Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Convallaria majalis

Convallaria majalis

Casali

Convallaria majalis

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita apenas com plantas recém colhidas do “lirio dos vales”, família Liliaceae. Na fitoterapia é usado como tônico cardíaco e diurético.

Palavra chave:
Coração, batimentos.

Patogenesia
Sinais funcionais :
Eretismo e irregularidades no coração. Oliguria. Dor no útero com palpitação do coração. Enfraquecimento geral com irritabilidade e limitações mentais.

Sinais de Exaltação
Sensações: 
Coração cessa de bater e recomeça repentinamente em saltos, língua ferida/escaldada, garganta ferida (ao inspirar), roupas estarem sempre apertadas, calor na garganta, o coração bate em todo o espaço do peito, bexiga dilatada.

Sinais mentais:
Embotamento mental. Irritabilidade. Apreensão mental.

Sinais gerais: 
Manifestações de histeria. Vê mancha cinzenta com cerca de 7 cm. Range dentes pela manhã. Gosto de cobre. Língua com camada pesada.

Sinais físicos:
Dor de cabeça. Couro cabeludo sensível. Abdome borbulha. Tem dores com respiração profunda. Cólica no abdome. Dor na bexiga. Micção frequente. Dores nas articulações sacroilíacas que descem pela perna. Prurido no canal urinário e vaginal.
Respiração dificultada (dispneia ao caminhar). Palpitação no coração com pouco esforço. Pulso irregular. Dor no pulso. Mãos tremem. Lombo com dores. Dor na perna, até no dedão e tornozelo. Dor de cabeça e sede durante os calafrios.

Generalidades
Agrava: 
Em ambiente quente.

Melhora: 
Estando ao ar livre.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Sistema Circulatório (3D a 4CH) Pulsação cardíaca irregular (lenta quando em repouso ou deitado e rápida ou irregular quando em pé ou caminhando). Agrava em local quente, entre 14 e 17h. Melhora após alimentar-se. Dor no peito correspondente a ponta do coração com palpitações, com sensação de parada cardíaca seguida de batidas em salto e fortes. Dilatação ventricular esquerda. Dispneia. Oliguria. 
Pode ocorrer paralelamente: dores no útero (muito intensas, como no parto) e prurido vaginal.
B) Sistema Nervoso (3CH a 6CH) Irritabilidade. Dificuldades de raciocínio. Histeria. Quadros Diversos – Herpes nasal. Palpitações cardíacas devidas a nicotina. Congestão pulmonar. Ortopneia, dispneia, congestão pélvica, micção frequente.
Dores no abdome. Epistaxe. Manifestações histéricas. Hidropisia. Anasarca. Febre com calafrio nas costas ao longo da coluna e com dispneia.

Atenção:
Usado quando:
a) as válvulas estão muito distendidas e já iniciaram a dilatação,
b) não há hipertrofia compensatória,
c) há destacada estagnação venosa. Pessoas que apavoram facilmente, pensam pouco, irritáveis e têm o coração como órgão de choque. Tudo nela dilata, expande, aflora.

Outras denominações:
Lilium convallium.

Convallaria majalis

Autor: Sr Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
É útil para afecções do coração. Dilatação do coração sem hipertrofia compensatória; quando a estase venosa é marcada. Aumenta a ação do coração, torna-o mais regular. Dor na região uterina, com palpitação do coração. Sensação como se o coração tivesse parado de bater, começando de repente. Movimento no abdome como do punho de uma criança. Dispneia; hidropisia; tendência anúrica. Coração de tabaco.

Melhora:
Ar livre.

Piora:
Deitado de costas. Quarto quente.

Convallaria majalis

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Lilium convallium. Pertence às Liliaceae, tem de ser preparado de plantas frescas. Tonicardíaco. Dá energia ao coração e os batimentos tornam-se regulares. Dilatação ventricular, sem a hipertrofia compensadora com estase venosa. Dispneia e anasarca. Irritabilidade. Manifestações histéricas. Hidroa do nariz. Epistaxe. Gosto de cobre na boca. Abdome doloroso. Movimento como o de uma criança dentro da barriga. Urinação frequente. Fraqueza na região uterina com palpitações cardíacas. Congestão pélvica. Congestão pulmonar passiva. Ortopnéia. Dispneia. Palpitações cardíacas devidas a tabagismo. Parece que o coração vai parar de bater.

Dose:
Tintura-mãe nas afecções cardíacas, na dose de uma a quinze gotas. Nos outros casos, 3.ª, 5.ª e 6.ª.

logo-naturoergos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos