Casali
Justicia adhatoda basaka
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com a planta indiana “nogueira das Indias”, família Acanthaceae.
Palavra chave:
Sistema respiratório. Aumento de cumarina em plantas.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Inflamação das mucosas respiratórias, com catarro, com espasmos e com congestão.
Sinais Gerais:
Inflamação aguda da mucosa com catarro e espamos, com tosse sufocante paroxística. Sensação de peito cheio e com constrição. Barulhos nos brônquios. Expectoração branda, densa e viscosa ou sem expectoração. Espirro, lágrimas, secreção fluida irritante. Perda da percepção dos sabores e dos olfatos. Dor na laringe com rouquidão, dor de cabeça congestiva. Tosse com ânsia de vômito e com sensação de que o peito vai se romper. Palpitações.
Patogenesia no Vegetal:
3CH – aumenta o teor de cumarina nas plantas (Justicia pectoralis/chambá)
Indicações:
No início das gripes. Traqueobronquite aguda. Coriza congestiva e espasmódica. Coqueluche (5CH). Afecções dos pulmões. Pneumonia, coriza. Tosses paroxísticas. Rinite com tosse.
Dinamização:
3CH a 6CH. Proximidades: Allium cepa, Euphrasia, Aconitum, Berillium, Arum triphyllum, Eupatorium perfoliatum, Osmium, Formol.
Generalidades:
Agrava:
Locais quentes, poeira.
Outras Denominações:
Adhatoda vasiva, Basaka.
Phatak
Justicia adhatoda basaka
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Remédio muito útil para condições catarrais agudas do trato respiratório. Ataques de espirros com lacrimejamento e perda de olfato e paladar. Coriza; fluente, acre, com espirros violentos, tosse ou ataques asmáticos. Tosse com aperto no peito, como se fosse estourar; com chocalho brônquico; obstrução da respiração e espirros. Endurecimento, tremores e convulsões, com tosse ou febre. Coqueluche. Expectoração difícil. Mãos e pés inchados na hora do frio. Sensibilidade.
Piora:
Fechar quarto. Pó. Barulho. Comendo.
Relacionado:
IP; Dros; Pulsatilla
Nilo Cairo
Justicia adhatoda basaka
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Adhatoda vasica e Basaka. Um dos medicamentos mais antigos da Índia. O culto Auyuverdie garante que quem tomar este remédio por algum tempo não morrerá pelos pulmões. Indicado nas gripes, coriza, bronquite e pneumonia. Coqueluche e tosses paroxísticas. Traqueobronquite. Rinite com tosse.
Dose:
3.ª à 6.ª.