Casali
Natrum phosphoricum
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com o sal fosfato de sódio.
Palavra chave:
Acidez, uricemia, debilidade dos nervos, excesso de ácido láctico.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Hiperacidez no sistema digestório. Tendência a uricemia. Dores de reumatismo ou gota. Depressão dos nervos.
Sinais de Exaltação
Sensações:
Ouve passos ao redor, latejamento na cabeça.
Ilusões:
Móveis serem pessoas.
Indicações
Quadros Comuns:
A) Sistema Digestório (4 a 6CH) – Excesso de acidez no estômago provocando azia, arrotos ácidos, digestão lenta, flatulência, língua com superfície amarelada. Agravações: na manhã, durante/após refeições, com alimentos gordurosos. Com frequência, estão presentes: uricemia, artrites, inapetência pelos alimentos comuns (deseja álcool, cerveja, temperos fortes), aversão pelo pão, enjoo ao começar a alimentar-se, vômitos ácidos, diarreias ocasionais (ácidas, azedas) fatigantes, esverdeadas, com tenesmo, subicterícia, vesículas na ponta da língua.
B) Reumatismo (5 a 9CH) – Dores nas articulações principalmente nas mãos e dedos (pioram com calor), com estalos nas articulações e geralmente em pessoas uricêmicas friorentas.
C) Uricemia (7 a 12CH) – Com agravações pelo frio e pelo calor intenso. Frialdade principalmente nas mãos e pés, astenia geral agravando pela manhã, fraqueza sexual.
D) Distúrbios Diversos (4 a 30CH) – Podem ocorrer juntamente os quadros A, B e C. Uma das orelhas permanece vermelha e calorenta. Transpiração azeda. Sensação de que o coração treme. Erupções com pruridos. Sensação de plenitude na cabeça. Tremores. Comportamento tímido. Dor de cabeça causada por esforço mental. Poluções noturnas. Ereções fracas. Medo à noite ao acordar.
E) Distúrbios nas Crianças:
1 – Verminose: coceira no nariz, coceira no ânus, sono agitado (range dentes à noite e acorda ansioso), apetite variável, estrabismo (4 a 7CH).
2 – Crescimento lento: criança magra/friorenta com barriga volumosa, distúrbios causados pelo leite (vômitos azedos, enjoos, fezes esverdeadas) (5 a 9CH).
F) Outros Distúrbios – Nos casos de excessiva acidez estomacal, língua com camada amarela, disfagia. Tremor do coração que piora após alimentar-se. Cólicas com sintomas de vermes. Icterícia. Olhos com corrimento de cor amarelada. Náusea nos primeiros meses de gravidez. Ejaculação durante o sono.
Quadros Vegetais:
Plantas com frutos ácidos. Plantas com metabolismo alterado pelo excesso de acidez no solo. Plantas muito exigentes na faixa ideal de temperatura (se a temperatura aumenta muito acumulam menos reservas e se a temperatura diminui muito a acidez dos frutos aumenta). Plantas com metabolismo do Nitrogênio alterado facilmente pelo ambiente e pela nutrição desequilibrada.
Atenção:
Vesículas na ponta da língua.
Antídotos:
Apis, Sepia.
Outras Denominações:
Natri phosphas. Phosphatussodicus. Hydro disotic-phosphate.
Proximidades:
Natrum lacticum, Natrum nitrosum, Calcarea carbonica, Phosphorus.
Phatak
Natrum phosphoricum
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Este remédio é útil para condições decorrentes do excesso de ácido láctico, devido ao excesso de açúcar. Afeta o duodeno; ductos biliares, glândulas mesentéricas e órgãos genitais. ACIDEZ; eructações, vómitos, estômago, fezes, leucorréia; expectoração, suores etc. Doenças com excesso de acidez. Bebês que foram alimentados em excesso, com leite e açúcar. Amarelo profundo, cremoso; descargas. Debilidade. Sensação de picada. Rigidez dos músculos e tendões. Icterícia (1x Trit.). Oxalúria. Vermes. Inchaço dos gânglios linfáticos. Efeitos nocivos do esforço mental ou vícios sexuais ou ambos. Marasmo de bebês alimentados com mamadeira. Tremores e palpitações de tempestades. Rachaduras nas articulações. Nervosismo; sensação de cansaço. Leucocitose.
Piora:
Açúcar. Leite. Esforço mental. Trovoada. Distorcer. Coito. Subindo as escadas. Alimentos amargos. Comida gorda.
Melhora:
Frio.
Mente:
Fraqueza mental. Medo pior à noite; que algo vai acontecer. Imagina que os móveis são pessoas; ele ouve passos na sala ao lado. Nervoso, esquecido. Triste da música. Indiferente a tudo; para sua família. Senta-se imóvel por muito tempo. Facilmente assustado.
Cabeça:
Sente-se aborrecido pela manhã. Dor cortante nas têmporas (à direita) durante o estudo. Pressão e calor no topo da cabeça como se fosse abrir.
Olhos:
Matéria cremosa amarela dourada dos olhos. O branco dos olhos é amarelo sujo. Olhos fracos pior luz de gás. Vesgo, com vermes. Uma pupila dilatada.
Ouvidos:
Uma orelha vermelha, quente, com coceira, coça até sangrar; com afecções gástricas e acidez. Como se a água caísse, de uma altura.
Nariz:
Coceira. Odor ofensivo antes do nariz. Muco ofensivo grosso amarelo. Criança cutuca o nariz. Picada; com lacrimejamento.
Face:
Coceira na boca. Pálido ou vermelho em lados alternados. Florido.
Boca:
Bolhas na ponta da língua. REVESTIMENTO CREMOSO AMARELO NA BASE DA LÍNGUA; nas amígdalas ou no céu da boca. Fina camada úmida na língua. Como um fio de cabelo na língua. Ranger de dentes; crianças. Formigamento, dormência de toda a boca.
Garganta:
A partir de um caroço; impedindo a fala. Engolir difícil. Revestimento amarelo nas amígdalas.
Estômago:
Eructações ácidas. Vômito de massas de queijo azedo. Desejo de coisas de sabor forte; ovos, peixe frito, cerveja que melhor. Aversão ao pão com manteiga.
Abdome:
Ao evacuar, sensação como se uma bola de gude caísse no cólon descendente. Flatulência barulhenta. Plenitude no abdômen pior em pé ou comendo um pouco. Catarro gastroduodenal. Icterícia. Urgência para evacuar e urinar após o coito (homens). Fezes hackeadas. Diarréia esverdeada. Coceira no ânus. Medo de passar flatulência para que as fezes escapem. Esclerose do fígado e forma hepática de diabetes esp. quando há uma sucessão de furúnculos. Minhocas redondas ou roscadas.
Urinário:
Urgência para urinar e queimação e coceira no meato após o coito. Deve esperar a urina começar.
Macho:
Sêmen; fino aguado, cheira a urina velha. Emissões seguidas de fraqueza nas costas e tremores nos joelhos. Coceira no escroto, prepúcio.
Fêmea:
Esterilidade; com secreções ácidas da vagina. Leucorréia, azeda, cremosa, cor de mel ou ácida e aquosa. Enjôo matinal, com vômito azedo. Durante a menstruação, pés gelados durante o dia; queimar à noite, na cama.
Respiratório:
Respiração difícil. Tosse pior sentado. Peito parece vazio depois de comer. Dor no peito pior respiração profunda e pressão.
Coração:
Tremendo sobre o coração pior subindo as escadas; após a menstruação. Sensação como se uma bolha começasse no coração e fosse forçada pelas artérias. As dores no coração são melhores quando há dores no dedão do pé. Dores cardíacas alternando com dores reumáticas. Palpitação ansiosa, após uma tempestade.
Voltar:
Fraqueza após o coito. Arrasto pesado nas costas. Inchaço das glândulas do pescoço estendendo-se ao peito. Bócio com sensação de pressão.
Extremidades:
Dores nos pulsos e articulações dos dedos. Tremor dos membros após o coito. Reumatismo. Pés gelados durante o dia, queimam à noite. Crepitação sinovial. Cãibras nas mãos ao escrever. As pernas cedem ao caminhar.
Pele:
Coceira em várias partes, esp. dos tornozelos, até erupções eczematosas. Urticária. Pele vermelha lisa, brilhante.
Dormir:
Com sono pela manhã, mas sem dormir antes da meianoite. sonhos; ansioso, amoroso, de gente morta. Muito sonolento; adormece sentado.
Febre:
Pés gelados durante o dia, queimam à noite.
Relacionado:
China; Kali-s; Kreosotum
Nilo Cairo
Natrum phosphoricum
(Fosfato de sódio)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Natri phosphas, Phosphatus sodicus e Hydro-disodic-phosphate.
Moléstias com excessos de acidez chamam por este remédio. Icterícia. Corrimento amarelo dos olhos. Arrotos ácidos, vômitos azedos, diarreia ácida esverdeada, azia, regurgitações ácidas. Remédio muito útil para as náuseas dos primeiros meses da gravidez. Saburra amarela, cremosa, na parte posterior da língua e do céu da boca. Disfagia. Dispepsia ácida; acidez gástrica. Inflamação de qualquer parte da garganta com sensação de um corpo estranho. Ejaculações durante o sono. Tremor no coração, que se agrava após as refeições. Cólicas, com sintomas de lombrigas.
Ponto de Weihe:
No meio do 1/3 médio da linha que vai da cicatriz umbilical ao ponto de Scilla.
Antídotos:
Apis e Sepia.
Dose:
3.ª trit. Na icterícia 1.x trit.
Jan Scholten (Resenha)
Natrum phosphoricum
Autor: Jan Scholten
Obra: Homeopathy and Minerals
O Texto está modificado, diferente do original, mas com as idéias mantidas.
Introdução: Existe a ilusão de que à comunicação é ou está proibida. Vithoulkas cita que Nat-p anda sempre com um segredo. Têm a sensação de que há algo que não podem compartilhar com os outros. Sua consciência lhes proíbe falar de suas idéias ou problemas. Carregam 0 peso do seu segredo com eles. Isso pode ser visto pelo medo que eles tem do telefone. Quando toca, sentem que precisam falar com alguém e têm medo de dizer algo errado ou de falar demais.
Numa variação desse tema, a comunicação é muito sensível e refinada. Gostam de se comunicar, mas só num nivel elevado. Issó pode apontar para refinamento cultural, mas também por delicadeza referente aos sentimentos das outras pessoas. São muito sutis e sensíveis no seu modo de tratar os outros. Esperam que os outros os tratem da mesma maneira, porque se sentem muito vulneráveis.
Outra variação pode ser a de sentirem que estão sozinhos com os seus problemas de aprendizagem. Pensam que precisam resolver todo e cada problema por si próprios. Mais tarde na vida, sentem que têm que lidar com o trabalho sozinhos e encontrar soluções sozinhos. Sentem que o seu processo de pensamento é lento, que há algo que os prende.
Isso também pode expressar-se na sensação de que é proibido ser curioso demais. Não têm permissão para perguntar nada. Todas esses obstáculos que colocam a si mesmos dificultam o progresso nos estudos e por isso aprendem devaga
Uma variação final no tema pode ser a de não terem irmãos ou amigos. Pode tratar-se do caso de um filho único ou de uma criança cujos irmãos faleceram. A falta de amigos é mais sentida nesse caso. Isso pode acontecer quando muda de casa, por exemplo. Eles se sentem sozinhos e deprimidos. Fazem tudo do seu próprio jeito.
Ilusão: Têm a ilusão de que há algo de que não podem falar e que devem resolver por si próprios. Carregam um segredo por anos. Fazem disso um tabu. Por exemplo, podem ter problemas financeiros, ou ser homossexuais ou saber acerca de um acidente, etc. Têm à sensação de que precisam proteger os outros: se os outros soubessem todos os fatos, seria insuportável para eles.
Devido a sua sensibilidade, têm sentimento e compreensão muito agudos da vulnerabilidade dos outros. Projetam a sua própria sensibilidade nos outros, fazendo-os mais vulneráveis do que realmente são.
Têm grande desejo de companhia e gostam de ter muitos amigos: São muito compassivos e abertos com os problemas dos outros. Mas, não são igualmente abertos acerca de si mesmos. Apegam-se aos seus amigos e outras relações sociais, mas não se expressam com facilidade, nem sequer com essas pessoas. Quando um relacionamento termina, ficam muito aborrecidos. Sentem saudades desse contato. Mas não expressam isso abertamente.
Suportam os seus problemas em silêncio, porque não querem incomodar os outros. Podem ter problemas de aprendizagem, mas não falam sobre isso.
São pessoas bastante refinadas, muto sensíveis à delicadeza, emocionam-se facilmente com a beleza cultural e gostam de escrever poemas.
Por outro lado, podem ser muito fechados. Preferem, por vezes, ficar sozinhos, de modo a não terem que falar, especialmente quando a conversa ameaça ser áspera ou grosseira. Sentem-se mais à vontade com assuntos delicados e sensíveis.
, Medos: telefone, estar sozinho, trovão, doença, morte.