Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Naja tripudians

Naja tripudians

Casali

Naja tripudians

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com o veneno extraído da “cobra capelo” ou “naja”.
Os sintomas de envenenamento são: anestesiamento do local atingido, paralisia no tórax-abdome, estado de coma. Pode ocorrer óbito.

Palavra Chave:
Válvula mitral, infecção cardíaca, tosse seca. Duas vontades.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Fraqueza do coração, com palpitações/dores, angústia e sensação de opressão, irritação de mucosas respiratórias. Congestão cerebral. Fraqueza física e mental, fraqueza das pernas. Nervosismo e dor nos ovários.

Sinais de Exaltação
Sensações: 
Estrangulamento da garganta/laringe, objeto estranho obstruindo o esôfago, desmaio, peso sobre o peito, agredido, cabeça partida, ferida no crânio, fio de cabelo na garganta, oco na cabeça, agulhada na amídala esquerda, cansaço com ardor nas vértebras dorsais e nas escápulas, cérebro solto, os órgãos se chocam entre si, descuidou de seu dever, dualidade, tudo estar feito de maneira errada, estar controlado por algo sobre-humano, expulsar fezes enormes, fome, secura na garganta, peso sobre os olhos, fio puxando ovário e o coração, pancada no pescoço, prurido e cócegas na pele, duas vontades atormentando.

Sinais Comportamentais:
Aversão ao falar, irritável, inquieto. Comporta-se como: desesperançoso, desiludido, sem autoconfiança, apático, indiferente, irresoluto, indeciso, brincalhão, auto depreciativo, antagônico a si mesmo, pessimista. Não tolera ser deixado sozinho.

Sinal Existencial:
Mania de suicídio com impulsos bruscos.

Sinais Mentais:
Memória fraca. Depressão mental. Pensamentos errantes. Mente confusa. Pensa em desgraças. Pensa estar diminuído e desvalorizado. Pensa ser enganada. Pensa em suicídio com machado.

Sinais Subconscientes:
Medos chuva, doença cardíaca, solidão, fracasso.

Sinais Emocionais:
Abandono, angústia, chora facilmente. Sente-se infeliz. Decepção de si mesmo. Deprimido, triste, ansioso, depressivo. Tristeza com disposição suicida.

Sinais Gerais:
Olhos arregalados. Dificuldade de engolir. Palpitações. Fantasias vívidas. Visão confusa ao ler. Excitável. Desejos sexuais violentos acompanhados de impotência. Estreitamento do esôfago. Espirros frequentes com alergia. Perda súbita da força muscular. Inchaço do corpo. Intolerância a álcool.

Sinais Físicos:
Fisgadas no coração. Flatulência e cólicas. Adormecimento dos membros superiores. Irritação e dor picante na amídala esquerda. Angina no peito. Cefaleia que aparece ao acabar a menstruação. Dor entre as omoplatas com distúrbios cardíacos. Dores frequentes, em pontadas na região umbilical. Ejaculação noturna. Narinas irritadas. Prostração. Boca muito seca (tem muita sede). Tremores. 
Dor ardente no lado direito do peito. Vertigem. Tosse com sufocação e engasgos.

Generalidades
Agrava: 
Com estimulantes, com roupa apertada. Os sintomas do coração agravam com: esforço, deitando sobre o lado esquerdo ao acordar. Os espasmos agravam com frio, com corrente de ar, após menstruar, ao dormir.

Melhora: 
Caminhando ao ar livre, espirrando.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Coração (6 a 30CH) – Distúrbios que atingem o pulmão. Fraqueza, hipertrofia, vulnerabilidade a infecções, ansiedade, medo. Nervosismo, calor na cabeça, dor no coração (atingindo ombro e braço esquerdo), irritação das mucosas respiratórias, respiração acelerada aspirando pouco, pesadelos, tosse sufocante.
B) Distúrbios diversos (6 a 9CH) – Congestão cerebral, fraqueza física e mental, dor no ovário esquerdo. Doenças da válvula mitral cardíaca (com palpitações, dor de cabeça frontal/temporal, falta de ar, tosse que irrita). Dores nas órbitas, nas têmporas (principalmente esquerda) atingindo o occipício, acompanhada de vômitos e enjoos. Angina do peito, palpitações nervosas. Nos casos que o coração ficou afetado por causa de infecções. Dores que vão do coração ao ovário esquerdo. Tosse seca devida a lesões no coração. Paralisias do bulbo e da respiração. Asfixia. Prostração. Nas afecções da peste bulbônica. Mania de suicídio.

Quadros animais:
Paralisia bulbar. Edema sem hemorragia. Degeneração decélulas. Perda de controle dos esfíncteres (urina solta, intestino sem controle). 4CH, 5CH, 6CH.

Atenção:
Fraqueza cardiaca, sopro cardíaco, asma cardíaca, endocardites, impulsos bruscos ao suicídio. Pessoas nervosas/agitadas/deprimidas/suicidas. Pessoas que imaginam problemas nos órgãos genitais.

Antídotos:
Tabacum, Ammonium.

Dinamizações:
6 a 30CH, 100, 200, 500C.

Outras denominações:
Coluber naja, Ophiotoxicon, Cobra de capella.

Proximidades:
Lachesis, Crotalus, Spongia, Spigelia, Cactus, Iberis, Kalmia.

Naja tripudians

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
A ação do veneno de cobra se instala ao redor do coração, hipertrofia e doenças valvares. Afeta a medula e o cerebelo; respiração, garganta, ovário. 
Sintomas do lado esquerdo. Nervoso, excitado e trêmulo, com afetos no coração; muitas vezes reflexo. Sensação de intoxicação; perda de poder sobre os membros; sobre esfíncteres; incapaz de falar. O desmaio se encaixa. Sensação de definhamento. As peças parecem desenhadas juntas. Constrições; no peito; garganta etc. Queimaduras de ferro quente. Muitas dores. Sensação estragada. Colapso. Sepse. Efeitos nocivos do luto. Lado direito insensível. Afecções do coração com escassez de sintomas.

Piora:
Deitado do lado esquerdo. Depois de dormir. Após a menstruação. Ar frio; rascunhos. Pressão das roupas. Álcool. Tocar.

Melhora:
Caminhar ou andar em carruagem aberta. Espirrando. Fumar.

Mente:
Pensa constantemente em problemas imaginários; e se torna miserável. Suicida; ninhada, insanidade. Deprimido, com angústia sobre os órgãos sexuais; melhor à noite. Aversão a falar. Teme ser deixado sozinho. Medo de chuva. Como se tudo tivesse sido feito errado e não pudesse ser corrigido.

Cabeça:
Dor na têmpora esquerda e na região orbital esquerda estendendo-se para o occipital com náuseas e vômitos, melhor tabagismo. A cabeça inteira parece oca. A partir de um golpe no occipital. Vértice sensível ao frio. Dores de cabeça após a cessação da menstruação. Dor na testa e nas têmporas, com sintomas cardíacos.

Olhos:
Olhando fixamente. Ptose de ambas as pálpebras. Dores quentes na parte de trás dos globos oculares.

Ouvidos:
Ruídos nos ouvidos, com gosto nauseabundo na boca. Corrimento preto, com cheiro de salmoura de arenque.

Nariz:
Fluxo de água do nariz; depois espirros intensos que melhoram a respiração. Feno asma.

Boca:
Bem aberto; fluxo de saliva. Língua fria. Perda da fala.

Garganta:
Como um nó na garganta. Asfixia sufocante, agarra a garganta. Estenose do esôfago, deglutição difícil ou impossível.

Estômago:
Desejo de estimulantes que piora. Eructações com gosto de água de cevada; ou quente, sujo.

Fêmea:
Dor do ovário esquerdo ao coração, pior uma semana antes da menstruação. Dor obscura na virilha esquerda; pósoperatório.

Respiratório:
Respiração ofegante. Asma cardíaca; ou tosse. Sensação de secura ou vazio no pulmão esquerdo. As costelas parecem quebradas. Peso opressivo no peito; como se um ferro quente tivesse sido passado. Asma precedida por coriza pior deitada; melhor sentar.

Coração:
Fraqueza em. Dor violenta, atirando para a escápula esquerda, ombro ou pescoço, segura a mão sobre ele, pior depois de andar de carruagem. Palpitação visível, hipertrofia. Endocardite séptica. Coração danificado após doenças infecciosas. Pulso lento, (até 45) irregular, fraco, trêmulo; muda de força. Palpitação nervosa crônica, pior depois da pregação. Sufocando. Tensão baixa.

Extremidades:
Cãibras nos ombros, nuca ou coxas. Braço esquerdo dormente. Rachaduras violentas na medula das coxas. Mãos e pés inchados ou suados; com tosse. Dor aguda sob a unha do polegar esquerdo subindo pelo braço. Perda de potência.

Pele:
Cicatrizes pruriginosas.

Dormir:
Coma profundo; com respiração estertorosa.

Febre:
Suor nas costas lombares e tornozelos.

Relacionado:
Címico, Lach, Laur, Spigelia

 

Naja tripudians

Autor: Rajan Sankaran

Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas

Informações gerais:
Naja (preparado a partir do veneno da cobra indiana)

Sensação:
Tem qualidades comuns a outros remédios para cobra: loquacidade, errância, conversa atraente, malícia, veneno, ciúme, o sentimento de duas vontades, consciência do dever. As pessoas Naja têm uma certa qualidade de nobreza, de moralidade e de responsabilidade.

Mental/Emocional:
A nobreza, moralidade e responsabilidade pode estar em conflito com a sensação de ter sofrido uma injustiça e negligência. Possui sentimentos intensos de malícia com impulso de negligenciar ou prejudicar a pessoa ofensora. Isso se reflete no seguinte sonho: A provadora de naja , uma mulher, sonhou que estava hospedada como pagante na casa de uma senhora. Certa vez, por volta da meia-noite, esta senhora pediu à provadora que desocupasse seu quarto imediatamente, sem lhe dar qualquer motivo ou explicação. Começou a pegar os pertences da provadora e jogá-los escada abaixo, quase a empurrando para fora no meio da noite. Ao fazer isso, a senhora caiu da escada e quebrou a perna e começou a gritar por socorro. A provedora estava então em um conflito entre seu dever e responsabilidade de prestar socorro à senhora, e seu impulso de negligenciá-la e fazê-la sofrer pelo mal que ela havia feito a ela. Ela acordou desse sonho, sentindo essa “divisão” em sua mente. A cobra na Índia é reverenciada e respeitada como um deus, assim como temida. Descobri que quem vibra em Naja frequentemente ameaça atacar, mas não o faz a menos que seja provocado ao extremo. Este é um pouco como o comportamento da cobra que levanta o capuz quando se aproxima, mas não faz nada se não for perturbada. Outra característica que vi nas pessoas Naja é um estado taciturno e suicida. Como se tudo tivesse sido feito errado e não pudesse ser corrigido. Isso pode acontecer em muitas situações, onde há uma divisão entre o sentimento do dever e o sentimento de ter sofrido uma agressão. Um exemplo seria a de uma nora e uma sogra tirânica, ou mesmo de uma mulher cujo marido está tendo um caso extraconjugal. Em ambas as situações, o sentimento é de ser negligenciado e injustiçado, com muita raiva e malícia. Mas, ao mesmo tempo, se sente responsável por isso e mantém uma postura de obediência. Há um conflito constante sobre isso. Isso pode eventualmente levá-la a um estado depressivo com pensamentos e impulsos suicidas.

Sintomas comuns entre os pacientes e os provadores:·
● Sonhos com cobras, especialmente cobras negras, com capuzes levantados desacompanhados de medo).
● Na vida, um intenso medo ou fascínio por cobras. Eles frequentemente se referem a cobras como se estivessem falando de humanos.
● Sonhos, de ser perseguido.
● Sonhos, de voar para escapar.
● Os sintomas geralmente são do lado esquerdo.
● Os pacientes geralmente sentem frio e não toleram ar frio ou correntes de ar.
● A sensação de sufocamento por roupas apertadas é semelhante ao Lachesis e a outros remédios para cobras.
● A aparência física do rosto muitas vezes pode ser como um capuz de cobra.
● Os óculos usados às vezes podem se assemelhar à marca da cobra.
● Pode-se encontrar uma orientação espiritual intensa em pacientes Naja.
● Clarividência.
● Muitas vezes, os pacientes Naja têm afecções das válvulas cardíacas.

Rubricas:
● Delírio, problemas, ninhadas sobre o imaginário.
● Tristeza, como se tivesse feito tudo do jeito errado.
● Tristeza,com disposição suicida.
● Disposição suicida com machado.
● Delírio,que está ferido na cabeça.
● Delírio, está sendo ferido, envolvente, por ele.
● Ilusão, negligenciado.
● A ilusão, o controle sobre-humano, está sob controle.
● Sente como se tivesse duas vontades.
● Perda de Vontade.
● Tudo parece errado.
● Delírio, sofreu mal. Phatak
● Reclamações pairam sobre o imaginário.

Naja tripudians

(Veneno da cobra capelo)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Cobra di capella, Coluber naja e Ophio-toxicon. Pertence aos Colubrídeos, Moléstias murais crônicas do coração, com hipertrofia, palpitações, falta de ar, dor de cabeça frontal, temporal e tosse irritante. “Este é o mais útil de todos os remédios que possuímos para os estados cardíacos com poucos ‘sintomas ou sintomas assestados somente em torno do coração”. (DR. KENT). Tosses dos tísicos. Dores nas regiões orbitaria e temporal esquerdas, estendendo-se ao occipital com. náuseas e vômitos. Um grande remédio da asma cardíaca. Palpitações nervosas crônicas. Angina de peito. Coração danificado por moléstias infecciosas. Palpitações histéricas, com dores no ovário esquerdo. Endocardite aguda e crônica. Dor que vai do ovário esquerdo ao coração. Parecem ligados. Asma, começando com coriza. Tosse seca, devida a lesões cardíacas. Paralisia bulhar. Paralisia iminente do centro respiratória, com respiração difícil, frequente e superficial, sinais de asfixia, grande prostração e resfriamento geral — no cholera morbus; na peste bubônica (grande medicamento). Mania de suicídio.

Ponto de Weihe:
Meio do 1/3 externo da linha que vai da cicatriz umbilical ao ponto de Bal. peru-vianum, do lado esquerdo.

Antídotos:
Ammonium e Tabacum.

Dose:
6.ª à 30.ª 100.ª, 200.ª e 500.ª.

 

logo-naturoergos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos