Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Glonoinum

Glonoinum

Casali

Glonoinum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com a substância química fabricada pela industria de guerra “nitroglicerina” ou “trinitrina” ou “trinitrato de glicerina” usada na fabricação de explosivos. A exposição excessiva ou indevida a este composto químico causa alteração arterial, coração acelerado, dor de cabeça, palidez, emagrecimento, distúrbios digestórios e feridas na pele. A trinitrina é usada na alopatia visando vasodilatação periférica e vasoconstrição pulmonar, na angina do peito, hipertensão (crises) e hemoptises.

Palavra chave:
Congestões por calor, insolação, dor de cabeça.

Tropismo Homeopático:
Circulação sanguínea.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Distúrbios na circulação sanguínea de modo repentino e violento associados ao eretismo cardíaco. Artérias com batimento forte na cabeça/cérebro com congestão ativa.

Sinais De Exaltação
Sensações:
Cabeça cheia/abarrotada, cérebro muito grande, cabeça aumentada em volume, estouro da cabeça, batimento cardíaco nos ouvidos, pescoço cheio/duro, vazio no estômago, beliscadas/pinçadas no intestino após ou antes da evacuação, pulsação em várias partes do corpo, queimadura entre costelas, aperto no pescoço.

Sinais Mentais:
Confusão mental. Irritabilidade mental.

Sinais Gerais:
Não suporta calor na cabeça. Vertigem quando em pé. Campo visual: metade claro metade escuro. Vê centelhas. Letras parecem pequenas. Náusea/vômito. Muita fome. Latejamento no corpo (até na ponta dos dedos). Prurido no corpo. Zumbido pulsante no ouvido.

Sinais Físicos:
Tonturas. Dor de cabeça latejante. Congestão cerebral. Cefaleia substituindo a menstruação. Dor de dente pulsátil. Latejamento nos ouvidos. Dor no nariz, face. Face quente, congestionada, pálida, suada. Prisão de ventre com hemorroida dolorida. Diarreia, fezes em pedaços e pretas. Desmaios com esforço. Palpitação cardíaca com dispneia. Dor no bíceps esquerdo. Dor em repuxos no corpo. Olhos proeminentes. Congestão da retina.

Perfil (Criança):
O problema dessa criança começa quando termina o esforço físico nas brincadeiras e nos esportes. É a dor de cabeça. Piora no sol forte e nas transpirações intensas. Apesar disso tem mãos frias. Podem ter convulsão com banho quente (como Apis). São as crianças que explodem por causa da insegurança. Melhoram ao ar livre e sem agasalhos.

Generalidades
Melhora:
Ao ar livre os sintomas da cabeça melhoram quando descoberta. Melhora geral após tomar conhaque.
Piora:
No sol, exposição ao fogo, com trepidações (viajando), após cortar cabelo, com estimulantes (no lado esquerdo), estando deitado, entre 6 e 12 h, ao balançar a cabeça.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Sistema Circulatório – Palpitações cardíacas fortíssimas (explosivas). Sensação de grande volume de sangue chegando ao coração. Pressão arterial variando bruscamente. Em várias partes do corpo é sentida a pulsação. Pode ocorrer congestão cerebral, vertigem, dores no coração irradiantes (6 a 9CH).
B) Congestão Cerebral – Pulsação explosiva na cabeça, com vermelhão da face (pode ficar roxa). As batidas cardíacas são visíveis nas carótidas. Distensão dos vasos sanguíneos do pescoço e das têmporas. Dor de cabeça pulsátil, com sensação de que vai estourar e que o volume da cabeça vai aumentando. Agrava com movimentos, calor, barulho, melhorando com aplicações frias (4 ou 5CH).

Quadros Diversos:
Fadiga após esforço em locais muito quentes. Dor de cabeça explosiva:
a) de pessoas corpulentas/nervosas,
b) por insolação ou por luz intensa,
c) com atraso de menstruação, e após hemorragia uterina (4 ou 5CH). Meningite, apoplexia, papeira oftálmica, convulsões por febre. Arteriosclerose, angina de peito. Dor ciática com latejamento. Nevralgias latejantes. Calor pulsátil da menopausa. Nefrite intersticial crônica com hipertensão.
Atenção:
Dor de cabeça provocada pelo sol. Quadros de exaustão provocada pelo calor (30CH, a cada 15 minutos, no máximo 10 doses). Meningite.

Antídotos:
Aconitum napellus, Coffea cruda, Camphora, Nux vomica.

Duração:
1 dia.

Dinamizações:
5CH a 9CH. A dinamização 4CH pode causar agravações fortes.

Proximidades:
Veratrum viride, Stramonium, Opium, Belladona, Amylnitrosum.

Glonoinum

Autor: Sr Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
A nitroglicerina é uma substância explosiva, portanto sua ação é rápida e violenta; com ruptura e expansão; um remédio tempestuoso. Atua sobre a CIRCULAÇÃO onde provoca PULSAÇÕES VIOLENTAS, EBULIÇÕES e congestões irregulares. O SANGUE CORRE PARA CIMA. Pulsações gerais; com dormência. Estouro, expansão ou aumento (ou mesmo menor), sensação em diferentes órgãos; olhos; cabeça; língua etc. Dores que surgem muito depois das lesões. Convulsões; epileptiforme, de congestão cerebral ou menstruação suprimida. Queima em pequenas áreas ou peças únicas. Distúrbios climatéricos. A roupa parece apertada. Efeitos nocivos do calor do sol, neve brilhante; calor do fogo; medo ou susto. Velhas cicatrizes surgem novamente. Insolação. Apoplexia. Trabalhando sob luz elétrica ou a gás. Eclampsia. Enjôo do mar. Caminha na sombra ou com guarda-chuva.

Mente:
Perde os sentidos, cai inconsciente. Confuso, desnorteado perde-se em localidades conhecidas. Frenético, com dor, tenta fugir ou pular de uma janela. Estremece e chora durante os intervalos de dor. Teme ter sido envenenada. O choque, os súbitos ataques de terror não ousam sair à rua. Não reconhece ninguém; repele o marido e os filhos. Sem vontade de falar.

Cabeça:
ONDAS DE TERRÍVEL, ESTUPRANDO, MARTERANDO, DOR DE CABEÇA; com a sensação de estar de cabeça para baixo; com sensação de expansão e contração ou como se o sangue estivesse subindo e descendo na cabeça; das carótidas ao coração; melhor vômito, alternando entre templos pior sol, dias úmidos. Rachaduras, estalos, choques, explosões ou dor profunda no cérebro. Cabeça pesada, mas não consegue deitála em um travesseiro. Dor de cabeça antes, durante, depois ou no lugar da menstruação. Dormente; dolorido; quente; vértice. As veias das têmporas incharam. Dor de cabeça melhor do sono longo. Segura a cabeça com firmeza. Como se o crânio fosse pequeno demais para o cérebro.

Olhos:
Olhos ou pálpebras vermelhos e inferiores. Olhos salientes, parecem selvagens. Olhos voltados para cima ou revirados para fora e para cima, em convulsões. Enxerga tudo meio claro e meio escuro. As tampas grudam na bola. Feitiços cegos. Olhos fundos. Olhos secos. Tampas vermelhas. Manchas pretas, faíscas, flashes, diante dos olhos. As letras aparecem menores.

Ouvidos:
Pulsando; cada batida do coração é ouvida nos ouvidos. Tiro certeiro atrás das orelhas. Mastoidite. Surdez; paralisia do nervo auditivo.

Nariz:
Sangrando ao sair no calor do sol.

Face:
Azulado. Corado, quente. Dor na raiz do nariz. O queixo parece muito longo. Dor nos ossos malares, terminando em dor de cabeça. O lábio inferior parece inchado; ou entorpecido. Mandíbulas cerradas em insolação.

Boca:
Dor latejante nos dentes; os dentes parecem alongados. Língua; pesado; não pode se projetar em linha reta; conversa difícil com idéias confusas. Saliva; aumentou; grosso, em am Espuma na boca.

Garganta:
Sente-se inchado; coleiras devem ser abertas.

Estômago:
Nausea e vômito. Sensação de desmaio horrível na boca do estômago; com pulsação. Rumbling no hipogástrio esp. Pior deitado do lado esquerdo. Diarréia, com interrupção repentina da menstruação.

Urinário:
Urina profusa pálida e albuminosa; mais frequente à noite.

Fêmea:
Rubor climatérico. Dores de cabeça após menstruação abundante. Cessação repentina da menstruação com congestão na cabeça. Eclampsia. A dor latejante começa no peito (esquerda), repentinamente avança para piorar o movimento da cabeça.

Respiratório:
Respiração difícil e pesada. A partir de uma carga no peito. Respira fundo. Suspirando. A dormência se move para cima no peito e para baixo no braço esquerdo. Opressão do peito alternando, com dor de cabeça.

Coração:
Palpitação violenta; carótidas latejantes. O coração parece cheio, estremece. Pulsações em todo o corpo até as pontas dos dedos. Ruído de ronronar na região do coração. A dor cardíaca irradia para todas as partes, para os braços pior inclinando-se para trás ou tomando vinho. Pulso tenso total. Pulso venoso. Sensação de fervura na região.

Pescoço e costas:
O pescoço parece cheio e rígido; fraco e cansado; não suporta a cabeça. Sensação de calor nas costas; ao longo da coluna vertebral; ardor entre as escápulas.

Extremidades:
Mãos trêmulas. Os joelhos cedem. Coxas e joelhos fracos e batem juntos, durante a dor de cabeça. Marcha instável. Os dedos das mãos e dos pés se afastam durante as convulsões. Ciática flexionando melhor as pernas no abdome.

Dormir:
Acorda com medo de apoplexia.

Febre:
Calor com suor quente. Como se água morna escorresse da nuca. Ondas de calor.

Pele:
Coceira por toda parte, pior nas extremidades.

Melhora:
Ar livre. Elevando a cabeça. Coisas frias; aplicação fria.

Piora:
CALOR NA CABEÇA; DO SOL. Superaquecido. CLIMA QUENTE. MOVIMENTO. BRINCANDO, TREMENDO. Curvando a cabeça para trás. Ferida. Menstruação suprimida. Frutas. Peso de um chapéu. Vinho. Luz a gás Corte de cabelo. Pêssegos.

Relacionado:
amil-n; Beladona

Complementar:
Beladona

Glonoinum

(Nitroglicerina)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Angioneurosinum e Nitroglycerium. Violentas e repentinas congestões, sobretudo da cabeça, especialmente devidas ao calor do sol ou do fogo. Principal remédio de todos os efeitos imediatos ou remotos da insolação; da dor de cabeça produzida por um foco de calor artificial qualquer. Face vermelha congesta, coberta de suores. A cor vermelha vai se tornando mais intensa até ficar roxa. Ansiedade precordial. Pulso rápido, acelerado e filiforme. Eretismo cardíaco. Sensação de pulsação através do corpo. Dores latejantes. Zoadas pulsáteis nos ouvidos. Dor de cabeça latejante e pulsátil, de natureza congestiva, com face vermelha, ardente e muito sensível a mais teve trepidação. Dor de cabeça devida ao sol. Dor de cabeça de suspensão: dor de cabeça em lugar das regras. Idem da gravidez e da menopausa. Apoplexia iminente. Gripe. Meningite. Papeira exoftálmica. Convulsões puerperais. Violentas convulsões, associadas à congestão cerebral. Arteriosclerose. Angina de peito. Ciática, com latejo e entorpecimento. Nevralgias congestivas latejantes. Dores de dentes. Bafos de calor da menopausa. Nefrite intersticial crônica, com hipertensão.

Ponto de Weihe:
Linha paraesternal, quarto espaço intercostal do lado direito.

Antídotos:
Acon., Coffea, Camphora e Nux.

Duração:
1 dia.

Dose:
5.ª. (N. B. — Diluições abaixo de 5.ª podem produzir terríveis agravações).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos