Casali
Daphne indica
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com a planta “daphne”, de origem Indiana, família Thymelaceae.
Palavra chave:
Trepidações no corpo, queimação no estômago.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Dores gástricas e por acidez. Dores musculares. Dores erráticas nos ossos. Inflamação nos brônquios com tosse. Dores no baço. Excreções fétidas. Desejo de fumar.
Sinais de Exaltação
Sensações:
Trepidações como choques elétricos, distensão do crânio, rompimento do crânio, cabeça estar separada do corpo, calor no ventre, partes do corpo estarem separadas do corpo, frio nas nádegas, partes do corpo estão sendo puxadas.
Sinais Gerais:
Calor na cabeça, língua coberta apenas em um dos lados, cheiro desagradável na cabeça, saliva quente. Urina turva/amarelada. Insônia causada por dores nos ossos. Pesadelos com gato preto. Ao adormecer tem calafrios.
Sinais Físicos:
Urina fétida, pé direito inchado/dolorido, as dores do pé atingem o abdome e o coração. Dores tipo reumatismo nos joelhos e nas coxas. Dores fortes penetrantes que pioram com frio.
Indicações
Quadros Comuns:
A) Dores
a) Dores no estômago que agravam com bebida alcóolica, à tarde ou à noite e com ar frio. Excesso de ácido no estômago (5 a 9CH).
b) Dor muscular ou óssea que acalma e recomeça em outros locais, pode até acontecer no coração ou abdome.
c) As dores são latejantes agudas com sensação de choque elétrico. Ocorrem mais frequentemente na coxa, no osso do pé, no osso do crânio, da nuca até a testa, nos joelhos, raque e coração (5 a 9 CH).
B) Distúrbios Gerais – Inflamação dos brônquios (com tosse), fezes, urina, catarros, suores com mau cheiro. Desejo de fumar. Insônia. Sonha com gatos e com fogo. Palpitações cardíacas. Expectoração amarela com espumas (1CH a 12CH). Nos casos que metade da língua aparenta suja. Partes do corpo sacodem (trepidam), mau hálito.
Dinamizações:
1 a 6CH.
Outras Denominações:
Daphne cannabina, Daphne odorata.
Antídotos:
Bryonia, Rhus tox.
Proximidade:
Aurum, Me
Phatak
Daphne indica
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades
Atua nos tecidos_músculos inferiores, ossos e pele. Empurrões repentinos de iluminação em diferentes partes do corpo. Desejo de tabaco. Partes do corpo parecem separadas. Dor machucada. Descargas fétidas_respiração, urina, suor. Exaustão. Exostoses, com pontos, pressionando ou dor incômoda pior à noite.
Piora:
Ar frio. Lua minguante. Tarde, na cama.
Mente:
Triste. Ausência de espírito e indecisões. Desanimado. Agitado.
Cabeça:
Como se separado do corpo; parece grande. Inchaços nodulares macios nos ossos sobre o vértice, dor pior à noite e ao toque.
Boca:
Língua revestida em apenas um lado. Saliva; quente, malcheiroso.
Abdome:
Fezes escassas, com sangue no final.
Urinário:
Urina; grosso, turvo, amarelo, sujo como ovos podres.
Macho:
Prostorréia pior tabaco. Ereção durante dor de dente. Dor de dente após o coito.
Extremidades:
As dores agudas mudam rapidamente; para cima em direção ao abdômen e ao coração. Nádegas frias.
Dormir:
Insônia de dor nos ossos. Sonhos de gatos pretos.
Febre:
Suor pegajoso; ofensiva.
Relacionado:
Rus-t.
Nilo Cairo
Daphne indica
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Daphne cannabina e Daphne odorata. Pertence às Thymelaceae. Age sobre os músculos, pele e ossos. Língua suja somente na metade. Sacudidelas repentinas em partes diversas do corpo. Dor queimante no estômago. Mau hálito. Suores e urina fétidos. Sensação de que a cabeça está separada do corpo. Língua saburrosa só de uma metade. Sensação de cabeça que vai estourar. Urina espessa, turva, amarelada com cheiro de ovos podres.
Dose:
1.ª à 6.ª.