Casali
Spongia tosta
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com a “esponja do mar” após ser tostada. Classificação: Coelenterata.
Palavra Chave:
Sistema respiratório,coração, tireoide, miasma da tuberculose.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
a) Coração com distúrbios e espasmos.
b) Gânglios linfáticos, tireoide, testículos e coração com aumento de volume e com endurecimento.
c) Mucosa respiratória e da cabeça: com inflamação e irritação (espasmódica), com sensação de secura.
d) Dores no corpo.
Sinais De Exaltação
Sensações:
Laringe com tampão, aperto na laringe, secura na mucosa respiratória, secura ou irritação na laringe,secura na traqueia, laringe e traqueia arranhada, plenitude no peito, coração aumentado, coração extrapolando o peito (saindo por cima),contração do testículo, compressão ou esmagamento do testículo, latejamento nas carótidas.
Generalidades
Agrava:
Vento, toques na parte afetada, movimentação, conversação,alimentos doces, bebida gelada, antes de meianoite, ao subir escada ou ladeira.
Melhora:
Com repouso e esforços diminuídos.
Perfil (Criança):
Tem o coração como órgão sinalizador dos conflitos e carências de afeto.Mediante situações mínimas de estresse ou de susto tem taquicardia, assim como mediante estímulos e momentos agradáveis. Elas reclamam de pressão no peito e revelam o
medo da morte. As vias respiratórias e o sistema digestório também canalizam e mostram sintomas psicossomáticos. É mais frequente as crianças claras ou esbeltas e com gânglios problemáticos terem sinais semelhantes aos citados.
Indicações
Quadros Comuns:
A) Coração (5 ou 6CH) – Eretismo, palpitações, dores paroxísticas constritivas, tendência a hipertrofia, pressão muito alta. Os sintomas cardíacos são acompanhados de cianose, dispneia, sufocação e pioram ao deitar de costas, à noite, com movimento, com calor. Sensação de coração aumentado, ondas de calor no rosto ou peito. Sensação de adormecimento da pontados dedos. Tonteiras. Cansaço.
B) Laringe (4 ou 5CH) – Irritação com secura,com ou sem inflamação, sufocação, espasmos,sintomas que agravam à noite (aproximadamente 24 h, com calor, deitado, com camisa apertada perto do pescoço). Coriza, tosse seca,ardência que atinge a traqueia piorando com frio, a tosse pode sufocar, causar angústia ou rouquidão e sensação de ferida.
C) Tireoide, Testículos, Gânglios Linfáticos (4 ou 5CH) – Aumento de volume, endurecimento, sensibilidade ao toque, acompanhados de eretismo cardíaco ou latejamento, dor de esmagado, ondas de calor no rosto.
D) Distúrbios Diversos – Endocardite. Aneurisma da veia aorta. Dor no peito. Asma cardíaca. Insuficiência do ventrículo esquerdo.Orquite, bronquite crônica, crupe, laringite, papeira, angina do peito, eczemas.
1) Fadiga após pouco trabalho ou movimentação acompanhada de onda de calor na face e peito,
2) Crianças com pré-disposição a tuberculose e adenite,
3) Respiração dificultada,
4) Tosse estridente,
5) Tosse seca em pessoas cardíacas melhorando após ingerirem alimentos quentes,
6) Tuberculose na laringe,
7) Coração com deficiência nas válvulas,
8) Testículos com dores, sensibilidade, cordão espermático inchado,
9) Ciclo menstrual com amenorreia e asma.
Atenção:
No tratamento de desequilíbrios do rubor e da ansiedade.
Homeopatias Sucessoras:
Bromium, Conium, Carbo vegetabilis, Fluoricum acidum, Hepar, Kali bromatum, Nux vomica, Phosphorus, Pulsatilla.
Antídoto:
Camphora.
Duração:
20 a 30 dias.
Outras Denominações:
Carbo spongiae, Spongia officinalis, Spongia marina tosta.
Proximidades:
Aconitum, Hepar sulphur, Bromum, Lachesis, Mercurius, Iodium.
Phatak
Spongia tosta
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Esponja torrada contém pequena porcentagem de iodo. Afeta o CORAÇÃO esp. válvulas; laringe; traquéia e glândulas esp. sem duto. É indicado para mulheres e crianças de cabelos claros, de FIBRA RELAXADA, constituição flácida e escrofulosa. Cansaço e peso do corpo, com pouco esforço; ele deve se deitar; com orgasmos de sangue no peito, rosto etc. Inchaço duro; de glândulas, (sem ductos). Dormência na metade inferior do corpo. Secura; das membranas mucosas; de língua; laringe; traquéia, garganta. As roupas parecem desconfortáveis. Ansiedade, com dor na região do coração ou dispnéia. Rígido, sem capacidade de se mover. Desmaio, ao perder o fôlego, ao levantar as mãos acima da cabeça.
Piora:
SECO, FRIO; vento. Despertado do sono. Depois de dormir. Esforço. Levantando os braços. Antes das 12h00 Lua Cheia. Doces.
Melhora:
Deitado de cabeça baixa. Comer ou beber; um pouco. Coisas quentes. Descendente.
Mente:
Vontade irresistível de cantar; com alegria excessiva; seguida de tristeza. Medo do futuro; cansado da vida. Ansiedade, medo da morte; com asfixia. Timidez, medo e terror. Chora; com os sonhos; com coqueluche, com calor, com suor. Desanimado com a perda de poder sexual. Comportamento obstinado e impróprio.
Cabeça:
Como se o cabelo estivesse em pé, no vértice.
Olhos:
Sobressair; olhando fixamente. Diplopia melhor deitado. Vermelho, com lacrimejamento e queimação.
Nariz:
Coriza seca; nariz parece entupido. Nariz comprimido; frio. Narinas bem abertas; ventilador como movimento.
Face:
Aterrorizado; expressão ansiosa. Lábios azuis. Pálido, devido ao exercício em vez de brilho avermelhado. Suor frio no queixo. Queixo dormente.
Boca:
Língua; seco, marrom. Sabor adocicado.
Garganta:
Tem gosto amargo. Glândula tireóide inchada; mesmo com o queixo. Dor de garganta piora comendo coisas doces. Limpa a garganta constantemente. Sintomas de garganta melhor deitado de costas. Bócio; com feitiços sufocantes; pior toque no pescoço ou pressão; ou dores com o coração. Engole água em pequena quantidade e com dificuldade. Dormente externamente.
Estômago:
Sede com fome. Não suporta roupas apertadas. O estômago parece flácido como se estivesse aberto. Desejo de guloseimas. Desejo no estômago; antes da menstruação.
Abdome:
Ação violenta dos músculos abdominais durante a inspiração. Vísceras retraídas contra o diafragma. Dor no abdômen em vez da menstruação.
Macho:
Inchaço doloroso do cordão espermático e dos testículos. Aparafusar, apertar ou costurar o cordão e os testículos. Testículos duros e inchados. Genitais quentes. Abertura fistulosa no escroto com pouca secreção branca e espessa.
Fêmea:
Acorda com crises sufocantes durante a menstruação. Asma com ausência de menstruação. Fome e palpitações do coração antes da menstruação. Dor no sacro antes da menstruação ou em vez da menstruação.
Respiratório:
Rouquidão; com muitas reclamações; tosse, coriza etc. Laringe; doloroso, seco, constrito pior toque, cantando, falando ou engolindo, ele o agarra. ASFIXIA, como por um tampão, válvula ou folha na laringe; o acorda; com violenta palpitação dolorosa e lábios azuis; com suor intenso. Barulhento, assobiando inspiração ao cair no sono. Respiração ansiosa e ofegante. TOSSE; OCO; LATIDOS; CROWING; SERRAR OU APERTAR; CROUPIA; o acorda; em seguida, queimando no peito e garganta pior bebidas frias ou doces de excitação, beber leite frio, melhor beber ou comer esp. coisas quentes. A voz cede ao cantar ou falar. Sente como se tivesse que respirar por uma esponja seca. Peito fraco; mal pode falar; engasgando ao cair no sono. Asma. Difteria. Garupa. Profusa expectoração de muco; difícil de levantar, engole novamente; cheirando a leite. Tuberculose começando no ápice. Plenitude no peito. Opressão de respirar melhor comendo um pouco. A asma deve jogar a cabeça para trás; pior lua cheia. Como se o ar passasse pelas glândulas do pescoço ao respirar. Bócio.
Coração:
Palpitação violenta com dispneia; acorda repentinamente à noite com dor e sufocamento, com medo e terror. Sangue subindo pelo pescoço, cabeça e rosto; com fechamento das pálpebras e lágrimas. Insuficiência valvular. Aneurisma de aorta. Endocardite reumática. Hipertrofia do coração com sintomas asmáticos. Pulso frequente, duro, cheio ou fraco. Angina de peito.
Pescoço e costas:
Pescoço como se fosse uma corda. Dor no sacro, em vez da menstruação.
Extremidades:
Pontas dos dedos dormentes. Dormência da metade inferior do corpo. Coxas dormentes e frias. Dor nos joelhos, ao levantarse de joelhos. Espessamento das articulações após febre reumática.
Dormir:
Acorda assustado e sente-se sufocado; com terror e medo.
Febre:
Aquecer; em descargas; com ansiedade; dor cardíaca, preferiria morrer; com coxas frias e úmidas; pior pensando nisso. Calor e fraqueza repentina após caminhar ao ar livre, ele deve se deitar.
Pele:
Inchaço e endurecimento das glândulas. Mordendo coceira de todo o corpo.
Relacionado:
Iod; Ledum
Complementar:
Hepar