Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Eupatorium perfoliatum

Eupatorium perfoliatum

Casali

Eupatorium perfoliatum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com a planta fresca denominada “cura ossos” ou “erva da febre”, família Compositae, que na fitoterapia é usada como tônico contra febre e provoca suores.

Palavra chave:
Dor de osso. Morosidade. Aftosa animal. Inquietude dos animais e febre.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Aumento da temperatura corporal, cansaço, dor nos músculos, dor nos ossos. Congestão do fígado, distúrbios gastrintestinais, excesso de bílis. Congestão/irritação/inflamação de mucosas: laringe, traqueia, brônquios, olhos.

Sinais de Exaltação
Sensações:
Fadiga geral, brônquios raspados, ulceração geral, rigidez nas articulações com dores de reumatismo, ulceração nos ossos em pessoas com distúrbios tipo reumatismo, caindo no lado esquerdo, peso no occipício após deitar, usar chapéu de chumbo.

Sinais Gerais:
Língua coberta por camada amarela, sede além do normal. Bílis além do normal (ou faz vômito ou descarrega no duodeno), soluços, aversão a roupa apertada, fezes verdes/aquosas, espirros, coriza e rouquidão. Tosse. Calafrios (entre 7 e 9 h). Gosto amargo. Desejo de água gelada e alimentos frios.

Sinais Físicos:
Dor de cabeça pulsante, dor nos olhos. Cefaleia periódica (cada 3º e 7º dia), dor no occipício, rachadura no canto da boca, dor no fígado, cãibra, prisão de ventre. Dor no peito. Dor muscular e óssea. Dor nas costas, dor nos dedos/artelhos, dor no pulso e nos braços. Artelho (maior) esquerdo com inchaço. Hidropisia e inchaço nos dedos (artelhos) das mãos/pés.

Generalidades
Agrava:
A tosse à noite, geral periodicamente, ao ar livre, com movimentação, entre 7 e 9 h.

Melhora:
A tosse aquecendo, mão/joelho, geral ao conversar, na posição corporal “de quatro”, após vomitar bílis.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Febre E Irritação Na Traqueia (6 a 15CH) Com dores musculares, dor nos olhos, sensibilidade ao toque. Agravação com ar frio. Estado febril (com sede, calafrios, a movimentação física não causa alívio) estado de tristeza, oliguria, couro cabeludo dolorido. Tosse seca com dores e irritação (agrava à noite, deitado de costas, com ar frio, com movimentação), sensação que os brônquios foram raspados, rouquidão, lágrimas, dor de cabeça, corrimento nasal, espirros.
B) Dores Nas Articulações (4 a 9CH) Dores ósseas e musculares (tipo reumatismo), sensação das partes estarem feridas, melhora com repouso. Sensação de articulações inchadas e enrijecidas.
C) Distúrbios Hepáticos (4 a 9CH) Dor, sede de água fria, enjoos (com cheiro de comida), vômitos de bílis (causam melhora), língua amarelada, fraqueza geral, dor de cabeça pulsante na testa ou nos olhos. Pode surgir aftas, rachaduras nos lábios, diarreia, queimação no ânus.
D) Distúrbios Tipo Gripe – Dores que tomam todo o corpo (inclusive os ossos), que não diminuem com repouso nem com movimentação. Febres intermitentes de manhã e com vômitos. Dor de cabeça com sensação de peso ao deitar, rouquidão pela manhã. O suor alivia todos os sintomas exceto a dor de cabeça.

Quadros Animais:
Inquietude (inclusive noturna). Febre baixa. Aftosa. Sensibilidade ao toque nas tetas de vacas leiteiras. 1CH, 3CH, 5CH.

Atenção:
É preservativo homeopático (“vacina”) contra dengue (3CH). Gripe. Distúrbios com febre, com dor nos ossos e com pouca transpiração.

Duração:
1 a 7 dias.

Dinamizações:
1CH a 15CH.

Outras Denominações:
Eupatorium connatum, Eupatorium salivaefolium, Eupatorium virginicum.

Proximidades:
Bryonia, Sepia, Natrum muriaticum, Nyctanthes, Phytolacca, Arnica, Ipeca, Gelsemium, Rhus tox

Eupatorium perfoliatum

Autor: Sr Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
A característica principal é dores violentas, dores que quebram os ossos. Os músculos do peito, costas e membros ficam machucados, doloridos. Afeta o fígado, produzindo efeitos biliosos. O paciente está inquieto, com frio e náuseas. Resfriados. Gripe. Dengue. Lentidão de todos os órgãos e funções. Útil em constituições quebradas de embriagados. Fraqueza.

Piora:
Ar frio, periodicamente; 7 às 9h; 3º ou 4º dia. Deitado em parte. Tosse. Cheiro ou visão de comida. Movimento.

Melhora:
Vômito de bile. Suando. Deitada de cara. Conversação.

Mente:
Geme com dor dolorida.

Cabeça:
Vertigem; sensação de cair para a esquerda; pior deitado do lado direito; Melhor vômito. Dor latejante dolorida; no occipital, depois de deitado, com sensação de peso. Dores de cabeça alternando com dores gotosas. Sensação de gorro de metal na cabeça. Dores de cabeça Melhoram por vômitos de bile, por conversa. Dores de cabeça doentias a cada 3 e 7 dias. Levanta a cabeça com as mãos, durante a dor de cabeça.

Olhos:
Olhos doloridos; com dor de cabeça. Amarelo.

Nariz:
Coriza com espirros, com dor em todos os ossos.

Face:
Súbita contração severa dos músculos da bochecha direita. Amarelo.

Boca:
Língua amarela. Tem gosto amargo. Rachaduras nos cantos da boca.

Estômago:
Sede de água fria; mas depois de beber estremecendo e vomitando bile. Náusea com cheiro ou visão de comida. Desejode sorvete, de bebidas ácidas. Soluço. Dor angustiante no estômago não melhora até que tudo seja vomitado. Roupas apertadas são opressivas. Náuseas e vômitos de bile. Sede antes de vomitar.

Abdome:
Dor no fígado. Fezes aquosas esbranquiçadas ou frequentes, verdes.

Urinário:
Urina alternadamente profusa e escassa.

Macho:
Coceira de mons veneris.

Respiratório:
Rouquidão pior de manhã. Tosse; com dor no peito, por cócegas na laringe; dói a cabeça e deve segurar melhor o peito deitado no joelho e nas mãos. Cru; peito quente e dolorido e brônquios pior inspiração.

Coração:
Pressão como se o coração estivesse em um espaço muito pequeno.

Pescoço e costas:
Dor na nuca e entre os ombros. Dor nas costas intensa, como se tivesse sido espancada; a dor sobe Tremendo nas costas durante a febre.

Extremidades:
Dor nos ossos e dor nos músculos dos membros inferiores. Dor contundente nas panturrilhas. Hidropsia das pernas, pés e tornozelos. Nódulos gotosos dolorosos, associados a cefaléia.

Febre:
Sede ou náusea, depois calafrios violentos; começa na parte inferior das costas. Vômito amargo após o frio ou durante o calor. Calor ardente. Suor; alivia todos os sintomas, exceto a dor de cabeça. Suor escasso.

Relacionado:
Bry; Nux-v.

Complementar:
Nat-m; Sépia

Eupatorium perfoliatum

(Cura-ossos)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Eupatorium connatum. Eup. salviaefolium e Eup. virginicum. Pertence às Compositae. Vertigem com sensação de queda para o lado esquerdo. Em aualquer moléstia em que predominar o sintoma — dores por todo o corpo como se fossem nos ossos, as quais não aliviam nem pelo repouso nem pelo movimento, está indicado o Eupatorium, — influenza de forma reumática (principal remédio), febre intermitente (pela manhã, com vômitos biliosos), dengue, febres biliosas, bronquites etc. Ossos sensíveis e carnes dolentes. Dor occipital, com sensação de peso, após ter-se deitado. Rouquidão e tosse com endolorimento do peito; tosse catarral pior à noite. Rouquidão matinal. Náuseas pelos cheiros da cozinha. Estado bilioso; congestão hepática; vômitos de bílis e diarreia biliosa. A sudorese alivia todos os sintomas, menos a dor de cabeça. Caquexia palustre. Soluço. Dor de cabeça occipital depois de deitar-se com sensação de peso.

Ponto de Weike:
Meio do 1/3 interno da linha que une o ponto de Carbo Veg. à cicatriz umbilical.

Remédios que lhe seguem bem:
Nat. muriat., Sepia e Tubercul.

Duração:
1 a 7 dias.

Dose:
Tintura-mãe à 6.ª.

logo-naturoergos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos