Casali
Solanum lycopersicum
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com a planta de tomate porém apenas com as variedades antigas/rústicas. Não foi caracterizada a variedade usada nos testes mas não é o tomate híbrido nem o transgênico, nem as variedades novas e fracas que demandam agrotóxico e adubação química.
A planta contém:
Tomatina, Tomatidina, Solanina.
Palavra chave:
Gripe, sensação de estar gripado.
Indicações:
4 ou 5CH: Gripes que causam indisposição corporal com dor de cabeça, coriza (bastante líquida), olhos vermelhos doloridos, tosse seca, pulso lento. “Asma do feno”ou coriza que melhora em ambiente quente e piora com pó e poeira.
5 ou 6CH: Mão direita e braço direito com dores que pioram com movimento e pode atingir os ombros. As dores podem atingir: Bíceps, antebraço, pulso.
5 a 9CH: Coxa direita com nevralgia aumentando a intensidade após movimentar-se.
3 a 30CH: Gripe com dores reumáticas generalizadas no corpo, com tosse, rouquidão, coriza aquosa que escorre (principalmente no ambiente ao ar livre). Dores que permanecem após a gripe. Reumatismo do ombro direito atingindo os músculos do peito.
Outras Denominações:
Lycopersicum esculentum.
Proximidades:
Belladona, Eupatorium perfoliatum, Rhus tox, Sanguinaria, Capsicum.
Generalidades
Lateralidade:
Direita.
Agrava:
Com trepidação, ao ar livre, com barulho.
Melhora:
Enquanto fumar, após fumar, em ambiente fechado e quente.
Nilo Cairo
Solanum lycopersicum
(Tomate)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Lycopersicum esculentum. Pertence às Solanaceae.
Sua principal indicação é na gripe de forma reumática, com dores por todo o corpo, e na febre do feno, com profusa coriza aquosa, rouquidão e tosse. Constante pingar do nariz ao ar livre. Dores que ficam depois da gripe, principalmente à esquerda. Reumatismo do ombro direito e dos músculos do peito. Nevralgia crural direita.
Dose:
3.ª à 30.ª.