Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Gossypium herbaceum

Gossypium herbaceum

Casali

Gossypium herbaceum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com a planta de algodão (algodoeiro) com os tipos mais antigos, mais altos e resistentes, família Malvaceae.

Alguns Compostos Bioativos:
Betaína, Salicilatos, Gossipol, B-Sitosterol.

Palavra Chave:
Útero.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Congestão passiva do útero e da mama, associada a atonia do útero, dos ovários refletindo no coração, estômago e nervos.

Sinais de Exaltação:
Sensações: peso na pelve, peso nas mãos, de chegada da menstruação.

Sinais Físicos:
Dor cervical com nervosismo. Náuseas. Anorexia. Genitália feminina com lábios inchados/pruridos. Dor no ovário (intermitente). Dor nas costas. Repuxos na pelve.

Indicações
Quadros Comuns:
Menstruação escassa, atrasada, anunciada pelas dores (ovário, lombo, pelves, mama). Podendo ocorrer: sangue aquoso, dores intermitentes que se espalham, mamas diminuem o volume antes e durante, enjoo matinal com salivação, inapetência, dor na nuca e mãos pesadas (4 ou 5CH). Hemorragia após o parto, retenção de placenta, boubas, cravos, fibroma uterino com dores de estômago (4 a 6CH).

Outras Denominações:
Lana gossypii.

Proximidade:
Cimicifuga. Sabina. Lilium tigrinum.

Gossypium herbaceum

Autor: Sr Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Na prática comum, era usado como um poderoso emenagogo; mas na homeopatia corresponde a muitas condições reflexas dependentes da função uterina perturbada e da gravidez. Náusea; com fluxo de saliva e vontade de vomitar, pela manhã; antes do café da manhã, com região uterina sensível. Estômago sensível com muito gás. Vômitos em movimento ou levantar. Hiperêmese. Dor intermitente nos ovários, estendendo-se em direção ao útero. Torpor uterino, esterilidade de. útero sensível. Menstruação; tarde, escasso, aguado. Subinvolução. Miomas. Tumores na mama com inchaço das glândulas axilares. Dor no pescoço. Menstruação atrasada com sensação de que o fluxo está prestes a começar, mas não o faz.

Piora:
Movimento.

Relacionado:
Senec; Ustilago

Gossypium herbaceum

(Algodoeiro) 

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Lana gossypii. Pertence às Malvaceae. Remédio empregado contra desordens uterinas. Dismenorréia com regras profusas. Dores ovarianas intermitentes. Emenagogo em doses fisiológicas. Menorragia (excelente medicamento). Hemorragias post-partum. Parto retardado (T. M.). Retenção da placenta. Boubas. Cravos. Fibroma uterino com debilidade e dores gástricas. Melhora pelo repouso e piora pelo movimento.

Dose:
T. M. à 6.ª din.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos