Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Crocus sativus

Crocus sativus

Casali

Crocus sativus

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com a planta “açafrão” (é o açafrão de flor, não é o açafrão de raiz amarela) família Iridaceae. Na fitoterapia é usado nos distúrbios do estômago (digestão), como analgésico local nas dores de gengiva, artrite, asma.

Alguns Compostos Bioativos:
Safranal, Pineno, Cineol, Crocetina, Zeaxanteno.

Palavra chave:
Mudanças repentinas: de humor, sensações, estado mental. Estremecimento em todo o corpo, tristeza súbita. Influências lunares. Esquizofrenia. Transtorno bipolar.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Excitação mental. Distúrbios dos nervos com espasmos. Distúrbios congestivos com hemorragia passiva, de sangue escuro, coagulado, em filamentos. Congestão do útero. Irritação dos olhos com dores e distúrbios da acomodação.

Sinais de Exaltação:
Sensações: secura nos olhos, fumaça no campo visual, algum animal movendo (no estômago/útero/ intestino/mamas), desmaio, torção do ânus, torção do intestino reto, calor chegando no coração, peso no peito, pulsação nos olhos, filete de ar frio entrando no olho, estremecimento no corpo, objeto pesado no abdome, úvula alongada, ter chorado, estar olhando através de óculos com lentes grossas, mamas puxadas por fios.

Sinais Mentais:
Indecisão/vacilação. Memoriza músicas facilmente. Mudanças repentinas nas expressões mentais.

Sinais Emocionais:
Alterações emocionais. Raiva, arrependimento, felicidade, afetividade, tristeza.

Sinais Comportamentais:
Mania de: agradar, rir, cantar, esfregar os olhos.

Sinais Gerais:
Visão de centelhas. Pupilas de dilatação/retração lentas. Pálpebras pesadas. Astenopia com muita fotofobia. Embolia na artéria principal da retina. Fisgadas / formigamento no ânus. Ao respirar percebe o ar com cheiro desagradável. Frialdade repentina nas costas. Contrações espasmódicas nos músculos, coreia, adormecimento das extremidades (principalmente superiores). Estalos nas articulações dos joelhos e dos quadris. Fraqueza nas pernas e joelhos.

Sinais Físicos:
Epistaxe (sangue escuro/viscoso/em filamentos). Prisão de ventre. Menstruação escura, pegajosa, volumosa. Hemorragia do útero com coágulos e filamentos sanguíneos longos. Dor nas narinas com contração espasmódica. 
Tosse com chiado e expectoração de filamentos finos. Extremidades geladas. Dor nas articulações dos joelhos/quadris.

Generalidades
Agrava:
Deitado, em ambiente quente, pela manhã, estandoem jejum, ao fixar o olhar, ouvindo música.

Melhora: 
Quando ao ar livre, após alimentar-se.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Humor – Nervosismo diário alternando com calma. Humor variável (depressivo x excitado, triste x alegre) agravando no calor e nas menstruações. Quando excitado ri, abraça, dança. Na depressão chora, melancolia com lamentos (9CH a 30CH).
B) Espasmos – Nervosismo com variação na manifestação do humor. Espasmos. Agrava na lua nova e lua cheia. Bocejos. Choques repentinos no cérebro. Coreia a cada 7 dias. Torção no ânus/reto. Tosse seca. Coração com palpitações temporárias e calor (5CH a 9CH).
C) Hemorragias – Congestão parcial em qualquer lugar do corpo seguida de hemorragia (sangue preto, denso, com coágulos em filamentos). Cefaleia congestiva (principalmente na menopausa, na época correspondente às menstruações).
Hemorragia na lua nova e lua cheia. Menstruações adiantadas precedidas de peso na bacia. Humor variável. Nas hemorragias 4CH ou 5CH. Fora delas 9CH a 12CH.
D) Olhos – Dores oculares (nevrálgica ou espasmódica ou inflamatória que agravam em local quente ou com luz). Astenopia na luz, com lágrimas, secura ou sensação de fumaça (5CH a 6CH).

Quadros Diversos:
Loucura. Histeria. Gravidez imaginária. Transtorno bipolar.

Atenção:
Usado nas hemorragias de sangue escuro, viscoso. Formigamentos, coreia, histeria. Mudanças repentinas: emocionais, mentais, comportamentais. 
Raiva com atos violentos após arrependimentos. Dor de cabeça da menopausa. Estremecimentos no corpo. Quando o feto se movimenta violentamente na ameaça de aborto. Vista fraca. Faz supurar ferimentos antigos. Faz sair a erupção do sarampo. Equizofrenia. Humor e hemorragia dependentes da lua. Gravidez imaginária. Riso histérico.

Homeopatias Sucessoras:
China, Nux vomica, Pulsatilla, Sulphur.

Antídotos:
Aconitum, Belladona, Opium.

Duração:
8 dias.

Dinamizações:
4CH a 30CH.

Outras Denominações:
Flores croci, Stigmata croci.

Proximidades:
Ipeca (nos sintomas físicos), Trillium, Platina, China, Sabina

 

Crocus sativus

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
O açafrão afeta os nervose a mente, produzindo uma disposição mental que muda ou se alterna rapidamente; opostas entre si; raiva com violência rapidamente seguida de arrependimento abjeto; risos rapidamente seguidos de lágrimas. Os sintomas mudam rapidamente de lado ou os sintomas mentais e físicos se alternam. Contração espasmódica ou espasmódica de conjuntos únicos de músculos. Coréia e histeria. Coreia a cada sete dias, com hilaridade, cantando e dançando. Prostração, cansaço, desmaio; com epistaxe, metrorragia. Sonolência; melhor por ocupação literária. Sensações de formigamento, rastejamento, formigamento e coceira. Sensação como se algo vivo estivesse se movendo internamente, no abdômen, tórax etc.; com náusea, desmaio e tremores; ou pulando, em várias partes. Haemorrage_escuro, viscoso, coagulante, formando-se em longos fios negros pendurados no orifício sangrento. Adequado para pessoas histéricas. Tumores. Lipoma. Encefaloma. Efeitos dos golpes.

Piora:
Movimento. Puberdade. Gravidez. Aquecer. Jejum. Deitado. Leitura. Durante a lua nova e cheia. Olhando fixamente.

Melhora:
Depois do café da manhã. Ar livre. Bocejando.

Mente:
Impressionável; carinhoso e temperamental. Vacilante. Disposição mutável. Mania de rir. Pular, dançar, rir, assobiar, quer beijar todo mundo. 
Canta ao ouvir uma única nota cantada. Risos e choro involuntários; música pior.

Cabeça:
Dor de cabeça latejante e pulsátil no período do climatério, durante a menstruação ou no lugar da menstruação; melhor pressão.

Olhos:
Seco, queimando, como depois de chorar; como se o ar frio estivesse correndo pelos olhos. Os olhos parecem como se houvesse fumaça. Deve piscar e enxugar os olhos com frequência, como se uma película de muco estivesse sobre eles; deve fechar os olhos com força. Sensação como se estivesse olhando através de lentes afiadas. Faíscas elétricas ou pontos de salto diante dos olhos. Lacrimejamento ao ler. Espasmos da pálpebra superior.

Ouvidos:
Ruídos nos ouvidos com dificuldade de audição, pior encurvado.

Nariz:
Sangramento nasal; fios de sangue escuro pendurados no nariz; com desmaio e suor frio na testa. Epistaxe na puberdade; de meninas.

Face:
Quente, vermelho ou alternando com palidez.

Boca:
Calor incomum na boca. Sabor azedo. Mau odor.

Garganta:
Sensação de úvula alongada, durante e ao não engolir; em histeria. Sensação de náusea na garganta e no peito.

Macho:
Excitação do desejo sexual.

Fêmea:
Menstruação; escuro, sujo e pegajoso. Ameaça de aborto. Hemorragia uterina pior menos movimento; pior durante a lua cheia ou nova. Metrorragia. 
Dor em salto no peito esquerdo, como se fosse puxado para trás; como se estivesse pulando vivo no peito direito. Gravidez falsa. Os movimentos do feto são violentos e dolorosos.

Órgãos respiratórios:
Tosse seca melhor colocando a mão na boca do estômago. Expectoração pegajosa como um fio. Peso no peito, deve respirar fundo.

Coração:
Sensação de calor subindo ao coração impedindo a respiração melhor bocejando. Pontos surdos no peito esquerdo. Palpitação, ansiedade pior subindo escadas.

Voltar:
Súbita sensação de frio, como se lhe tivessem atirado água fria.

Extremidades:
Rachaduras na articulação do quadril e joelhos, pior curvando. Frio como gelo; metrorragia, epistaxe.

Dormir:
Sono profundo. Canta dormindo.

Febre:
Ondas de calor interno, com formigamento e formigamento na pele. Suor apenas na metade inferior do corpo. Suor contínuo com mau cheiro, pior debilidade; hemorragias após o parto.

Pele:
Formigamento e rastejamento. Vermelhidão ou manchas escarlates, na pele; velhas cicatrizes se abrem e supuram. Dispersa tumores. Lipoma. Encefaloma.

Relacionado:
Ignorar; Tarente.

Estômago e Abdome:
Sede excessiva de bebidas frias. Sensação como se algo vivo estivesse pulando no estômago e abdome (lado esquerdo). As fezes contêm sangue fibroso escuro. Constipação obstinada; de infantes. Rastejamento e pontos no ânus. Problemas gástricos, inchaço, eructações, vómitos, etc. após operações de hemorróidas.

Crocus sativus

Autor: Rajan Sankaran

Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas

Informações gerais: 
Crocus sativus é preparado a partir de açafrão. Embora seja um remédio vegetal, possui algumas características comuns aos remédios do reino animal, como por exemplo a atratividade e a agressividade.

Miasma: 
É um remédio que pertence ao miasma sicótico.

Comparações: 
Ele também tem muitas características que são comuns ao grupo de remédios “droga”. Por exemplo, como Cannabis indica, tem alegria, vivacidade, hilaridade, ilusões de fantasia, fantasias de ouvir música, etc. 
Podem se assemelhar a Lachesis ou Hyoscyamus ou mesmo Tarentula porque alteranam alegria com agressividade.

Mental / emocional: 
Em Crocus, a atratividade e a agressividade se alternam. Às vezes, os pacientes podem ser extremamente atraentes. 
Isso se manifesta em comportamentos como beijos muito afetuosos, abraços, amor e carinho. Eles também são muito falantes, cantam e dançam e costumam ser a alma de uma festa. Mas em Crocus isso repentinamente se transforma em agressividade: eles podem ficar muito zangados, violentos, com mordidas e gritos. Mas essa raiva é seguida por um rápido arrependimento. Quem vibra em Crocus, sente a necessidade de manter a atenção da outra pessoa (especialmente do sexo oposto) pelo seu comportamento atraente, mas ao mesmo tempo não deve deixar-se dominar por esta pessoa. Ele pode ser muito impulsivo. Nas mulheres, há um sentimento de dependência do homem, um sentimento de inadequação para os negócios e uma necessidade de ser atraente para o homem. A situação de Crocus pode, portanto, ser a de uma mulher que está sendo negligenciada por seu marido dominador. Há uma ameaça de ele ir embora porque não se sente mais atraído por ela. Nessa situação, o comportamento atraente dela serviria para mantê-lo atraído, enquanto o comportamento agressivo e a raiva o impediriam de ser muito dominador. E assim a combinação da necessidade de atrair e da raiva, que se alternam. Outra característica do Crocus é o canto. Ela não resiste ao impulso de cantar, mesmo que ouça uma única nota cantada à distância.

Físico: 
Descargas fibrosas, especialmente o sangue fibroso da menstruação e a epistaxe.

Rubricas
• Afetuoso.
• Dançando.
• Pular.
• Beijos a todos.
• Loquacidade.
• Cantar involuntariamente.
• Assobiando.
• Alegre, alegre, feliz.
• Fantasias, vivas.
• Delírio, imagina ouvir música.
• Alegria, hilaridade, vivacidade, etc.
• Rindo involuntariamente.
• Rindo alto.
• Mordendo.
• Raiva, fúria.
• Briguento alternando com canto.
• Raiva alternando com disposição afetuosa.
• Cantar alternando com raiva.
• Raiva alternando com arrependimento rápido.
• Ilusão de que não está apto para os negócios
• Abdome: sensação de algo vivo dentro.

Crocus sativus

(Açafrão)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Flores croci. Stigmata croci. Pertence às Iridaceae. Súbitas e frequentes mudanças de sensações; de repente passa da maior hilaridade à mais profunda tristeza; de muito bom humor, passa subitamente à mais violenta cólera; cólera violenta logo seguida de arrependimento. Sensação como se alguma coisa viva estivesse se movendo em vários órgãos; estômago, ventre, útero, ou em órgãos, com náusea e desmaio; sobretudo do lado esquerdo. Prisão de ventre das crianças. Loucura. Histeria; riso histérico; gravidez imaginária. Movimentos do feto muito violentos. Dor de cabeça da menopausa — durante os dois ou três dias das regras habituais. Hemorragia de qualquer parte do corpo, semelhante ao alcatrão, escura, viscosa; coalhada, formando longos filamentos viscosos pendentes da superfície que sangra. Epistaxe: sangue escuro, pegajoso, viscoso, cada gota podendo ser transformada num fio pendente do nariz; com suores frios em grossas gotas na fronte; em crianças que crescem mui rapidamente. Ameaça de aborto. Metrorragia. Contrações; espasmos; sobressaltos musculares. Coreia e histeria. Faz sair a erupção do sarampo retardada. Velhas feridas cicatrizadas que se reabrem e supuram. Vista fraca, como se houvesse um véu diante dos olhos. Astenopia com extrema fotofobia. Sensação como se uma corrente de ar frio estivesse atravessando os olhos. Olhos com aspecto de terem chorado.

Ponto de Weihe:
Fixar o meio da linha que une Ferrum a Balsamum peruvianum. Sobre a linha que vai deste ponto à cicatriz umbilical, no limite do 1/3 interno e médio, lado esquerdo.

Remédios que lhe seguem bem:
China, Nux., Pulsat, e Sulphur

Antídotos:
Acon., Bellad. e Opium.

Duração:
8 dias.

Dose:
T M. à 30.ª.

 

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos