Casali
Copaiva officinalis
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita da planta “copaíba”, família Leguminosae. O uso inadequado e abusivo causa intoxicação e os seguintes sintomas: gastrenterite, albuminuria, hematuria, erupções tipo rubéola, ou tipo escarlatina. Como fitoterápico interrompe a secreção dos brônquios e das vias urinárias.
Alguns compostos bioativos:
Cariofileno ( e β), Bisaboleno, Ácido capaífero.
Palavra chave:
Mucosa, urticária.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Mucosas (uretra, bexiga, brônquios, intestino reto) com inflamação. Erupção tipo eritema ou tipo herpes.
Sinais de Exaltação
Sensações:
Narinas arranhadas (com dores), obstrução nasal, alimentos salgados.
Sinais Gerais:
Sensibilidade aumentada na cabeça (principalmente no couro cabeludo). Sensível a som agudo. Secura nas coanas. Muito catarro denso e cheiro desagradável nas narinas. Secura queimante nos cornetos. Gases intestinais. Retenção urinária.
Catarro na bexiga. Micções frequentes. Fezes com muco. Prurido anal queimante. Inchação nos testículos. Prurido vulvar. Pus com sangue saindo na vagina. Menstruação com dores irradiantes com enjoo e odor forte.
Tosse com pus no catarro. Laringe/traqueia/brônquios com catarro esverdeado. Pele com urticária, com placas, com prurido, com erupção tipo bolha.
Sinais Físicos:
Dor de cabeça na fronte (latejante, pior à direita/com movimentação). Distúrbios de digestão no período menstrual. Dificuldade de evacuar (com dores). Micção com dores, com pressão e ardência. Inchação no canal urinário. Urina verde com cheiro forte. Inflamação tipo erisipela na pele da barriga.
Indicações
Quadros Comuns:
A) Nos Excretores – Uretrite aguda. Secreção ardente leitosa, amarelo-esverdeada, vermelhão, dores no canal da uretra (antes e após urinar) com sensação de picadas, queimadura e coceira. Micção com frequência e pouca. Urina com mau cheiro (4 ou 5CH). Cistite aguda. Oliguria (5CH, 4CH). Retenção urinária com dor na bexiga/reto/ânus tenesmo da bexiga, vaginite. Colite com queimação no ânus.
B) Brônquios – Bronquite com expectoração amarelada/esverdeada. Tosse com muito catarro de mau cheiro e esverdeado.
C) Pele – Urticária com febre e prisão de ventre. Urticária crônica (especialmente em crianças). Roséola, inflamação tipo erisipela no abdome, erupções com bolhas. Herpes com febre e com prisão de ventre.
Atenção:
Urticária com febre associada a prisão de ventre e mucosa ulcerada. Mulheres idosas.
Antídotos:
Belladona, Calcarea carbonica, Mercurius e Sulphur.
Dinamizações:
1CH a 5CH.
Outras Denominações:
Copaifera glaba, Copaifera langsdorfii.
Proximidades:
Cantharis, Cubeba, Apis, Vespa, Erigeron, Senecia, Sepia.
Phatak
Copaiva officinalis
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Atua nas membranas mucosas do trato geniturinário e brônquios; produzindo descarga excessiva. falta; blenorréia; broncorreia, supuração.
Mente:
Chora ao ouvir um piano.
Cabeça:
Dor de cabeça occipital melhor pressão de mão suave. Fluxos de sangue na cabeça e no rosto.
Ouvidos:
Sensibilidade excessiva a sons agudos.
Nariz:
Ardor e secura. Epistaxe, durando vários dias em meninos pequenos. Secreção profusa, espessa e fétida.
Face:
Acne. Desfigurando o rosto. Rosto vermelho, corado.
Boca:
Catarro crônico da garganta. Dentes frios.
Órgãos urinários:
Pulsações no pênis. A uretra parece bem aberta. Urina acre, escassa, sanguinolenta; odor de violetas. Disúria. Catarro da bexiga. Supuração, sobe trato urinário. Gonorréia leitosa purulenta ou acre.
Órgãos respiratórios:
Tosse; com expectoração profusa, cinzenta, purulenta, esverdeada e ofensiva. Bronquiectasia. Tosse dolorosa, com calor e opressão no peito. Queimação nos pulmões. Expectoração sanguinolenta.
Pele:
Urticária, com febre e constipação. Urticária crônica em crianças.
Piora:
Manhã. Tomando frio.
Relacionado:
Ter.
Complementar:
Sépia
Estômago e abdome:
A comida tem um gosto muito salgado. Fezes de massas de muco ou cobertas de muco. Colite mucosa.
Nilo Cairo
Copaiva officinalis
(Copaíba)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Copaifera glaba e Copaifera Langsdorfu. Pertence às Leguminoseae. Atua poderosamente sobre as membranas mucosas, especialmente do aparelho urinário, dos órgãos respiratórios e pele, produzindo nesta uma urticária muito notável. Perturbações gástricas durante a menstruação ou após urticária. Colite mucosa. Cistite; disúria; a urina cheira a violetas. Retenção, com dor na bexiga, ânus e reto. Tenesmo vesical; a urina sai gota a gota; em mulheres velhas. Vaginite. Catarro vesical. Coriza. Bronquite. Tosse com profusa expectoração esverdeada e fétida. Colite mucosa. Urticária, com febre, e constipação; urticária crônica das crianças. Roséola. Inflamação erisipelatosa ao redor do abdome.
Antídotos:
Bellad., Cal., Merc. e Sulphur.
Dose:
1.ª à 3.ª
Copaiva
Autor: Boericke
Livro: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
Copaiva, também conhecido como Bálsamo de Copaiva, é um remédio eficaz, principalmente para atuar nas mucosas, como as do trato urinário, órgãos respiratórios e pele. Ele é particularmente eficaz no tratamento de resfriados, catarros e erupções cutâneas de urticária bem marcadas.
Cabeça
A sensibilidade excessiva e a dor no occipital são comuns com o uso de Copaiva. A dor de cabeça pode ser frontal e maçante, indo para o occipital, com uma sensação latejante, piorando no lado direito e com movimento. O couro cabeludo também pode ficar sensível, e o paciente se torna sensível a sons agudos.
Nariz
Os sintomas no nariz incluem dor intensa nas narinas, com sensação de obstrução e secura nas narinas posteriores. Pode ocorrer secreção nasal espessa, profusa e fétida, que escorre pela garganta, principalmente à noite. Também é comum uma sensação de queimadura e secura, com crostas nos ossos turbinados, acompanhando um quadro catarral marcante no trato respiratório superior.
Estômago
Copaiva pode ser indicado quando a comida parece excessivamente salgada, problemas gástricos surgem durante a menstruação ou após episódios de urticária. Pode causar gases, flatulência intestinal, vontade de evacuar e dificuldade para evacuar, associada a dor.
Urinário
Copaiva pode causar sensação de pressão ardente e micção dolorosa por gotas. Há também retenção urinária com dor na bexiga, ânus e reto. O remédio é eficaz em casos de catarro da bexiga e disúria (dor ao urinar). O paciente pode sentir inchaço no orifício urinário e ter um desejo constante de urinar. A urina pode ter um cheiro de violetas, sendo turva e de cor esverdeada, com odor pungente peculiar.
Reto
Copaiva é útil no tratamento de colite mucosa, onde as fezes são cobertas de muco, com cólicas e calafrios. Também pode aliviar a queimação e coceira no ânus, causadas por hemorroidas.
Macho
Nos homens, Copaiva pode ser indicado para testarículos sensíveis e inchados.
Fêmea
Em mulheres, Copaiva é eficaz para aliviar a coceira na vulva e no ânus, com secreção purulenta sanguinolenta. Pode ser utilizado para tratar secreção menstrual abundante, com odor forte e dores irradiando para os ossos do quadril, acompanhadas de náusea.
Respiratório
Copaiva pode ser utilizado em casos de tosse com expectoração profusa, de cor cinza e purulenta. O remédio também é eficaz em casos de cócegas na laringe, traqueia e brônquios, com secreção brônquica esverdeada e ofensiva, resultando em um catarro profuso.
Pele
Este remédio pode ser indicado no tratamento de colmeias (urticária), com febre e constipação, além de roséola e inflamação erisipelatosa, especialmente ao redor do abdômen. Também é eficaz em casos de manchas lenticulares circunscritas, com coceira, e erupções bolhosas. É particularmente útil no tratamento de urticária crônica em crianças.
Relação com Outros Remédios
Copaiva pode ser comparado com remédios como Santalum (para dores nos rins), Canab., Canto., Barosma, Cube, Apis, Vespa, Erig., Senépio e Sépiia. Também tem antídotos como Belladonna e Mercurius.
Dose
A dosagem de Copaiva varia de acordo com a intensidade dos sintomas. A atenuação pode ser de primeira a terceira potência.
Referência Bibliografica
VITHOULKAS, George. Copaiva. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/copaiva-boericke/