Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Euphorbia lathyris

Euphorbia lathyris

Casali

Euphorbia lathyris

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com a planta “tártago” ou “catapucia menor”, família Euphorbiaceae. O uso indevido provoca vermelhão na pele irritação e formação de vesículas (bolhas), vômitos, diarreia, suores, vertigens e delírio.

Palavra chave:
Estupor. Estado de coma. Delírio. Irritação da pele.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Pele com intensa irritação/vermelhão/prurido/queimação. Tosse na forma de crises paroxísticas.

Sinais de Exaltação
Sensações:
Queimadura na pele, teias de aranha no rosto.

Sinais Mentais:
Entorpecimento mental. Alucinações, delírios.

Sinais Gerais:
Narinas sensíveis.

Face:
Vai do brilho rosado até a palidez cadavérica. Transpiração na testa. Hálito de mofo. Gosto amargo. Língua com camada amarelada. Respiração difícil. Pulsação fraca/irregular. Sono inquieto com sonhos ansiosos.

Sinais Físicos:
Face inchada, pálpebra inchada (obstruindo os olhos). Eritema que atinge a face e o corpo todo em uma semana. Erupção áspera queimante/inchada que agrava com frio, descamando como farelo. Fisgadas no rosto com queimação. Ápice do nariz com inflamação. Náusea/vômito aquoso com fragmentos gelatinosos. Diarreia repentina seguida de prisão de ventre. Fezes brancas gelatinosas com sangue. Saco escrotal inflamado com úlceras ou queimação e prurido. Tosse inicialmente seca depois acompanhada de paroxismos e finalizada por vômito e sonolência. Pele começa com eritema, irritação, vermelhão brilhante, depois fica áspera com queimação e termina em descamação como farelo ou escamas. Pele com erupções fisgantes que se coçadas dão úlceras profundas.

Generalidades
Agrava:
Com frio e toque.

Melhora:
Em ambiente quente.

Indicações:
Irritação intensa na pele com vermelhão, com sensação de queimadura, prurido, tosse em crises paroxísticas. Eritema muito sensível ao toque, ardente que começa nas áreas descobertas da pele, com tendência a formar vesículas. Narina com tendência a ulcerações e pode surgir escamações (4 a 6CH). Tosse que pode provocar vômitos (5 ou 6CH). Eritema (sem arder) nas mãos, com prurido. Estupor, estado de coma, delírio (3CH a 30CH).

Atenção:
Erisipela. Edema da pálpebra. Narina inchada. Eritemas.

Antídotos:
Rhus tox (quanto à pele) e Veratrum album (vômitos/tosse e estado de coma).

Euphorbia lathyris

(Tártago)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Pertence às Euphorbiaceae. Delírio e alucinações. Estupor, coma. Os olhos fechados por edemas palpebrais. Erisipela. Erupção edematosa, com calor, agravada pelo toque e pelo frio, melhorada em quarto fechado. Sensação de teias de aranha sobre o rosto. Gosto ácido. Náuseas e vômitos de líquido claro, com pedacos esbranquiçados semelhantes à gelatina. Fezes brancas com muco gelatinoso. Drástico em doses fortes. Urinação abundante. Inflamação do saco escrotal, resultante de ulceração profunda e ácida, com coceira e ardor. Tosse em paroxismos regulares, terminando em vômitos e diarreia. Pulso cheio, rápido e frequente. Temperatura elevada. Eritema. Erupção ardente com coceira. Pontos da pele ulcerados, vermelhos.

Dose:
3.ª à 30.ª

logo-naturoergos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos