Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Kalium Iodatum

Kalium Iodatum

Casali

Kalium iodatum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com o “Iodeto de potássio” que é usado na alopatia como: expectorante, vasodilatador, hipotensor, regulador da tireoide, antiparasitário (actinomicose e sífilis).

Palavra chave:
Sífilis, surdez crônica, papeira, glândulas. Fungo em plantas. Mastite dos animais. Tumor das tetas.

Tropismo Homeopático:
Sistema nervoso central, mucosa, via respiratória da cabeça, tecido conjuntivo, tendões, ligamentos, músculos, articulações, bursa, glândulas.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Inflamação de mucosas com secreções e ulcerações. Infiltração do tecido conjuntivo. Hipotensão arterial com: astenia, perda de peso, irritabilidade, agitação corporal. Repleções ganglionárias. Dores articulares ósseas e periósteas.

Sinais de Exaltação
Sensações: 
Mucosa arranhada persistente, calcanhar e artelho feridos, latejamentos, couro cabeludo arranhado ou ferido, cérebro distendido.

Sinais Mentais:
Ansiedade, irritabilidade.

Sinais Comportamentais:
Comporta-se como: áspero, irritadiço, ansioso, cruel, difícil convivência.

Sinal Emocional:
Tristeza.

Sinais Gerais:
Nariz: vermelho e inchado, com catarro aquoso corrosivo e abundante.

Olhos: 
Mucosa conjuntiva vermelha inchada. Zumbido no ouvido. Hipersalivação.

Sinais Físicos:
Dor nas laterais da cabeça, dor sobre os olhos e na raiz do nariz. Nevralgia facial. Dor no maxilar superior. Queimação e fraqueza no estômago. Leucorreia. Tosse intensa. Edema (pulmão/laringe). Dores nos ossos dos membros e nos flancos do cóccix, pele com manchas roxas.

Patogenesia no Vegetal:
Causa inibição na germinação dos esporos de Alternaria alternata em plantas (Triticum aestivum/trigo, Citrus microcarpa, Linum usitatissimum, Psidium sp/goiaba). 19CH – inibe a germinação de esporos (Fusarium roseum no fruto de
tomate).

Generalidades
Agrava:
No calor, com toque, entre 2 e 5 h, alimentos frios, leite, com umidade do ar alta.
Melhora – ao ar livre, com movimentação.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Emagrecimento (6 a 15CH) – Hipertiroidismo, agitação física, sente muito calor e prefere ficar ao ar livre, mau humor, irritabilidade, tristeza, dispepsia.
a) dor de cabeça latejante, medo de ser sacudido,
b) acne rosada e tireoide sensível ao toque nas jovens,
c) atrofia das mamas e dos testículos nos idosos,
d) comportamento maldoso, vingativo, estúpido. Latejamento, coceira na cabeça, dispepsia, catarro e faringite.
B) Reumatismo (6 a 12CH) – Com inflamação dos ossos, com necessidade de se movimentar ao ar livre e local fresco. Inchaço, mau humor, ulceração no calcanhar e dedos do pé.
C) Mucosas – Com inflamação das mucosas: genitais, nasais, oculares, da laringe, dos brônquios.
1 – Uretra com secreção amarela-esverdeada (4 a 6CH).
2 – Olhos vermelhos, lacrimejando, inchaços, ulceração, dores (5 ou 6CH).
3 – Narinas: ulceração, secreção densa malcheirosa (5 a 9CH).
4 – Laringe: inchaço, ulceração, rouquidão, sufocação, tosse (4 a 6CH).
D) Pulmão – Inflamação dos brônquios, do tecido pulmonar e da pleura. Piorando de madrugada com tempo úmido e com calor. Latejamento no pulmão. Pode ter: crise de asma, dispepsia após esforço, expectoração.
E) Distúrbios Diversos
a – Conjuntivite ulcerativa, irite, ceratite, quemose (5 ou 6CH).
b – Muco (olhos, genitais, vias respiratórias, pulmão, estômago) (5 a 15CH).
c – Coriza com dor no nariz e que desce até o peito (5 a 12CH).
d – Surdez crônica (6 a 30CH).
e – Meningite pneumocóccica (4 a 12CH).
f – Papeira (6CH).
g – Arteriosclerose, artrite, aneurisma, reumatismo dos joelhos (com derrame) (6 a 30CH).
h – Blenorragia crônica (3D). Acne rosada (4CH).
i – Sequelas da sífilis.

Quadros Animais:
Mastite crônica, tumor de mama, bursite serosa, actinomicose de tecidos, periostite, ligamentos inflamados. Quando estes sintomas são repetidos e crônicos e o estado de saúde do animal permite que haja reabsorção (linfática/sanguínea) sem comprometer. 3CH, 6CH.

Quadros Vegetais:
Plantas enfraquecidas com lesões nas folhas (agravadas pelo calor) e causadas por fungos.

Atenção:
Catarro nasal verde (ou ácido). Perfuração do septo com ozena, irite sifilítica, tumor nos ossos das órbitas, expectoração espumosa, derrame da pleura, derrame dos joelhos, ciática, pele com nódulos ásperos, tumor tipo fibroide na genitália feminina. Ânus fissurado. Pessoas sensíveis a “febre de feno” e a sinusite no calor. Dores dispersas e não localizadas.

Antídotos:
Ammonium muriaticum, Hepar sulphur, Arsenicum album, China, Mercurius, Sulphur, Valeriana, Rhus tox.

Duração:
20 – 30 dias.

Proximidades:
Iodum, Mercurius, Sulphur, Mezereum.

Outras Denominações:
Ioduretum kalicum, Ioduretum potassium, Kali ioditum, Kalium iodatum.

Kalium iodatum

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
O iodeto de potássio foi usado como remédio antisifilítico. Atua proeminentemente nos tecidos fibrosos e conjuntivos, produzindo infiltrações, edemas. 
As glândulas estão inchadas; ou atrofiado. Exostose, inchaço dos ossos, raquitismo, púrpura e diátese hemorrágica estão sob sua influência. Diversidade de lesões, diversidade de agravos, com muitos sintomas tediosos, sem que nenhuma característica se destaque, exige esse remédio. Diátese gotosa_reumática_sifilítica. Crônica teimosa. Sente-se esgotado. Esmagamento ou dores de costura afiadas. As descargas são copiosas, aquosas, acre, salgadas; espesso; verde ou sujo. Dor difusa; após dores; da parte afetada. Dores muito tempo após a lesão. Fraqueza, emagrecimento. Arteriosclerose. Anseia por movimento ao ar livre. Caquexia. Contração dos músculos e tendões, artrite crônica, com anquilose espúria. Actinomicose. Frieza; de parte dolorosa; nos ossos. Doenças fúngicas. Hidropisia, de pressão, de glândulas inchadas.

Piora:
Aquecer. Pressão, Toque. Noite. Úmido, Mercúrio. Tempo em mudança. Chocante. Alimentos frios esp. leite. Pôr do sol ao nascer do sol.

Melhora:
Movimento. Ar frio. Ar livre.

Mente:
Irritável, irascível esp. para com seus filhos; a família dele. Temperamento severo e cruel. Detalhes triviais da vida parecem insuportáveis. Não consigo pensar. Desanimado. Mau temperamento. Abusivo. Nervoso, deve andar. Falante,
disposto a brincar.

Cabeça:
Vertigem no escuro; pior viagem ferroviária. Dores de cabeça violentas, como se estivessem ferradas, nas laterais da cabeça pioram o calor e a pressão. Caroços duros e dolorosos no crânio; com dor de cabeça. Dor no couro cabeludo ao coçar, como se ulcerado. Cabeça grande e mandíbulas pequenas. O cérebro parece ampliado. O cabelo muda de cor e cai. Dores de cabeça bilaterais. Couro cabeludo fissurado e dolorido. Manchas sensíveis na cabeça.

Olhos:
Inchado, ardente, aguado; conjuntiva vermelha. Irite sifilítica. Constantes oscilações dos globos oculares. Piscar é doloroso. Quemose. Edema ao redor. As pálpebras inferiores se contorcem.

Ouvidos:
Zumbido. Dor chata nos ouvidos. Surdez.

Nariz:
Vermelho, inchado. Coriza; descarga descendente, profusa, acre, quente e aquosa pior ar frio; com salivação e dispneia. Aperto na raiz do nariz. 
Ozena com septo perfurado. Secreção nasal fria, esverdeada, irritante. Queimando, latejando no nariz e seios da face. Espirros violentos. Pega frio de cada dia úmido.

Face:
Neuralgia. Dor apertada nos zigomas. Muco glutinoso nos lábios em am

Boca:
Dor de dente incômoda, como se um verme estivesse cavando nela. Tem gosto amargo; ao acordar; salgado. Salivação. Saliva sanguinolenta, com gosto adocicado ou repugnante na boca. Dor intensa na raiz da língua, à noite. Úlceras na boca, parecendo cobertas de leite.

Garganta:
Dor de alto-falantes. Bócio sensível ao contato. Seco. Amígdalas aumentadas.

Estômago:
Alimentos frios e bebidas especialmente leite frio pior. Muita sede. Sensação como se o aguaceiro estivesse ocorrendo. Queimação latejante e dolorosa. Aversão a todos os alimentos; para caldo.

Abdome:
Flatulência, com fome de ar. Chiado ou ruído de cacarejar. Diarréia; com dor na região lombar, como se estivesse quebrado ou como se a menstruação fosse aparecer. Diarréia matinal de tísica. Fezes frequentes. Ânus fissurado; de infantes.

Urinário:
Micção frequente de urina abundante e clara; pior antes da menstruação, à noite.

Macho:
Atrofia dos testículos. gonorreia crônica; descarga verdegros so. Escoriação pelo menor atrito.

Fêmea:
O útero parece estar espremido durante a menstruação. Leucorréia; corrosivo, como lavagem de carne. Atrofia das mamas. Menstruação atrasada e abundante.

Respiratório:
A laringe parece crua. Fome de ar, com flatulência; em am; acorda estrangulado.
Respiração asmática sibilante. Passagens aéreas cruas. Bronquite seca. Espuma, esverdeada, espuma de sabão como expectoração. Efusão pleurítica. Pneumonia. As dores no peito retrocedem. Dor do esterno às costas.

Coração:
Palpitações e dores agudas pioram ao caminhar. Aneurisma.

Pescoço e costas:
Pequeno nas costas como se fosse um torno. Dor contundente na região lombar pior sentado dobrado. Dor no cóccix como de uma queda.

Extremidades:
Dor nos quadris forçando a mancar. Ciática pior mentindo; no lado afetado; sentado, em pé; acorda-o à noite; melhor caminhar e flexionar as pernas. Reumatismo do joelho, com efusão. A ponta do polegar ulcera e fica amarela.

Dormir:
Chora alto durante o sono, mas inconsciente disso.

Febre:
Frio nos ossos; em partes doloridas. Calor à noite. Descobre então frio. Calor e frio alternativos. Calor com tremores. Quente e seco, depois encharcando de suor. Suores noturnos abundantes, o que é melhor.

Pele:
Acne. Urticária gigante. Furúnculos pequenos, deixando cicatrizes. Nódulos ásperos por toda parte.

Relacionado:
Iod; Sulfo; sifilina

Kalium iodatum

Autor: Rajan Sankaran

Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas

Informações gerais/Miasma : Kali iodatum é um remédio sifilítico do reino mineral. 

Sensação: O principal sentimento de Kali iodatum é que ele pode ser traído, passar fome e ser esfaqueado nas costas (Iodum) por aquelas pessoas cujo apoio ele busca, seu grupo ou família (Kali). 

Mental/Emocional: Os pacientes de Kali iodatum são normalmente muito alegres, falantes e espirituosos. Eles são comunicativos de tal forma que realmente divertem as pessoas com suas piadas, etc. Nenhuma ocasião social é completa sem eles. Eles podem ser brincalhões, rir facilmente e fazer os outros rirem.

Eles são muito solidários, confiáveis e fazem muito por sua família. São pessoas fortes e independentes que carregam sobre os ombros todo o fardo da família . Eles são devotadamente apegados à família e aos filhos. São ativos, trabalham duro e ajudam muito os outros. Também são bastante duros e as mulheres de Kali iodatum não reclamam muito. Mas em uma situação extrema, as pessoas Kali iodatum podem ficar muito irritáveis, raivosas, abruptas, duras, abusivas, violentas. A irritabilidade é dirigida principalmente para seus filhos. Eles podem ser bastante cruéis com a família: –

Irritados com as crianças, insensíveis com a família.

 

Kali iodatum pode ser arrogante mas também também é bastante medroso: medo da morte, do infortúnio, etc. Esses medos também são vistos nos sonhos de perigo, de ser assassinado, de assassinato, de queda. Seu medo e ansiedade são amenizados ao caminhar ao ar livre e isso torna o paciente Kali iodatum um grande caminhante. A caminhada é rápida e vigorosa. Esta modalidade é semelhante à do Iodum. Em um estado completamente falido, pode ter desespero, nojo de tudo e insanidade. Kali iodatum vem sendo indicado em mulheres corpulentas que têm uma diversidade de queixas (“Sintomas diversos, muitos”, Phatak). Eles têm sintomas em muitos sistemas de órgãos, geralmente de natureza crônica e progressiva, por exemplo, diabetes, hipertensão, artrite, hipertireoidismo, etc. São doenças de natureza destrutiva.

Comparações: devotados à família mas não o fazem tanto com o jeito paternal de Aurum, mas no sentido de fazer as coisas e cuidar dos outros. São pacientes quentes, gostam de andar ao ar livre e são mentalmente melhorados por isso. Freqüentemente, eles têm queixas bilateralmente simétricas – uma característica encontrada em Syphilinum, Arnica, Lac defloratum e Thyroidinum.

Rubricas

 

  •             Abusivo, crianças e família, para (Repertório de Phatak).
  •             Ansiedade, andar, melhorar o ar, ao ar livre.
  •             Nojo, tudo, com.
  •             Medo, morte, de.
  •             Medo, infortúnio, de.
  •             Assustado facilmente, ninharias, em.
  •             Altivo.
  •             Brusco, duro.
  •             Raiva, violenta.
  •             Indiferença, filhos, para com ela.
  •             Irritabilidade, crianças, para.
  •             Loquacidade,com gracejo.
  •             Briguento.
  •             Tristeza, aversão, crianças devotadamente apegadas tornam-se pesadas.
  •             Insensível, com família dele.

 

 

Kalium iodatum ou hydroiodium (Iodutero de potássio)

Sinonímia: 
Ioduretum kalicum, ioduretum potassicum, Kali ioditum e Kalium iodatum.
Um grande medicamento da sífilis terciária, em qualquer parte do corpo ou sob qualquer forma, em que se apresente. Gomas sifilíticas, são o seu keynote. Úlceras sifiliticas. Irite e coroidite sifilíticas. Ozena sifilítica. Coriza sifilítica infantil. Nevralgia facial. Coriza profusa, aquosa, corrosiva, sobretudo quando acompanhada de dores na raiz do nariz. Constipação que tende a descer para o peito. Bronquite crônica pseudomembranosa. Um muito importante remédio em velhos casos intratáveis de surdez crônica, sobretudo sifilítica. Resolução retardada da pneumonia, com tendência a escarros como coalhos ou água de sabão, esverdeados, ardor na laringe, dores no peito. Meningite pneumocócica. Um excelente medicamento da papeira simples. “Kali iod. em doses ponderáveis exerce sobre esta moléstia uma ação muito pronta e muito certa; pode-se prescrevê-lo na dose de 10 centigramas da substância pura em 200 gramas de água, uma colherada das de sopa por dia; cada poção devendo ser separada por um repouso de oito dias”. (DR. P. JOUSSET). Arteriosclerose (excelente remédio). Aortite crônica. Aneurisma. Reumatismo dos joelhos, com derrame. Blenorragia crônica (3.ªx). Ciática. Acne rosácea. Dores ósseas. Periósteo espessado, especialmente da tíbia.

Ponto de Weihe: 
Linha axilar posterior, sobre o bordo inferior da 10.a costela, bilateralmente.

Antídotos: 
Ammon. muriat., Ars., China, Merc., Rhus, Sulph. e Valeriana.

Duração: 
20 a 30 dias.

Dose: 
Na sífilis 1.ª diluição decimal: 20 gotas ao almoço e 20 gotas ao jantar; nos outros casos, a 3.ªx ou 3.ª

 

Kalium iodatum 

Autor: Jan Scholten

Obra: Homeopathy and Minerals

O Texto está modificado, diferente do original, mas com as idéias mantidas.

Introdução: Kali iodatum foi utilizado no passado no tratamento da sífilis. Têm a ilusão que precisam cumprir o seu dever para encontrar seu lugar ao sol. Eles têm que trabalhar, cumprir a sua tarefa para ter direito à existência. Vivem de acordo com o principio “se você não trabalhar, você não tem nenhum direito”. Enquanto podem realizar as suas farefas, são pessoas bastante felizes. O elemento ativo do Iodium é o otimismo e Kali tem uma energia vital exuberante. Encontramos isso no repertório na rubrica “alegre, com gracejos”. 

No entanto, quando não mais podem cumprir os seus deveres, eles desenvolvem um quadro diferente. De ativos, se tornam pessoas agitadamente ocupadas. Têm a sensação de que lhes foi tirado o seu direito a existir. Nesse sentido, se assemelham ao quadro de Kali-br, que também têm muitas dificuldades quando se aposentam. 

Essência: eles tém um forte sentido do dever e são excelentes na realização das suas tarefas. São muito ativos e trabalham mais duramente do que o necessário, porque não sabem mais o que fazer com a sua energia. Podem ser chamados de verdadeiros workaholics”.

Porém, por detrás da sua paixão pelo trabalho, há a sensação de que eles não têm o direito de estar aqui se não trabalharem. Precisam ganhar o pão de cada dia e quando não é possivel, se sentem mal. A aposentadoria é uma situação que despertas queixas, mas que também podem acontecer quando perdem o emprego. Nesse caso, fazem o impossivel para obter outro emprego e se falhar, começam a procurar por outras possibilidades. Por exemplo, podem emigrar e tentar uma nova vida em outro lugar. Seu raciocinio é: “Se você não mais pode cumprir a tua tarefa, tem que ir embora”.

São otimistas, ativos e até exuberantes. Falam em voz alta e clara, sem dificldades para entendê-lo.

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos