Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Ferrum muriaticum

Ferrum muriaticum

Nilo Cairo

Ferrum muriaticum

(Cloreto de ferro)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Chloricum ferricum, Oleum martis e Sal martis liquidum. Esplenomegalia provocada pela maleita. Dor no hi-pocôndrio esquerdo, que piora à noite. Face pálida e anemiada. Alternâncias de calor e frio. Nevralgia localizada na face. Diarreia crônica com perda de apetite e tenesmo. Diarreia de membranas e sangue.

Dose:
3.ªx. Irit. Tint.-mãe, de l a 5 gotas 3 vezes ao dia, na nefrite intersticial crônica (BOERICKE).

Ferrum muriaticum

Autor: Jan Scholten

Obra: Homeopathy and Minerals

O Texto está modificado, diferente do original, mas com as idéias mantidas.

Introdução: Ferr-m se assemelha significativamente a Kali-m em seus sintomas mentais. Em alguns casos de Ferrum, eu inicialmente prescrevi Kali-m com sucesso parcial. No entanto, precisei repetir Kali-m várias vezes, pois algumas queixas continuavam a retornar até descobrir que Ferr-m era o verdadeiro simillimum. Ambos os medicamentos trazem a sensação de que precisam ser boas mães, com o antecedente infantil frequentemente sendo o de ter sido o filho mais velho que teve que ajudar a mãe. A agravação às 5h é um sintoma comum, o que às vezes leva à confusão entre esses dois remédios.

Mas quais são as diferenças essenciais? Ferr-m tem a sensação de ser forçado ou de se forçar a si mesmo, enquanto em Kali-m falta esse elemento compulsivo. Em Kali-m, o sentimento é de dever; eles realizam suas tarefas com firmeza. Como Ferr-m se força mais em suas atividades, há uma maior chance de irritabilidade. Eles são facilmente irritados pelos filhos, porque sentem que devem ser corajosos e maduros.

Uma variação nesse tema é a situação em que têm uma mãe muito “firme”. A mãe é uma pessoa que sabe o que quer e, se as crianças não obedecerem, podem levar um murro. Ou podem ter uma mãe que tem a própria carreira e não tem muito tempo para os filhos, mas que não quer ouvir reclamações, não permite “rebuliços”. Essa é uma situação Ferr-m tanto para a mãe quanto para os filhos.

Essência: Sentem que precisam permanecer fortes para cuidar bem dos filhos.

Mente: São corajosos e resolutos. Precisam ser assim para cuidar dos outros. Quando crianças, frequentemente eram o filho mais velho que tinha que ajudar. Gostam de ter filhos e cuidar bem deles, podendo até fazer disso a sua profissão, como professor de escola. Não suportam bem a oposição ou a crítica, podendo se tornar extremamente irritáveis. Também se assustam facilmente.

 

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos