Casali
Sanicula aqua
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com o sal obtido após evaporação da água mineral, de fonte específica, localizada em Ottawa.
Palavra chave:
Enurese, enjoo, prisão de ventre. Animais magros.
Indicações
Quadros Comuns:
A) Intestino
– 5 a 12CH: Fezes secas e duras são acumuladas sendo expelidas em grande volume, paresia do intestino reto, atonia intestinal demandando esforços na evacuação ou as fezes retornam parcialmente.
B) Distúrbios Femininos
– 5 a 9CH: Útero e ovários com atonia, tendência a ptose. Sensação de útero caindo (ao caminhar agrava), com dores lombares, menstruação atrasada ou pouca, com dores, raciocínio desordenado, irritabilidade.
C) Pele
– 5 ou 6CH: Pele com seborreia e caspas no couro cabeludo. Suor fétido nos pés provocando irritação ao redor. Furúnculos. Eczema no ouvido com ressumação esbranquiçada. Região genital com irritação, ânus irritado.
D) Distúrbios Diversos
D.1) 7 a 30CH: Desmineralização com aumento de sensibilidade. Pescoço fraco. Dor na nuca. Dor nos lombos. As crianças se tornam birrentas, choronas, manhosas, inflamação nos olhos com fotofobia, incontinência urinária à noite, tonteiras, medo de ter quedas.
D.2) 30CH: Raquitismo, feridas atrás da orelha, náuseas ao viajar. Leucorreia com péssimo odor (peixe podre ou queijo velho).
Quadros Específicos:
– Estômago com dilatação e plenitude pósrefeições com atonia que atinge o intestino.
– Emagrecimento embora coma bastante.
– Gases com mau cheiro e em grande quantidade.
– Defecações: durante a prisão de ventre são dolorosas, durante a diarreia são fétidas (provocam irritação do ânus).
– Enjoos repentinos pela manhã ou ao se alimentar.
– Sede frequente mas bebe pouca água de cada vez.
– Pele do rosto de aspecto sujo, cinzenta/gordurosa, língua mole.
– Desejo de comer alimentos gordurosos (presunto, carne).
– Crianças que regurgitam o leite materno com vários coágulos.
– Magreza, fraqueza mental (fala sem sequência lógica), com irritabilidade.
– Eczema nos pés e mãos com fissura.
– Muito suor na cabeça (à noite).
Quadros Animais:
Magreza, atonia ovariana.
Atenção:
É utilizado nos distúrbios em crianças que não ganham peso, transpiram muito, têm medo de descidas, com humor variável. Há outra Sanicula, de origem vegetal e com outras indicações.
Outra Denominação:
Sanicula europeae.
Proximidades:
Abrotanum, Alumina, Calcarea, Silicea, Sulphur.
Phatak
Sanicula aqua
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Esta água mineral afeta a nutrição; órgãos femininos, reto, pescoço e pele. Os pacientes são magros e parecem velhos, esp. crianças. Marasmo. O corpo cheira a queijo velho. A criança tira as cobertas à noite; quer deitar em algo duro, embora fino. As roupas estão frias, úmidas. Sensação ampliada; na garganta, vagina, etc. Pus amarelo acre e espesso. Não suporta que uma parte toque a outra; ou não pode ficar perto de outra pessoa. Estouro; no períneo, intestinos, bexiga; vértice, peito. Enjôo de carro ou mar. Dores mutáveis.
Piora:
Variedade. Movimento; levantar o braço; colocando as mãos para trás. Descendente. Vento frio no occipital ou no pescoço. Chocante.
Melhora:
Ar livre. Cordialidade. Vômito.
Mente:
Obstinado, obstinado, sensível; crianças. Desejo constante de olhar para trás. Irritável – pelo menos uma palavra ou ação a perturbaria. Interpreta tudo errado. Irritação alternando rapidamente com brincadeira; em crianças. Medo de movimento descendente. Medo do escuro. Não quer ser tocado. Desejo inquieto de ir de um lugar para outro. Instabilidade de propósito.
Cabeça:
Não suporta ar frio no occipital e no pescoço. Suor profusa no occipital e pescoço pior durante o sono. Crepitação elétrica nos cabelos, quando penteados. Caspa com crosta abundante; queda de cabelo. Estourando no vértice. Pano frio ao redor do cérebro como se. Pequenos furúnculos na cabeça que não amadurecem.
Olhos:
As tampas grudam nas bolas. Lacrimação ao ar livre frio ou aplicação de frio. Caspa das sobrancelhas.
Nariz:
Fluente coriza pior comer. A água cheira a água de chuva velha e mofada.
Boca:
Língua; grande, flácido; queimando, deve se projetar para mantê-lo fresco; micose na língua. Boca e palato cobertos de úlceras; aftas brancas. Os lados da língua aparecem. Língua adere ao telhado.
Garganta:
Frio, sensação de gelo; como hortelã-pimenta; parece muito grande. Consegue engolir sólidos melhor do que líquidos.
Estômago:
A criança quer mamar o tempo todo, mas perde a carne. Desejos; sal, bacon ou leite gelado. Sede pouco e frequentemente; a água é vomitada assim que atinge o estômago. Vômito de leite coalhado. Adormece após vomitar. Comer causa vontade de evacuar, deve sair da mesa.
Abdome:
Gorgolejar alto; crianças barrigudas. Banco; de uma grande massa pesada; sujo como queijo podre, seco, pequenas bolas, deve ser removido ou desmorona à beira do ânus. Dor, estourando no períneo durante as fezes. Fezes; disforme, mutável, involuntário.
Urinário:
Criança chora antes de urinar; cepas para urinar durante as fezes. Urina salgada. Explosão na bexiga com chamada urgente para urinar. Micção frequente, profusa e repentina; a insistência cessa se o desejo for resistido. A urina mancha a fralda de vermelho.
Macho:
Odor salgado dos órgãos genitais; algumas horas após o coito.
Fêmea:
Leucorréia; com forte odor de salmoura de peixe fezes piores. Abaixando como se o conteúdo da pelve fosse escapar; jarro pior, andando. Apoia as partes relaxadas colocando a mão contra a vulva, melhor descanso. A vagina parece grande, não consegue parar a menstruação. O colo do útero aberto e dilatado como se.
Pescoço e costas:
Pescoço fraco e emaciado; a criança não consegue segurar a cabeça, dor nas costas rígida piora ao virar, levantar os braços ou colocar as mãos para trás; deve virar o corpo todo para olhar em volta, senta-se, cabeça para a frente para aliviar a dor. Coluna lombar fria. Lumbago; melhor deitado do lado direito. Vértebras lombares como se estivessem deslocadas ou deslizando umas sobre as outras. Como se as costas estivessem quebradas em dois pedaços. Como se pano úmido no sacro.
Extremidades:
Dor nos ombros pior levantando os braços ou colocando-os atrás das costas. Mãos e pés frios e úmidos. Queimadura das palmas das mãos e plantas dos pés. Cãibras nos pés. Suor nos pés; irrita os dedos dos pés, destrói os sapatos ou endurece a mangueira. Pés como se estivessem em água fria. As mãos ficam suadas ao juntá-las.
Dormir:
Ao acordar, a criança esfrega os olhos e o nariz com o punho. Sonhos de ladrões.
Febre:
Suor pegajoso.
Pele:
Pescoço seco, acastanhado, flácido pior. Mãos e dedos fissurados. A pele do pescoço é enrugada e pendurada em dobras. Tendência a pequenos furúnculos que não amadurecem.
Relacionado:
Lyc; PSor; Sulph.
Nilo Cairo
Sanicula
(Fonte de água mineral em Ottawa. Ilinois)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Sanicala europese.
Usada na enurese, constipação, etc. Raquitismo. Suores profusos no occipital e na nuca, durante o sono. Fotofobia. Lacrimejamento ao ar livre frio, ou por aplicações frias. Ulcerações atrás das orelhas. Vômitos ou náuseas, ao andar de carro. Fezes grandes, pesadas e dolorosas. Dor no períneo. Escoriações da pele ao redor do ânus e períneo. Diarreia após comer. Sensação de o útero querer sair pela vagina. Leucorréia com cheiro de peixe ou queijo velho. Suores dos pés com mau cheiro. GUERNSEY o considera o crônico de Chamomilla.
Dose:
30