Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Magnesium sulphuricum

Magnesium sulphuricum

Casali

Magnesium sulphuricum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com “sulfato de magnésio” usado na alopatia como colagogo purgativo e na prisão de ventre.

Palavra chave:
Sistema urinário. Desintoxicação. Limpeza de pele. Pele de animais. Plantas murchas.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Debilidade e irritabilidade nervosa. Hipersensibilidade a dor. Eliminações: micção, diarreia, leucorreia, vesículas.

Sinais Gerais:
Preocupações durante a menstruação. Peso na cabeça. Barulho nos ouvidos. Fisgadas na uretra. Queimação na uretra após micção. Leucorreia. Menstruação precoce e intermitente. Dor no pescoço. Braço e pé esquerdo dormentes ao acordar (enquanto na cama). Acne intensa. Formigamento na ponta dos dedos da mão esquerda. Verruga.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Intoxicações e Eliminações (5 ou 6CH) – Nervosismo, irritabilidade, hipersensibilidade, insuficiência hepática, congestão do fígado, dilatação do abdome. Alterna prisão de ventre com diarreia (náuseas ou não). Micção frequente e com sedimento vermelho, tendência a leucorreia, tendência a erupções com vesículas que coçam. Com frequência tem arrotos (gosto de ovo podre), queimação durante micção, urina esverdeada.
B) Distúrbios Diversos – Pessoas apreensivas e preocupadas. Vertigens. Cabeça pesada na fase menstrual. Leucorreia densa (abundante como menstruação) com dores nos quadris. Dores entre os ombros. Pequenas erupções que coçam muito.

Quadros Animais:
Pele afetada por prisão de ventre. Dificulta a absorção tóxica e limpa a pele. Leucorreia densa. 1D, 2D, 1CH.

Quadros vegetais:
Plantas mais prostradas que o normal. Nos cultivos há intensa deficiência hídrica como característica individual do metabolismo. As plantas comportam-se com impossibilidade de armazenar água ou como plantas sem potássio suficiente.
As plantas absorvem água rapidamente porém perdem pela transpiração (também de imediato) por isso aparentam o estado de murcha parcial permanente. Plantas cloróticas. Folhas com manchas diversas. Florescimento precoce resultando em poucas flores e baixa produção agronômica. Cultivos em locais ou regiões que causam muita transpiração por causa da umidade relativa baixa ou por ventos secos.

Atenção:
Pessoas cansadas, prostradas, esgotadas, indisposição a atividades mentais. Bócio. Formigamento nos dedos da mão esquerda. Limpeza da pele afetada por prisão de ventre.

Dinamizações:
3D, 5CH, 6CH.

Outras Denominações:
Magnesia vitriolata, Sal amarum, Sal anglicum, Sal epromense, Talcum suphuricum.

Proximidade:
Sulphur

Magnesium sulphuricum

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Os sintomas cutâneos, urinários e femininos são marcantes. Diarréia com diurese. Urina esverdeada com sedimento vermelho. Profusa menstruação escura e intermitente. Leucorréia espessa tão profusa quanto a menstruação. Como um caroço entre os ombros. As costas parecem quebradas. Braço esquerdo e pé dormentes. Rastejando nas pontas dos dedos. Pequenas espinhas por todo o corpo que coçam violentamente. Verrugas; grande, macio.

Piora:
Manhã; ao despertar.

Melhora:
Fricção. Andando.

Relacionado:
Nat-s.

Magnesium sulphuricum

Autor: Rajan Sankaran

Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas

Informações gerais:
Magnesium sulphuricum é um sal que combina magnésio e enxofre.

Miasma:
Magnesium sulphuricum pertence ao miasma da micose junto com Calcarea sulphurica.

Tema:
O magnésio dá a sensação de dependência infantil, ou de ser uma criança órfã. O enxofre tem como tema o esforço, a aparência e o ego.

Sensação:
A mulher Magnesium sulphuricum tem a sensação de que para conseguir o apoio de que necessita, tem que fazer um grande esforço, fazer muitas coisas, parecer adequada, etc. fazendo um nome para si mesma, tentando parecer boa. Ela sente a necessidade de ser apreciada por aqueles de quem depende para amar, cuidar e obter nutrição.

Mental/Emocional:
Um dos sintomas únicos de Magnesium sulphuricum é o sonho de tentativas malsucedidas de se vestir para uma festa. Uma festa é um lugar onde a pessoa encontra outras pessoas em uma base social. Em tais situações, a pessoa do Magnesium sulphuricum enfrenta a questão de sua aceitabilidade e sente que deve ter a melhor aparência possível, ou será rejeitada, abandonada. Esse sentimento de abandono é terrível para Magnesium sulphuricum porque ele sente que toda a sua existência depende de ser aceito.É a situação de uma menina cuja irmã mais velha está gravemente doente ou deficiente. Desde a infância, essa menina não sente o amor e o cuidado dos pais (todos direcionados ao irmão deficiente). Ela sente que, para ser amada, precisa fazer muito por eles. Tenta seu melhor nível, às vezes com sucesso, às vezes falhando, antes de finalmente desistir. Eles dão muita importância à sua aparência, até mesmo a pequenas manchas na pele. Temem que, se não parecerem bons o suficiente, serão rejeitados. A ansiedade que sentem é muito desproporcional ao seu problema e eles são incapazes de reconhecê-la. Eles estão preocupados com sua saúde e vão ao médico mesmo para doenças triviais, e insistem em raios-X e outras investigações. Quando estão bem, parecem independentes, eficientes, conscienciosos e calmos. Como outros sais de magnésio, suas emoções reprimidas se manifestam em vários sonhos. Um dos sonhos únicos de Magnesium sulphuricum é que a casa de seu vizinho está pegando fogo e ela está tentando, sem sucesso, salvá-los. Aqui vemos que ela tem que se esforçar muito pelo próximo.

Físico:
São doentes de calor e têm vontade de comer saladas e frutas.

Rubricas:
• Conteúdo, com ele mesmo.
• Tranquilidade.
• Ansiedade, consciência de como se fosse culpado de um crime.
• Sonho: Esforços sem sucesso.
• Sonho: Esforços sem sucesso, teatro, para onde ir.
• Sonho: Afogamento.
• Sonho: Cair na água.
• Sonho: Água.
• Sonho: Bailes, Banquetes; Dança, festas, casamentos.
• Sonho: Dificuldade com Viagens,.
• Sonho: Fogo.
• Sonho: Parentes mortos.
• Sonho: Morte de parentes.
• Deseja saladas (Repertório Sintético, Vol. II)

Magnesium sulphuricum

(Sulfato de magnésio ou Sal de Epsom)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia :
Magnesia vitriolata, Sal amarüm, Sal anglicum, Sal epromense e Talcum sulphuricum. Doente apreensivo. Vertigens. Cabeça pesada durante a menstruação. Eructações frequentes, com gosto de ovos podres. Coceira e ardor no orificio da uretra. Urina clara pela manhã e depois com depósito. Leucorréia espessa, tão profusa como regras, acompanhada de dores nas cadeiras. Dor como se existisse uma ulceração entre as espáduas. Erupção pequena, que coça muito. Verrugas. Dose: em dose ponderável é usada em água morna como purgativo de grande valor nas doenças hepato-vesiculares.

Homeopaticamente :
3.ªx, 5.ª e 6

 

Magnesium sulphuricum

Autor: Jan Scholten
Obra: Homeopathy and Minerals
O Texto está modificado, diferente do original, mas com as idéias mantidas.

Introdução: Magnesium sulphuricum é chamado de “sal amargo”, devido ao seu sabor e conhecido como sal de Epsom. É utilizado para fazer limpeza intestinal. Ele não consegue ser absorvido pelo intestino e chegar atá o sangue.

Do quadro físico, Mag-s tem muitos problemas do figado e da vesícula biliar.

Em relação aos aspectos mentais, a análise de grupo nos oferece um tema muito claro: Mag-s tem medo de se ficar com raiva devido ao medo de perder à pessoa amada. Por isso guardam sua irritação dentro deles.
Mas, devido à irritação guardada, terminam perdendo contato com a pessoa amada. Começam a projetar sua irritação sobre à seu parceiro e a mais minima reação dele (a) é enxergada como cólera. Desenvolvem a ideia de que o parceiro está sempre com raiva, procurando frustrá-los e tornar a vida impossível para ambos.
Uma variação desse tema é que Mag-s pode sentir que tem que mostrar a sua agresividade ao seu parceiro, caso contrário, ele ou ela pode ir embora. Sentem que devem sé manter firmes na sua posição e o parceiro sob controle. Caso contrário, o (a) parceiro pode começar à procurar por outra pessoa. Ou seja, ciúmes é uma parte muito importante do quadro. Também, há a sensação de que precisam mostrar quem eles são para serem aceitos pelo parceiro.

Ilusão: a idéia de que o parceiro vai deixar de amá-lo se ficar com raiva. Tem medo da agressão, especialmente, da sua própria agressão. Têm medo de não serem amados se ficarem irritados e de que a seu parceiro a deixe. Começam a suprimir a cólera e isso pode ir tão longe como ter medo de pedirem algo de que necessitam. Ficam com tanta cólera reprimida que não conseguem mais dar ou receber amor.
Mais tarde, a cólera suprimida e à frustração se manifesta através de irritabilidade. Irnitam-se com o seu parceiro por trivialidades. Podem começar a exigir provas do amor do parceiro. Do tipo receber flores, presentes, etc. Mas, quando o parceiro o faz, o acusa de traição. Como nessa frase:“Você me trouxe essas Flores para me acalmar, porque você se apaixonou pela vizinha”. Os ciúmes são muito intensos, com medo de que tudo termine mal e o parceiro vá embora.
A agressão também pode ser utilizada para tentar conservar o parceiro. Ele insiste em tentar agradar, mas só tem sucesso ocasionalmente.
A agressão também pode aparecer através de intensos surtos de cólera, fora de lugar, o que desperta maior cólera ou remorsos. É a típica situação de “cão e gato”. Você pode dizer que eles não combinam, mas nenhum deles é capaz de deixar o outro.
Há, também, um medo geral de agressão, de histórias horríveis. Preferem não assistir a violência na TV.

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos