Casali
Viola odorata
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com a planta “Violeta” (Viola odorata), família Violaceae.
Palavra chave:
Ouvido, vermes, mordida de cobra, ferroada de abelha, olhos, pulso.
Alguns Compostos Bioativos:
Éster do ácido acetilsalicílico, Antocianina, Violaquercetina, Saponinas, Violina, Zingiberona, Curcumeno, Saponinas.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Dores sobre as órbitas oculares ou nos olhos. Dores como reumatismo na mão e no pulso (lateralidade direita). Espasmos no sistema respiratório. Palpitação no coração. Estado nervoso com choro e aborrecimento.
Sinais de Exaltação
Sensações:
Tudo girando, fraqueza na nuca ou no pescoço, compressão nos olhos, nariz anestesiado na ponta, peso nas pálpebras. Ilusões: chamas ou labaredas no campo visual, círculos de fogo, labaredas serpenteando, luzes na forma de círculos.
Generalidades
Agrava:
Com ar fresco, frio, à noite.
Indicações:
– Dores nos olhos e nas órbitas, fronte ardente, testa franzida, dor tensa e nervosa ou ardente (piorando com frio) (5 ou 6CH).
– Dor no pulso direito ou mão direita, dor nos ossos do pulso irradiando ao braço e até costela (pior à noite) (5 ou 6CH).
– Nervosismo com: excesso de atividade mental, por aborrecimentos, choro, pele seca, sono agitado, tosse seca, com ou sem incontinência urinária. Nos quadros de paralisias intestinais (5 a 9CH).
– Dispneia de mulheres grávidas (4 ou 5CH).
– Tosse seca, tosse de sarampo. Incontinência urinária. Quiluria em pessoas nervosas e magras, urina leitosa (3D a 5CH).
– Otorreia com surdez (1 a 6CH).
– Crises histéricas em pessoas com tuberculose. Couro cabeludo tenso, franzimento da testa e dor nas sobrancelhas.
Atenção:
No sarampo (tomar desde os primeiros sintomas até o final).
Homeopatias Sucessoras:
Belladona, Cina, Nux vomica, Pulsatilla.
Antídoto:
Camphora.
Duração:
2 a 4dias.
Outras Denominações:
Viola, Viola Alba, Viola imberis, Viola mactia, Viola martia, Viola suavi.
Proximidades:
Chenopodium, Aurum, Pulsatilla, Sepia, Cina, Ignatia, Caulophyllum.
Phatak
Viola odorata
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Sweet Violet (violeta perfumada) produz grande debilidade nervosa. Afeta orelhas, olhos, pulsos (à direita) e pele. Sintomas combinados de olhos, ouvidos e rins. Afecções por vermes em crianças. Tensão. Adequado para meninas altas, magras e nervosas. Atividade nervosa, seguida de exaustão repentina.
Piora:
Tempo nublado. Ar frio. Música. Puberdade. Descargas suprimidas.
Mente:
Inclinado a chorar, sem saber por quê. Aversão à música, especialmente violino.
Comportamento infantil; desanimado; recusa-se a comer; fala em voz baixa e suave.
Cabeça:
Tensão no couro cabeludo estendendo-se para a parte superior da face. Dor de cabeça na testa, acima das sobrancelhas; deve franzir as sobrancelhas. Queimação na testa.
Olhos:
Dor dos olhos (esquerda) ao vértice pior tosse; coroidite. Ilusões de visão; círculos ardentes e serpentinos. Cãibra nos olhos. As pálpebras tendem a fechar sem sonolência física.
Ouvidos:
Carinho, com dor nos olhos. Otorreia; recorrente; do nascimento. Surdez.
Nariz:
Ponta dormente; como de um golpe.
Estômago:
Anseia por carne.
Abdome:
Coceira no ânus. Vermes.
Urinário:
Urina leitosa com cheiro forte. Enurese; em crianças nervosas.
Fêmea:
Dispneia, durante a gravidez.
Respiratório:
Opressão do peito; a partir do peso. Respiração difícil, ansiedade e palpitações. Crises de tosse de longa duração apenas durante o dia; com dispneia.
Extremidades:
Ombros frios. Reumatismo dos músculos deltóides e punho (à direita) esp. em fêmeas. Tremor dos membros. Pressionando a dor nos ossos dos dedos.
Dormir:
Bocejar e se alongar sem sonolência.
Pele:
Seco, com palmas úmidas.
Relacionado:
Pulsos; Spigelia
Sankaran (Resenha)
Viola odorata
Autor: Rajan Sankaran
Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas.
Informações gerais:
Viola odorata é um remédio vegetal. Como outros remédios de plantas, é extremamente sensível. A característica única da Viola odorata é que esta natureza emocional, esta sensibilidade, é totalmente suprimida. Sensação: É como se não fosse permitido à pessoa sentir ou expressar quaisquer emoções e, portanto, leva uma vida totalmente baseada em decisões intelectuais.
Mental/Emocional:
Parece haver uma separação completa entre a emoção e o intelecto neste remédio. O intelecto domina a emoção, não permitindo que esta venha à tona. A pessoa leva a maior parte de sua vida dizendo e fazendo as coisas certas, tomando decisões baseadas na lógica e no intelecto. Mas, às vezes, há um surto de emoções e, nesse momento, o comportamento da pessoa é tomado por essa resposta emocional. Este remédio é útil em pessoas que tiveram uma infância extremamente controlada, como em Carcinosinum.
Sankaran cita que dois dos seus pacientes de Viola odorata são da Suíça. A Suíça é conhecida por seu controle e especialmente pelo controle da expressão emocional. Embora se diga que Viola odorata tem aversão à música, principalmente ao violino, tenho visto exatamente o contrário: que podem ser bons violinistas. O violino é um instrumento que deve ser tocado com precisão e lógica; ao mesmo tempo, pode expressar emoções profundamente.
Rubricas:
• Atividade, emocional.
• Atividade mental.
• Emoções, dominadas pelo intelecto.
• Sensível, violino.
• Discurso, voz, em um baixo suave.
Nilo Cairo
Viola odorata
(Violeta)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Viola, Viola alba, V. imberis, V. mac-tia, V. martia e V. suavis. Pertence às Violáceas.
Tem uma ação específica sobre o ouvido; otorréia com surdez. Um bom remédio das lombrigas das crianças, alternando com Spigelia, antes das refeições. Urinas leitosas. Enurese nas crianças. Ardência na fronte. Peso na cabeça. Couro cabeludo, necessidade de franzir as sobrancelhas. Dispneia durante a gravidez. Um excelente remédio do sarampo, a dar desde o inicio da moléstia até o fim, e do reumatismo do braço direito, especialmente do punho. Início de coqueluche. Reumatismo do corpo e metacarpo.
Remédios que lhe seguem bem:
Bei., Cinta, Nux e Puls,
Antídotos:
Camphora.
Duração:
2 a 4 dias.
Dose:
1.a à 6.ª.
Viola odorata
Autor: Boericke
Obra: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
Viola odorata, comumente conhecida como violeta, é um remédio que atua especificamente no ouvido e é especialmente eficaz em pacientes com cabelos escuros. É útil em casos de reumatismo nas partes superiores do corpo, particularmente do lado direito, e em afecções por vermes em crianças. Também pode ser aplicado localmente para dores associadas a miomas uterinos e para picadas de cobra e de abelha.
Sintomas Gerais
Os sintomas se manifestam com tensão que se estende à metade superior do rosto e às orelhas. O paciente pode sentir uma queimadura na testa, acompanhada de vertigem e uma sensação de peso na cabeça, que pode estar associada à fraqueza nos músculos da nuca. A dor de cabeça é frequentemente localizada na testa e atua nos seios frontais.
Sintomas da Cabeça
Os pacientes relatam dor acima das sobrancelhas e latejamento sob os olhos e têmporas. Ataques histéricos podem ocorrer, especialmente em pacientes tuberculosos, sendo a cabeça uma área de intensa manifestação dos sintomas.
Sintomas Oculares
Pode haver sensação de peso nas pálpebras, com o globo ocular parecendo comprimido. Os pacientes podem relatar a presença de chamas diante dos olhos, miopia, coroidite e ilusões de visão, como círculos ardentes e serpentinos.
Sintomas Auriculares
Tiros nos ouvidos, aversão à música e surdez são sintomas comuns. Os pacientes podem experimentar rugidos e cócegas nos ouvidos, além de pontadas profundas abaixo das orelhas. A otorréia é frequentemente acompanhada de dor nos globos oculares.
Sintomas Respiratórios
Os sintomas respiratórios incluem torpor na ponta do nariz, tosse seca e espasmódica, além de dispneia, especialmente durante o dia. A opressão do peito e sintomas de coqueluche com rouquidão também são observados, assim como dificuldade respiratória e palpitações associadas à ansiedade e histeria, especialmente em gestantes.
Sintomas das Extremidades
No que se refere às extremidades, o reumatismo do músculo deltoide pode ser observado, juntamente com tremores nos membros e dor pressionante nas articulações do carpo e metacarpo direitos.
Sintomas Urinários
Os sintomas urinários incluem urina leitosa com cheiro forte e enurese em crianças nervosas.
Modalidades
Os sintomas tendem a piorar em ar frio.
Relação
Para comparação, consideram-se Úlmus e Quenopodium, que apresentam sintomas semelhantes, especialmente em casos de afecções auriculares e reumatismo.
Dose
A dosagem recomendada varia da primeira à sexta potência, conforme a condição do paciente.
Referência Bibliografica
VITHOULKAS. Viola odorata. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/viola-odorata-boericke/