vermelha.

Atenção:
Dores latejantes que agravam no calor.

Dinamizações:
1CH a 30CH.

Outra Denominação:
Guao.

Comocládia dentata

Autor: Sr Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
É um veneno irritante como Rhus-t, causando inflamação maligna da pele, com enorme inchaço ou edema; da perna e do pé esquerdos. Ardor, coceira nos olhos, que parecem muito grandes. Olho direito muito dolorido, parece grande, mais protuberante do que o esquerdo. Neuralgia ciliar. Comichão ardente no nariz com espirros violentos. Dor sob a mama esquerda ou mamilo estendendo-se para a escápula esquerda, ao tossir. Dores reumáticas errantes. Úlceras profundas, com bordas duras. Lepra. Pele toda vermelha. Eczema recorrente.

Melhora:
Ar livre. Movimento. Coçar.

Piora:
Tocar. Cordialidade. Descansar. Noite.

Comocládia dentata

(Guao)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Gano. Pertence às Anacardiaceae. É um remédio do eczema agudo, muito semelhante, a Rhus; sobretudo da face, com inchação muito acentuada, oclusão parcial das pálpebras e grande vermelhidão; pode também convir a casos crônicos. Pele avermelhada. Dores no seio esquerdo. Dores nos olhos: os olhos se sentem muito volumosos. Nevralgia ciliar Glaucoma. Sinusite do antro de Higmore. Úlceras indolentes.

Dose:
1.ª à 30.ª

 

logo-naturoergos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos