Casali
Tabacum
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com a planta do fumo ou tabaco, usada na produção de cigarros, cigarrilhas, charutos, fumo de rolo. Não foram encontrados na bibliografia consultada os sinais desenvolvidos durante experimentações com preparados homeopáticos. A justificativa disso é a disponibilidade de sintomas e de experiências entre os fumantes. Esta situação é o exemplo a ser seguido pelas comunidades conhecedoras de muitos alimentos e plantas que geram sinais, adoecimentos, intoxicações, perturbações provocadas pelo uso continuado, mesmo que aconteça apenas em pessoas sensíveis ou vulneráveis. O princípio de similitude foi proposto por Hahnemann e teve como base esse procedimento de conhecer na natureza o que provoca intoxicações/distúrbios e em seguida elaborar preparados homeopáticos que após experiências tornaram-se importantes na terapêutica homeopática. O que causa é o que cura.
Palavra chave:
Náusea, vômitos.
Indicações
Quadros Comuns:
A) Enjoo (5 a 12CH) – Frialdade, rosto pálido com suor frio, prostração, fraqueza, Pressão arterial baixa, pulso fraco, tonteiras.
Agravação:
Com movimento e com calor.
Melhora:
Ar fresco, abanando e fechando os olhos. Vista perturbada, angústia, aversão por beber água, fraqueza do estômago, vômitos (que aliviam a tonteira), salivação excessiva, diarreia repentina, suor nas mãos, contrações musculares.
B) Dor no Peito (5 a 9CH) – Crises com dor no esterno, atingindo as costas e entre as omoplatas. Constrição na garganta que atinge o tope do peito, rosto pálido, frialdade, tendência a lipotimia.
Agravação:
com movimentação, deitado do lado esquerdo.
Melhora:
Deitado do lado direito, ar fresco, abanando.
C) Distúrbios Diversos (5 a 30CH) – Transtornos cardíacos, arteriosclerose, memória deficiente, dor de cabeça. Perda de peso, inapetência, tremores nas mãos/dedos, impotência ou fraqueza sexual, obliteração de artérias, atrofia no nervo ótico. (6 a 9CH) – Espasmos nos músculos das extremidades ou dos esfíncteres alternando flexão/extensão, contração/relaxamento. Cãibras nos dedos com frialdade no local.
Quadros Específicos:
Colapso. Frialdade. Tonteiras ao abrir os olhos. Cegueira sem lesão dos nervos. Zumbidos (zoeira nos ouvidos). Vômitos violentos. Enjoo de viagens. Enjoo renitente. Arteriosclerose. Angina de peito. Tonteira ao olhar acima. Tonteira ao levantar. Dor de cabeça.
Homeopatia Sucessora:
Carbo vegetabilis.
Antídotos:
Aceticum acidum, Arsenicum album, Clematis, Cocculus, Ignatia, Ipeca, Lycopodium, Phosphorus, Nux vomica, Pulsatilla, Sepia, Staphysagria, Veratrum album.
Dinamizações:
5CH a 200C.
Outras Denominações:
Nicotina, Nicotina tabacum, Hyoscyamus peruviana, Consolida indica.
Proximidades:
Lobelia, Cocculus, Veratrum album, Camphora, Secale, Cadmium sulphur.
Proximidade Quanto a dor no Peito:
Naja, Spigelia, Agaricus
Phatak
Tabacum
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
O tabaco, embora amplamente utilizado como rapé, para fumar e para mascar, é usado como medicamento apenas em homeopatia. vago; simpático; os nervos cerebroespinais e o coração são proeminentemente afetados.
Produz prostração e relaxamento completos de todo o sistema muscular; com secreções livres, vômitos, suor abundante, lacrimejamento, salivação, etc. Constrição dos músculos dos órgãos ocos, garganta, bexiga, reto, tórax, etc. Cãibras, depois paralisia, dos intestinos, coração, etc. Convulsões, cabeça firmemente puxada para trás. Empurrando todo o corpo. Tremendo. Desmaio. Casos tempestuosos e perigosos com mudanças rápidas. As dores pioram com o calor. Emaciação excessiva esp. dos músculos das costas e bochechas. Marcha lenta e arrastada, instável, dificuldade em subir escadas. Angina pectoris com esclerose coronária e alta tensão. Sensação de enjôo. Tétano. Paralisia dos esfíncteres. Desliza na cama. Efeitos dainsolação. Paliativo para cantos de abelhas e picadas de mosquitos.
Piora:
Movimento de barco, montando. Mentindo; no lado esquerdo. Abrindo os olhos. Noite. Extremos de calor ou frio.
Melhora:
Frio; aplicativo. Ar fresco. Crepúsculo. Abdome descoberto. Chorando. Vômito.
Mente:
Muito desanimado. Indiferente. Moroso, sensação de extrema miséria. Esquecido; percepção lenta. Confusão. Bicha mental. Idiota; idiotice epiléptica. Conversa boba. Parece que alguém está vindo para prendê-lo ou matá-lo.
Cabeça:
Vertigem excessiva; com suor abundante (frio) pior ao abrir os olhos. Dor súbita como se fosse atingida por um martelo pior ao urinar. Sensação apertada como de uma banda. Dores de cabeça doentias periódicas.
Olhos:
Perda de visão ao olhar fixamente para qualquer objeto branco. Perda súbita da visão sem lesão, seguida de atrofia do nervo óptico. Escotoma de cor central. Visão turva, vê através de um véu. A retina retém a imagem por muito tempo.
Ouvidos:
Ouvir música causa dor nos ouvidos. Doença de Meniere com sensação de enjôo.
Nariz:
A secreção aumentou.
Face:
Mortalmente pálido; azul; beliscado; afundado. Coberto de suor frio. Uma bochecha quente e brilhante, outra pálida. Espasmos da mandíbula inferior. Dor na articulação maxilar piora rindo. Lábios retraídos. Emaciação da face.
Boca:
Salivação. Cospe muito; com outras queixas. Discurso difícil.
Garganta:
Constrição violenta da garganta; na angina de peito.
Estômago:
Náuseas mortais e vômitos violentos, pior ainda, menos movimento; abdome melhor descoberto; com muita cusparada; durante a gravidez. Enjôo. Sensação de desmaio terrível, afundando na boca do estômago. Vômito de matéria fecal. Vômito. Acidez.
Abdome:
Pressão na região hepática como de um corpo pesado. Quer descoberto; diminui, náuseas, vômitos e outras angústias. Cólicas horríveis; deve gritar de fraqueza. Fezes aquosas ou espessas involuntárias; como leite azedo. Cólera infantil. Obstrução intestinal. Hérnia estrangulada. Sensação de afundamento no epigástrio, com terrível sensação de desmaio. Retração do umbigo; músculos abdominais contraídos. Constipação habitual.
Urinário:
Cólica renal, com suor frio, náusea mortal. Paralisia de esfíncteres; gotas de urina. Enurese.
Macho:
Emissões noturnas. Impotência. Hiperestesia e neuralgia do pênis.
Fêmea:
Enjoo matinal. No período do climatério e durante a menstruação, sensação excessiva de miséria. Leucorréia, de líquido seroso piora após a menstruação. Coceira intensa em todo o corpo durante a gravidez.
Respiratório:
Constrição violenta do peito. Tosse; seco, provocador, deve tomar um gole de água fria; seguido de soluço ou com soluço.
Coração:
Palpitação violenta pior deitado no lado esquerdo. Torcendo sobre o coração. Angina pectoris, com náuseas, suor frio e colapso. Batimento cardíaco instável. Dilatação aguda causada por choque ou esforço físico. Pulso filiforme, intermitente; cabo duro como; imperceptível.
Pescoço e costas:
Cabeça puxada para trás em convulsões. Pescoço rígido. Emaciação dos músculos das costas. Dor na parte inferior das costas piora deitada; melhor ao caminhar. Aqueça a coluna.
Extremidades:
Pontas dos dedos confusas. Cãibras em dedos únicos pioram a lavagem. Pernas e mãos geladas. Formigamento.
Dormir:
Insônia com coração dilatado. Pesadelo. Sono estupefato à noite.
Febre:
Pele gelada. Aqueça a coluna; de uma bochecha; interno. Suores frios repentinos; com frio; angina de peito; cólica renal etc
Pele:
Coceira a partir de picadas de pulgas.
Relacionado:
Ars, Géis, Veratrum
Complementar:
Ópio