Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Natrum phosphoricum

Natrum phosphoricum

Casali

Natrum phosphoricum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com o sal fosfato de sódio.

Palavra chave:
Acidez, uricemia, debilidade dos nervos, excesso de ácido láctico.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Hiperacidez no sistema digestório. Tendência a uricemia. Dores de reumatismo ou gota. Depressão dos nervos.

Sinais de Exaltação
Sensações:
Ouve passos ao redor, latejamento na cabeça.
Ilusões:
Móveis serem pessoas.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Sistema Digestório (4 a 6CH) – Excesso de acidez no estômago provocando azia, arrotos ácidos, digestão lenta, flatulência, língua com superfície amarelada. Agravações: na manhã, durante/após refeições, com alimentos gordurosos. Com frequência, estão presentes: uricemia, artrites, inapetência pelos alimentos comuns (deseja álcool, cerveja, temperos fortes), aversão pelo pão, enjoo ao começar a alimentar-se, vômitos ácidos, diarreias ocasionais (ácidas, azedas) fatigantes, esverdeadas, com tenesmo, subicterícia, vesículas na ponta da língua.
B) Reumatismo (5 a 9CH) – Dores nas articulações principalmente nas mãos e dedos (pioram com calor), com estalos nas articulações e geralmente em pessoas uricêmicas friorentas.
C) Uricemia (7 a 12CH) – Com agravações pelo frio e pelo calor intenso. Frialdade principalmente nas mãos e pés, astenia geral agravando pela manhã, fraqueza sexual.
D) Distúrbios Diversos (4 a 30CH) – Podem ocorrer juntamente os quadros A, B e C. Uma das orelhas permanece vermelha e calorenta. Transpiração azeda. Sensação de que o coração treme. Erupções com pruridos. Sensação de plenitude na cabeça. Tremores. Comportamento tímido. Dor de cabeça causada por esforço mental. Poluções noturnas. Ereções fracas. Medo à noite ao acordar.
E) Distúrbios nas Crianças:
1 – Verminose: coceira no nariz, coceira no ânus, sono agitado (range dentes à noite e acorda ansioso), apetite variável, estrabismo (4 a 7CH).
2 – Crescimento lento: criança magra/friorenta com barriga volumosa, distúrbios causados pelo leite (vômitos azedos, enjoos, fezes esverdeadas) (5 a 9CH).
F) Outros Distúrbios – Nos casos de excessiva acidez estomacal, língua com camada amarela, disfagia. Tremor do coração que piora após alimentar-se. Cólicas com sintomas de vermes. Icterícia. Olhos com corrimento de cor amarelada. Náusea nos primeiros meses de gravidez. Ejaculação durante o sono.

Quadros Vegetais:
Plantas com frutos ácidos. Plantas com metabolismo alterado pelo excesso de acidez no solo. Plantas muito exigentes na faixa ideal de temperatura (se a temperatura aumenta muito acumulam menos reservas e se a temperatura diminui muito a acidez dos frutos aumenta). Plantas com metabolismo do Nitrogênio alterado facilmente pelo ambiente e pela nutrição desequilibrada.
Atenção:
Vesículas na ponta da língua.

Antídotos:
Apis, Sepia.

Outras Denominações:
Natri phosphas. Phosphatussodicus. Hydro disotic-phosphate.

Proximidades:
Natrum lacticum, Natrum nitrosum, Calcarea carbonica, Phosphorus.

Natrum phosphoricum

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Este remédio é útil para condições decorrentes do excesso de ácido láctico, devido ao excesso de açúcar. Afeta o duodeno; ductos biliares, glândulas mesentéricas e órgãos genitais. ACIDEZ; eructações, vómitos, estômago, fezes, leucorréia; expectoração, suores etc. Doenças com excesso de acidez. Bebês que foram alimentados em excesso, com leite e açúcar. Amarelo profundo, cremoso; descargas. Debilidade. Sensação de picada. Rigidez dos músculos e tendões. Icterícia (1x Trit.). Oxalúria. Vermes. Inchaço dos gânglios linfáticos. Efeitos nocivos do esforço mental ou vícios sexuais ou ambos. Marasmo de bebês alimentados com mamadeira. Tremores e palpitações de tempestades. Rachaduras nas articulações. Nervosismo; sensação de cansaço. Leucocitose.

Piora:
Açúcar. Leite. Esforço mental. Trovoada. Distorcer. Coito. Subindo as escadas. Alimentos amargos. Comida gorda.

Melhora:
Frio.

Mente:
Fraqueza mental. Medo pior à noite; que algo vai acontecer. Imagina que os móveis são pessoas; ele ouve passos na sala ao lado. Nervoso, esquecido. Triste da música. Indiferente a tudo; para sua família. Senta-se imóvel por muito tempo. Facilmente assustado.

Cabeça:
Sente-se aborrecido pela manhã. Dor cortante nas têmporas (à direita) durante o estudo. Pressão e calor no topo da cabeça como se fosse abrir.

Olhos:
Matéria cremosa amarela dourada dos olhos. O branco dos olhos é amarelo sujo. Olhos fracos pior luz de gás. Vesgo, com vermes. Uma pupila dilatada.

Ouvidos:
Uma orelha vermelha, quente, com coceira, coça até sangrar; com afecções gástricas e acidez. Como se a água caísse, de uma altura.

Nariz:
Coceira. Odor ofensivo antes do nariz. Muco ofensivo grosso amarelo. Criança cutuca o nariz. Picada; com lacrimejamento.

Face:
Coceira na boca. Pálido ou vermelho em lados alternados. Florido.

Boca:
Bolhas na ponta da língua. REVESTIMENTO CREMOSO AMARELO NA BASE DA LÍNGUA; nas amígdalas ou no céu da boca. Fina camada úmida na língua. Como um fio de cabelo na língua. Ranger de dentes; crianças. Formigamento, dormência de toda a boca.

Garganta:
A partir de um caroço; impedindo a fala. Engolir difícil. Revestimento amarelo nas amígdalas.

Estômago:
Eructações ácidas. Vômito de massas de queijo azedo. Desejo de coisas de sabor forte; ovos, peixe frito, cerveja que melhor. Aversão ao pão com manteiga.

Abdome:
Ao evacuar, sensação como se uma bola de gude caísse no cólon descendente. Flatulência barulhenta. Plenitude no abdômen pior em pé ou comendo um pouco. Catarro gastroduodenal. Icterícia. Urgência para evacuar e urinar após o coito (homens). Fezes hackeadas. Diarréia esverdeada. Coceira no ânus. Medo de passar flatulência para que as fezes escapem. Esclerose do fígado e forma hepática de diabetes esp. quando há uma sucessão de furúnculos. Minhocas redondas ou roscadas.

Urinário:
Urgência para urinar e queimação e coceira no meato após o coito. Deve esperar a urina começar.

Macho:
Sêmen; fino aguado, cheira a urina velha. Emissões seguidas de fraqueza nas costas e tremores nos joelhos. Coceira no escroto, prepúcio.

Fêmea:
Esterilidade; com secreções ácidas da vagina. Leucorréia, azeda, cremosa, cor de mel ou ácida e aquosa. Enjôo matinal, com vômito azedo. Durante a menstruação, pés gelados durante o dia; queimar à noite, na cama.

Respiratório:
Respiração difícil. Tosse pior sentado. Peito parece vazio depois de comer. Dor no peito pior respiração profunda e pressão.

Coração:
Tremendo sobre o coração pior subindo as escadas; após a menstruação. Sensação como se uma bolha começasse no coração e fosse forçada pelas artérias. As dores no coração são melhores quando há dores no dedão do pé. Dores cardíacas alternando com dores reumáticas. Palpitação ansiosa, após uma tempestade.

Voltar:
Fraqueza após o coito. Arrasto pesado nas costas. Inchaço das glândulas do pescoço estendendo-se ao peito. Bócio com sensação de pressão.

Extremidades:
Dores nos pulsos e articulações dos dedos. Tremor dos membros após o coito. Reumatismo. Pés gelados durante o dia, queimam à noite. Crepitação sinovial. Cãibras nas mãos ao escrever. As pernas cedem ao caminhar.

Pele:
Coceira em várias partes, esp. dos tornozelos, até erupções eczematosas. Urticária. Pele vermelha lisa, brilhante.

Dormir:
Com sono pela manhã, mas sem dormir antes da meianoite. sonhos; ansioso, amoroso, de gente morta. Muito sonolento; adormece sentado.

Febre:
Pés gelados durante o dia, queimam à noite.

Relacionado:
China; Kali-s; Kreosotum

Natrum phosphoricum

(Fosfato de sódio)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Natri phosphas, Phosphatus sodicus e Hydro-disodic-phosphate.
Moléstias com excessos de acidez chamam por este remédio. Icterícia. Corrimento amarelo dos olhos. Arrotos ácidos, vômitos azedos, diarreia ácida esverdeada, azia, regurgitações ácidas. Remédio muito útil para as náuseas dos primeiros meses da gravidez. Saburra amarela, cremosa, na parte posterior da língua e do céu da boca. Disfagia. Dispepsia ácida; acidez gástrica. Inflamação de qualquer parte da garganta com sensação de um corpo estranho. Ejaculações durante o sono. Tremor no coração, que se agrava após as refeições. Cólicas, com sintomas de lombrigas.

Ponto de Weihe:
No meio do 1/3 médio da linha que vai da cicatriz umbilical ao ponto de Scilla.

Antídotos:
Apis e Sepia.

Dose:
3.ª trit. Na icterícia 1.x trit.

Natrum phosphoricum

Autor: Jan Scholten

Obra: Homeopathy and Minerals

O Texto está modificado, diferente do original, mas com as  idéias mantidas.

 

logo-naturoergos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos