Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Picricum acidum

Picricum acidum

Casali

Picricum acidum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com o ácido pícrico (veneno).

Palavra chave:
Fadiga, sistema reprodutor, neurastenia.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Sequência progressiva da patogenesia: Excitação genital. Erupções nos genitais e nódulos sob a pele. Anemia com insuficiência da glândula suprarrenal, debilidade (sexual, física), depressão mental. Degeneração da medula e do cérebro. Degenerescência lipídica dos rins, com oliguria.

Sinais de Exaltação
Sensações:
Peso e fraqueza das pernas, peso no lombo e costas, fadiga nas costas, calor percorrendo a espinha, cérebro explodindo, peso nas pernas, fraqueza nas pernas/pés, agulhadas nos dedos (ou mesmo pernas/braços).

Sinais Mentais:
Pensamentos sobre fracassos. Cansaço mental. Esforço mental agrava o corpo. Tensão.

Sinais Comportamentais:
Comporta-se como: lento, preguiçoso, fadigado, indisposto ao trabalho, sem força de vontade, demente, prostrado, desatento. Hábito: senta, fica parado, alheio e desatento ao que acontece, aversão a alimentos.

Sinais Físicos:
Pé frio, paralisia ascendente progressiva. Ereção com dor testicular. Priapismo. Urina pouco. Urina com fragmentos de tecido gorduroso. Catarro denso amarelo nos olhos.

Generalidades
Agrava:
Com pouco esforço (principalmente mental), após dormir, com umidade (e chuvas), com calor.
Melhora:
Com água fria, ar frio.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Astenia (6 a 15CH)
– Fraqueza nas pernas com sensação de peso, anemia, insuficiência da glândula suprarrenal, queda na pressão cardíaca com frialdade, indolência. Agrava com: esforço mental e físico, menstruações, calor, umidade. Falta de apetite, cefaleia occipital, cansaço, frialdade nos pés, debilidade sexual, menstruações debilitantes, suor nas mãos, calor na espinha dorsal, leucorreia substituindo o fluxo menstrual.
B) Neurastenia (9 a 30CH)
– Depressão mental, rejeita esforços mentais e físicos, apatia, indiferença, desânimo. Agrava com esforço, com calor e umidade. Anemia, cefaleia, sensação de peso nas pernas, impotência sexual, calor na espinha.
C) Distúrbios Diversos
Hipotensão com sensação de fraqueza nas costas e no lombo (9 a 30CH).
Eritema nodoso (5 a 6CH). Furúnculos que voltam, dolorosos, localizados na nuca ou no ouvido externo (5 a 6CH). Eczema no ouvido externo com astenia (5 ou 6CH). Hipertrofia da próstata com priapismo (5 a 6CH). Neurastenia, fadiga mental, excitação sexual. Degeneração da espinha com paresias. Exaustão por emissões espermáticas. Conjuntivite. Cefaleia amenizada com faixa amarrada na cabeça. Dor na nuca. Cefaleia de estudantes. Anemia progressiva perniciosa. Polinevrite principalmente das pernas. Otite externa. Uremia com anuria completa. Mielite.
Atenção:
Mielite. Paralisia em pessoas que escrevem ou digitam. Anemia perniciosa progressiva. Dores no occipício. Furúnculo dentro do ouvido e atrás do pescoço. Degenerações por alcoolismo.

Dinamizações:
3 a 30CH, 100C, 500C, 1000C.

Outras Denominações:
Nitro picric acidum, Nitro phenisicacidum, Picric acidum, Picrinicum acidum.

Proximidades:
Oxalicum acidum, Gelsemium, Phosphorus, Silicea, Argentum nitricum, Ferrum picricum, Calcarea picrica.

Picricum acidum

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Este ácido age sobre o cérebro; medula espinhal; Região lombar; occipital; rins e órgãos sexuais. Fraqueza; sensação de peso e cansaço, no corpo e na mente. Degeneração da medula espinhal; com paralisia. Espasmos; de mielite. Prostração fácil. Anemia perniciosa progressiva. Formigamento como agulhas. Queimando em muitas partes; ao longo da coluna vertebral; nas pernas. Caquexia. Pessoas esgotadas, mental e fisicamente. Dormência. Formigamento. Neurastenia. Paralisia ascendente aguda. Uremia; com anúria completa. Paralisia do datilógrafo.

Piora:
Esforço mental; físico. Perdas seminais. Aquecer; do verão. Fadiga. Estudar. Choque mental.
Melhora:
Descansar. Frio. Bandagem. Ao sol.

Mente:
Falta de força de vontade, para empreender qualquer coisa. Medo do fracasso, no exame; após tensão mental prolongada e ansiedade. Como se escadas ou chão subissem para encontrá-lo. Pensamentos lascivos na presença de qualquer mulher. Embora goste da companhia dos homens, a ideia de casamento é insuportável. Senta-se quieto e apático, não se interessa pelos arredores.

Cabeça:
Occipital pesado; coluna vertebral e membros inferiores. Dor de cabeça pior esforço mental melhor sangramento nasal; bandagem; com excitação sexual e ereções violentas. Cérebro-veado. Dor de cabeça durante o dia melhor durante o sono. Dor de cabeça; de empresários, professores e alunos; da dor e outras emoções depressivas.

Olhos:
Amarelo. Conjuntivite crônica, com corrimento amarelo espesso.

Ouvidos:
Furúnculos dolorosos no meato.

Estômago:
Gosto amargo; com sede. Aversão à comida. Vomita de repente, sem aviso; vomita amarelo brilhante, amargo.

Abdome:
Fezes oleosas queimando. Diarréia por esforço mental. Queimação no reto ao passar pelas fezes. Fezes finas, amarelas. Icterícia com coceira.

Urinário:
Amoniacal; urina pingando. Uremia; com anúria completa. Diabetes, albuminúria. Aumento da próstata.

Macho:
Pensamentos lascivos na presença de qualquer mulher. Priapismo, pênis distendido. Ereções duras, com dor nos testículos até o cordão espermático. Prostração extrema de emissões seminais frequentes. Impotência, com tendência a furúnculos e carbúnculos.

Fêmea:
Exaustão extrema em seus períodos menstruais.

Pescoço e costas:
Furúnculos dolorosos na nuca. Dor nas costas com langor; o paciente não consegue sentar direito; e queimação ao longo da espinha; estudo pior. Mantém as pernas afastadas quando está de pé. Pernas doloridas e cansadas. Cãibras ou paralisia do escritor. As costas parecem enfaixadas, também os membros. Anestesia das pernas como se estivessem usando meias elásticas. Pernas fracas, pesadas como chumbo, levanta com dificuldade.

Pele:
Icterícia. Pequenos furúnculos dolorosos esp. no pescoço.

Dormir:
Sonolência. Durma bem, mas não é revigorante. Sonolento durante o dia e sem sono durante a noite.

Relacionado:
Géis; Ox-ac; Fos; Fos-ac.

Picricum acidum

Autor: Rajan Sankaran

Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas.

Informações gerais Picricum acidum é um remédio do reino mineral.

Tema:
O tema principal de um ácido é a luta seguida de colapso; esforço e exaustão. A luta é constante.

Sensação:
É um esforço que tem que ser feito em uma determinada direção. Em algum momento dessa luta constante, o paciente está tão exausto, que um pequeno contratempo, como uma gota de água que transborda o copo, o leva a um estado de colapso. Em Picricum acidum vemos um tremendo esforço na direção da realização intelectual.

Mental/Emocional:
Os principais delírios em Picricum acidum são:
“Delírio, os braços alcançam a nuvem ao dormir”, “Delírio, a língua parece alcançar as nuvens ao dormir” e na prova original temos “A testa parece estender-se em direção às nuvens”. O que esses delírios representam?
A testa é para pensar, a mão é para escrever e a língua é para falar. Estes são os três órgãos da atividade intelectual e se sentem esticados até o limite, estendidos até as nuvens. Assim, o principal sentimento em Picricum acidum é: “Sinto que minha capacidade intelectual e órgãos usados para expressá-la estão muito além de seus limites. Portanto, agora preciso descansar e trazê-los de volta à saúde”. A situação de Picricum acidum é aquela em que um homem estendeu seu intelecto além de seu limite, usou esses órgãos além de seu limite para que sejam esticados além das nuvens e agora ele precisa ficar quieto e descansar. Para ajudá-lo a fazer isso, ele aumenta os pensamentos sexuais; o oposto da atividade intelectual. Assim, no estado de falha de Picricum acidum, vemos embotamento, lentidão, incapacidade de pensar por muito tempo. O trabalho mental torna-se impossível. Tal estado é alcançado geralmente em uma pessoa que fez um tremendo esforço mental e agora está exausta – fadiga cerebral. Isso pode ser visto, por exemplo, em alunos que se preparam para exames altamente competitivos.

Rubricas:
• Concentração difícil, estudar, ler, etc.
• Embotamento,incapaz de pensar muito.
• Lascivo.
• Prostração da mente depois escrita,.
• Aversão ao Trabalho mental.
• Medo De exame (Repertório de Phatak).

Picricum acidum

(Ácido pícrico)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra: Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Nitro-phenisic acid e Nitro-picric acid.
Neurastenia e esgotamento cerebral; excitação sexual, priapismo; o menor exercício esgota e produz dor de cabeça; sensação de fadiga geral. É um dos melhores remédios da neurastenia. Causa degeneração, com paralisias. Dor de cabeça aliviada por amarrar a cabeça com pano. Dores na nuca. Dores de cabeça dos estutes e homens de estudo. Sensação de areia nos olhos. Anemia perniciosa progressiva. hipertrofia da próstata, especialmente em não muito adiantados. Ereções violentas durante muito tempo. Polinevrites, sobretudo das pernas. Paralisias. Otite externa (furúnculo). Um grande remédio do furúnculo do ouvido. Sensação de ardência. Cremia, com completa anúria.

Ponto de Weihe:
Primeira vértebra dorsal. Pressão do alto para baixo sobre a apófise.

Dose:
3.ª à 30.ª 100.ª 500.ª e 1.000.ª
Uso externo:
Em solução na água, a queimaduras

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos