Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Lycopus virgicus

Lycopus virgicus

Casali

Lycopus virgicus

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com a “erva consolida”, família Labiatae.

Palavra chave:
Coração, circulação sanguínea, bócio tóxico.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Hipertiroidia. Eretismo no coração com distúrbios secundários: albuminuria, hemorragia, tosse, diarreia. Tendência a astenia do miocárdio. Dores tipo reumatismo nas articulações e nos músculos.

Sinais de Exaltação
Sensações:
Pressão (com dor) no globo ocular, bexiga dilatada embora esteja vazia, olhos arregalados.

Sinais Gerais:
Cianose associada a sintomas cardíacos. Palpitações causadas por irritação nervosa. Insônia.

Sinais Físicos:
Dor de cabeça na fronte. Dor sobre as órbitas associada a dor nos testículos. Dor nos dentes molares de baixo. Dores erráticas associadas a quadros cardíacos.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Coração (6 a 9CH) – Pulsações fortes e rápidas do coração, taquicardia, nervosismo, agitação, tendência a hipertensão. Agrava com esforço físico e com calor. Dor no coração, arritmia, tosse cardíaca, tremor nas mãos. Pode surgir albuminuria, poliuria, hemorragias passivas, dor na parte baixa do peito.
B) Tireoide (6 a 12CH) – Hipertiroidismo, agitação mental/física, taquicardia, tremor nas mãos. Exoftalmia (piora com calor e esforço). Pressão nos olhos com dor que agrava após dormir.
C) Dor (5 a 9CH) – Musculares, articulares, cardíacas, assemelhadas a dores de reumatismo, com agitação e eretismo cardíaco.

Quadros Diversos:
Asma cardíaca. Pulsação cardíaca violenta com dor e dispneia. Hemoptises causadas por distúrbios de válvulas cardíacas. Papeira exoftálmica. Bócio. Hemorroidas sangrentas. Sangramento do intestino reto associado a pressão alta.

Dinamizações:
5 a 30CH.

Proximidades:
Ephedra, Fucus, Crataegus.

Lycopus virgicus

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
UM REMÉDIO PARA O CORAÇÃO; reduz a pressão arterial, reduz a frequência cardíaca e aumenta a duração da sístole. Coração com muitos sintomas colaterais ou associado a BATIMENTOS CARDÍACOS RÁPIDOS E TUMULTUOSOS. Hemorragias por doenças valvares do coração; ou passiva, do nariz, hemorróidas, pulmões, etc. Dores mutáveis, do coração aos olhos; cabeça ao coração; do coração ao pulso, etc. Bócio tóxico. Efeitos nocivos do fluxo hemorroidário suprimido.

Mente:
Nervoso, apressado e trêmulo. Compreensão lenta.

Olhos:
Protuberante (bócio exoftálmico); com ação tumultuada do coração. Dor supra-orbital (à direita) com dor nos testículos (à esquerda).

Face:
Amarelo-acastanhado; inexpressivo; durante a menstruação; inchado.

Estômago:
Eructações gosto de chá. Diarreia na icterícia; por fraqueza de coração.

Urinário:
Bebe grande quantidade de água e urina em grande quantidade; com irritabilidade do coração. A bexiga parece distendida quando vazia.

Macho:
Dor nevrálgica nos testículos com dor supra-orbitária.

Respiratório:
Engasgo ao deitar. Tosse com hemoptise e coração fraco e fraco. Tosse do coração. Tosse profunda e violenta à noite e noite sem acordar. Expectoração adocicada.

Coração:
Ação tumultuada, violenta; excessivamente rápido, tempestuoso. Coração cansado à noite. Palpitação e desconforto cardíaco pioram ao pensar nisso. Opressão no coração; dores, dolorido, dolorido, constrito. Pulso; grande, cheio, macio, lento, fraco, irregular, intermitente; não sincroniza com o coração.

Voltar:
Quente, dor abaixo da escápula (à direita).

Febre:
Frieza.

Piora:
Excitação. Esforço. Aquecer. Depois de dormir. Deitado do lado direito. Abuso de remédios para o coração. Supressões. Pensando nisso.

Relacionado:
Cacto; Coll; Crat.

Lycopus virgicus

(Erva-consólida)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Lycopus macrophullus, Lycopus pu-milus e Lycopus uniforus. Pertence às Labiatse.
A ação tumultuosa do coração, com dor e dispneia, asma, palpitações nervosas. Baixa pressão arterial. Hemoptises, devidas a moléstia valvular do coração. “A respeito de remédios da papeira exoftálmica, tenho a maior confiança em Lycopus, que uso há já quinze anos, na dose de 5 a 10 gotas de T. M. de 3 em 3 horas. Sob seu uso, o tumulto do coração se acalma e o estado geral do paciente melhora.” (DR. C. BARTLETT). Bócio. Doença de Basedow. Hemorróidas sangrentas. Nevralgias do cordão.

Dose:
T. M. à 30.ª.

logo-naturoergos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos