Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Tellúrium

Tellúrium

Casali

Tellúrium

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita por trituração do metal “Telúrio”.

Palavra chave:
Ouvido, pele, vértebras, nevralgias, inflamação.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Ouvido médio com inflamação. Pele com erupções tipo vesícula com ressumação de odor desagradável. Vértebras e joelhos com dores. Nevralgias. Pálpebra, orelha e narina com inflamação.

Sinais de Exaltação 
Sensações: 
Estômago vazio, fraqueza no estômago, fisgadas na pele.

Sinal Mental:
Esquecimento.

Sinais Comportamentais
Comportamento: negligente, apreensivo (quanto a toques na cabeça), desejos de comer maçã.

Sinais Físicos:
Pálpebras espessadas quando inflamam. Ouvido com odor de peixe, com prurido, com latejamento e inchaço. Dor na última vértebra cervical até a quinta dorsal. Dor ciática que piora ao tossir e com esforços. Contração dos tendões dos joelhos. Pele com lesões no formato de anéis.

Generalidades
Agrava: 
À noite, com repouso com frio, massagem, tosse, toque, ao rir. Deitado sobre o lado dolorido. As dores pioram com trepidações.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Pele (4 a 6CH) – Erupções tipo vesícula com ressumação de odor desagradável, pele seca. Geralmente estes sintomas se localizam nas articulações, atrás da orelha, borda do couro cabeludo, períneo, queixo, conduto auditivo, em pessoas descuidadas que por natureza têm mau cheiro e têm fígado fraco. Pode surgir cheiro de cebola: a genitália, axilas, pés.
B) Inflamações – Otorreia com mau cheiro com irritação na forma de eczema do canal auditivo (5 ou 6CH). Conjuntiva e pálpebra ou orelhas e narinas com inflamação (5 a 7CH). C) Dores (7 a 30CH) – Vértebras, joelhos e nervos (nevralgia). Na face (desaparecem repentinamente e voltam). Ciática.

Quadros Diversos:
Eczemas na nuca e atrás da orelha, impigem, herpes, otite média, blefarite, conjuntivite, pterígio, prurido anal/perineal, suor de mau odor (axilas e pés).
Atenção:
Sintomas se desenvolvem vagarosamente e demoram a desaparecer. Eczema. Impetigo.

Antídoto:
Nux vomica.

Duração:
30 – 40 dias.

Outra Denominação:
Tellurium metallicum.

Proximidades:
Radium, Selenium, Sepia, Arsenicum, Rhus, Anacardium (nas erupções), Asa foetida, Thuya, Sanicula, Psorinum (na otorreia)

Tellúrium

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Este metal irrita a pele, afeta a coluna vertebral, ouvidos e olhos; produz dores nevrálgicas, principalmente ciática. As descargas são acre, provoca coceira, vesica qualquer parte da pele, toca. O odor do corpo e do suor é repugnante e semelhante ao alho; descarga de orelha é a de salmoura de peixe. Salgado; gosto; muco da garganta, pus, etc. Dores agudas e rápidas e, em seguida, dor. Dormência. Sentido de retenção. Periosteíte. Dores lineares. Efeitos nocivos das lesões; espinhal. Cai.

Piora:
Tocar. Deitado na parte afetada. Frio. Deglutição vazia. Lesões na coluna. Semanalmente. Tempo frio. Atrito. Inclinando-se. Rindo. Tosse. Esforço nas fezes.

Mente:
Medo de ser tocado em lugares sensíveis. Negligente e esquecido.

Cabeça:
Vertigem; piora ao cair no sono; melhor deitado perfeitamente quieto. Dores de cabeça lineares.

Olhos:
Pálpebras espessadas, inflamadas, coceira. Pterígio. Olhos marejados. Catarata, após lesões oculares. Como se os cílios das pálpebras inferiores estivessem voltados para dentro.

Ouvidos:
Inflamado; azulado; inchado. Audição prejudicada por lesão na membrana do tímpano. Otorreia; de odor de salmoura de peixe. Eczema atrás das orelhas, com crostas espessas. Coceira, inchaço, latejante no meato. Dor constante no fundo do ouvido.

Nariz:
Coriza fluente com lacrimejamento e rouquidão piora ao caminhar ao ar livre, mas melhora depois de algum tempo ao ar livre. Falcões muco salgado das narinas posteriores.

Face:
Espasmos e distorção dos músculos faciais pior ao falar. A dor levanta o ângulo da boca. Rubores repentinos de vermelhidão. Coceira do barbeiro.

Boca:
Hálito tem odor de alho.

Garganta:
Dor ao engolir vazio melhor depois de comer ou beber.

Estômago:
Desejo de maçãs. Arrotos rançosos. A ânsia de vômito termina em bocejo. Vomita depois de comer arroz. Sensação de fraqueza ou vazio.

Abdome:
Beliscando. Flatus fedorento ofensivo. Coceira no ânus e períneo após cada evacuação.

Respiratório:
Dor nos músculos do peito, como se entorse, pior levantando os braços. A tosse causa dor na parte inferior das costas. Dor na região da clavícula. Borbulhando nos pulmões (à direita).

Coração:
Dor incômoda sobre o coração melhor deitado de costas.

Pescoço e costas:
Dormência da nuca e occipital. Sensibilidade dolorosa da coluna (da última cervical à quinta dorsal). Dor no sacro passando para a coxa direita; pior tosse, rindo; pressionando nas fezes.

Extremidades:
Dor ciática profunda piora tosse, espirros; esforço para evacuar; mentindo; com coluna sensível. Contração dos tendões na dobra do joelho. Suor fétido nos pés. Suor na axila com cheiro de alho.

Dormir:
Bocejar após vomitar ou com arrotos. Sonolência após as refeições.

Febre:
Frio, com dor. Calafrios na coluna deitado de costas. Suor nas manchas; com coceira.

Pele:
Circular; erupções; lesões. Micose; cobrir todo o corpo; membros inferiores; em partes únicas, escroto, períneo, etc. Coceira, formigamento; como de bugs. Queimando em velhas cicatrizes. Coceira do barbeiro. Coceira pior no ar frio.

Relacionado:
Tudo c; Selênio

Tellúrium

(Telúdo)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Tellurium metallicum.
Eczemas atrás da orelha e na nuca. Eritema íris. Impigem. Exsudaçãa fétida. Herpes circinatus. Otite média, com corrimento corrosivo cheirando a peixe salgado. Dores da última vért. cervical e 1.ª vért. dorsal. Blefarite pruriginosa. Conjuntivite purulenta. Pterigio. Catarata. Pálpebras espessadas, inflamadas e com coceira. Cadeiras doloridas. Ciática, pior à direita por tossir, por fazer esforço e à noite. Prurido anal e perineal após evacuar. Infecções apanhadas em barbeiro. Suor fétido das axilas e dos pés.

Ponto de Weihe:
Quinta vértebra dorsal. Fazer pressão de cima para baixo sobre a apófise espinhosa.

Antídotos:
Nux.

Duração:
30 a 40 dias.

Dose:
5.ª à 200.ª. Tomar por muito tempo. D6 e D12 coloidais.

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos