Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Cuprum arsenicum

Cuprum arsenicum

Casali

Cuprum arsenicum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com arseniato de cobre.

Palavra chave:
Convulsões por uremia, disfunções renais e intestinais.

Patogenesia
Sinais Gerais:
Língua com camada densa, marrom-castanho ou branco, gosto metálico. Boca seca. Batimentos afetados pela deficiência dos rins. Fraqueza persistente nas costas. Aperto no peito. Disfunções dos rins e uremia. Urina com odor de alho. Transpiração e furúnculos no saco escrotal. Cãibra na panturrilha (agrava após meia-noite e na cama, melhora estando de pé). Pele muito fria. Suor (estando com a pele seca). Suor pegajoso intermitente.

Sinais Físicos:
Dores intensas no abdome. Diarreia. Cólera. Fezes escuras e soltas. Dores nos lombos e sob a omoplata esquerda. Pus branco excretado via uretra. Queimação e prurido na uretra. Dor na próstata e no pênis. Úlceras. Pústulas na face. Úlceras como tumores.

Indicações:
Diarreia tipo cólera com muita prostração e agitação (5CH ou 6CH). Nefrite da gestação e crônica. Uremia ou eclampsia com cefaleia e espasmos/ cãibras/ convulsões (7CH a 30CH).
Cãibras e dores da artrite (7CH a 30CH).
Gangrena. Úlcera nas extremidades. Carbúnculos (5CH ou 6CH).
Cólera em crianças. Enterocolite, disenteria, clorose, vertigem. Desmaios causados por edema do cérebro. Endocardite com pus. Delírio/tremor do coração (5CH a 30CH).

Cuprum arsenicum

Autor S.R. Phatak

Livro:  Matéria Médica Concisa

Generalidades

Produz inflamação do TRATO DIGESTIVO; com cólicas violentas, vômitos, diarreia e uremia; com soluços obstinados e corpo gelado; cólera. Cãibras violentas nos dedos, dedos, panturrilhas, dedos dos pés, etc. Neuralgia visceral – dores abdominais agudas. – Fezes de água de arroz; cólera infantil. Coração fraco. Suor intermitente frio e pegajoso. Convulsões; urêmicas; ou precedidas por sintomas gastrointestinais. – Cãibras nas pernas, pressão do pé no chão. Sensação de dormência e paralisia nas pernas. Coreia após susto. Tremor de todo o corpo ao tentar andar. – Urina com odor de alho.

Pior

Tato. Pressão. Umidade. Movimento.



Cuprum arsenicosum

(Arsenito de cobre)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Cuprum arsenitum. Diarreia verde das crianças, com prostração, sintomas espasmódicos ou convulsivos, cãibras, mais vômitos do que diarreia, sede. GOODNO aconselha dar Cupr., ars. em qualquer diarreia infantil “em que não houver sintomas especiais, indicando outro remédio qualquer”. Gastrenterite. Cholera-morbus; cãibra e vômitos. Um bom remédio das cãibras da barriga das pernas. Um dos remédios da arteriosclerose, com dispneia e arritmia cardíaca. Aortite crônica. Angina de peito. Diarreia dos tísicos. Clorose. Um grande remédio das convulsões urêmicas; em todas as espécies de nefrites. Albuminúria da gravidez; convulsões puerperais. O melhor remédio da uremia, mesmo com anúria completa; dá-se com persistência a 2.ª trit. decimal em tabletes de hora em hora. Cãibras na barriga das pernas. Uretrite com corrimento esbranquiçado. Dor na próstata. Excelente medicamento da gastralgia, com ou sem vômitos. A urina tem cheiro de alho. Diabete. Nefrite gravidica. Asma brônquica, com ou sem enfisema. “Um remédio de excepcional valor no tipo comum de asma brônquica.” (GOODNO).

Dose:
3.ª trit., 5.ª e D6 coloidal.

Cuprum arsenicum

Autor: Boericke

Livro:  Matéria Médica

Benefícios e Indicações

Cuprum arsenicum, também conhecido como arsenito de cobre ou “verde de Scheele”, é um remédio homeopático indicado principalmente para distúrbios decorrentes de insuficiência renal e diversas afecções gastrointestinais. É eficaz em casos de cólera morbus e infantum, enterocolite, disenteria e diarreia associada a gripe ou febre tifoide. Outros benefícios incluem o alívio de convulsões urêmicas, cefaleia, vertigens e estados de inconsciência provocados por edema cerebral. Também é indicado em nefrite gestacional, clorose, asma brônquica com enfisema, endocardite purulenta, neuroses dolorosas e enteroptose.

Boca

A língua apresenta saburra espessa, de coloração marrom-suja ou branca. O gosto é metálico, há sede constante e sensação de boca seca.

Coração

O ritmo e a força cardíaca tornam-se irregulares devido à eliminação renal prejudicada, afetando o funcionamento geral do coração.

Abdome

Há dor abdominal intensa associada a gastroenterite e diarreia. As fezes costumam ser líquidas, escuras e estrondosas. O remédio é indicado em cólera e diarreia relacionada à tuberculose intestinal.

Costas

O paciente pode apresentar claudicação persistente, dores na região lombar e sob a escápula esquerda, além de sensação de aperto no peito.

Urinário

Indicado em casos de insuficiência renal e uremia. A urina apresenta odor semelhante ao de alho, com alta densidade e aumento de corpos cetônicos, como acetonas e ácido diacético. Também é utilizado como coadjuvante em casos de diabetes.

Masculino

Pode haver transpiração contínua no escroto, que permanece úmido. Surgem furúnculos na região, acompanhados de secreção uretral branca, com queimação, formigamento, dor na próstata e dor no pênis.

Extremidades

Câimbras nas panturrilhas, especialmente depois da meia-noite, são aliviadas ao se levantar e permanecer em pé. Podem surgir úlceras e até gangrena em casos mais avançados.

Pele

A pele pode apresentar frio intenso, mesmo quando seca. O suor é intermitente, frio e úmido. Surgem acne, pústulas na face e região genital, úlceras com aparência de cancro, carbúnculos e sinais de gangrena.

Dose

A administração é feita na terceira trituração, conforme prescrição e acompanhamento profissional.

Referência Bibliografica

VITHOULKAS, George. Cuprum arsenicum. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/cuprum-arsenitum-boericke/

Visite nossa loja de afiliados para adquirir nossos livros

Novo Manual de Matéria Médica Homeopática de Boericke com Repertório

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos