Phatak
Mercurius iodatus ruber
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
(Mercurius Bin Iodatus) Como Merc-Io-Fl. esse sal também afeta os gânglios linfáticos; GARGANTA, mas do lado esquerdo. Atua também no tecido celular; tem dores reumáticas errantes com cansaço. Os primeiros casos de frio esp. em crianças. Interrompe os ataques de asma quando administrado em 2x ou 3x ou previne seu desenvolvimento durante a noite se administrado na hora de dormir. Muito inchaço glandular duro. Bubões supurantes crônicos. Inchaços.
Piora:
Deglutição vazia ou engolir alimentos. Depois de dormir. Mudanças climáticas. Lavar chão. Ficando molhado. Toque e pressão. Depois do jantar.
Mente:
Mau humor. Disposto a chorar.
Cabeça:
Occipital dolorosamente pesado. Região frontal como se amarrada pelo cordão.
Olhos:
Pálpebras granulares. Tracoma.
Ouvidos:
Fechamento da trompa de Eustáquio; abre com um pop. A surdez melhora depois de se aquecer ao caminhar.
Nariz:
Coriza com lado direito do nariz quente e inchado.
Face:
Dor nos ossos malares doloridos. Lábios pegajosos e viscosos ao acordar. Eczema no queixo.
Boca:
Língua; enrugada rígida na base; dores ao se movimentar.
Garganta:
Gaganta vermelho escuro. DOR na garganta (da esquerda para a direita). Amígdalas e glândulas muito inchadas. Disposição para falcão com sensação de nó na garganta. Rigidez dos músculos da garganta e pescoço. Pigarros muito muco das narinas posteriores. Úvula alongada. Difteria; glândulas submaxilares dolorosamente aumentadas.
Estômago:
Deseja comida mais salgada.
Urinário:
Uretra endurecida.
Macho:
Cancros duros. Bubões supurantes teimosos. Sarcocele dos testículos (esquerdos).
Fêmea:
Profusa leucorréia verde acre. Miomas duros como pedra.
Respiratório:
Asma. Rouquidão ao molhar-se pouco. Pegando dor sob o seio direito, oprimindo a respiração. Tosse de úvula alongada, com dor de garganta.
Pescoço:
Duro. Adenite cervical.
Extremidades:
Dores reumáticas errantes esp. muscular. Úmero médio como se prestes a quebrar. Dor da panturrilha até o sacro.
Pele:
Pequenas fissuras e rachaduras. Rachaduras úmidas nas palmas das mãos.
Febre:
Tremores intensos seguidos de febre. Suor noturno, quente.
Relacionado:
Lachesis
Nilo Cairo
Mercurius iodatus ruber
(Biodureto de mercúrio)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Mercurius buodatus e Merc. deut-io-r datas.
Um dos mais úteis remédios da garganta, com muita inchação das glândulas da difteria com membranas cinzento-amareladas; da pseudodifteria, que às vezes acompanha a escarlatina; da amigdalite aguda superficial ou folicular, com exsudação abundante da tonsilite ulcere-membranosa; alternado com Belladona dá melhores resultados. Pior do lado esquerdo. Feridas da garganta, especialmente à esquerda, com muita inchação glandular. Ossos malares doloridos. “Em casos de papeira antiga; e quando o tumor tende sempre a aumentar a despeito dos remédios, tenho usado este medicamento com excelente resultado.” (DR. RUDDOCK). Apendicite; logo em começo, alternado com Belladona, ambos na 5.ª din.
“As minhas mais brilhantes curas de tuberculose intestinal foram realizadas com este medicamento.” (DR. G. LADE). Calor e latejamento no vértex. Um dos melhores medicamentos na sífilis, sobretudo no cancro duro e bubão lentos e indolentes, e as sifílides secundárias. Assim que aparecerem as primeiras manifestações secundárias, dá-se l tablete da 3.ªx. trit., três vezes por dia. “Um dos melhores remédios para as ulcerações escrofulosas da pele, escrofuloderma.” (DR. M. E. DOUGLASS); Um grande e importante remédio das adenites em geral. Febre ganglionar. Parotidite. Começo da coriza nas crianças.
Ponto de Weihe:
Face anterior do esterno ao nível do 3.ª par de costelas.
Dose:
3.ª trit. à 6.ª trit