Phatak
Aletris farinosa
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Afeta os órgãos femininos. É um remédio para fêmeas anêmicas, debilitadas, relaxadas que sempre se sentem cansadas e sofrem de prolapso, leucorréia, sofrimento retal. Muitos sintomas aparecem devido ao distúrbio uterino. As
peças parecem pesadas. Adequado para meninas anêmicas e mulheres grávidas. Pessoas fracas e magras. Hemorragias.
Piora:
Perda de líquidos.
Melhora:
Passando flatos. Curvando-se para trás.
Mente:
Sentimento confuso. Não consegue concentrar a mente.
Cabeça:
Peso no occipício; como se puxasse a cabeça para trás. Vertigem com desmaios, sonolência, vômitos ou purgação.
Ouvidos:
Sinta-se como se estivesse aberto de um para o outro.
Boca:
Muita saliva espumosa.
Estômago:
Falta de apetite; nojo de comida. Menos comida causa angústia. Vômitos obstinados da gravidez. Dispepsia nervosa. Náusea melhor pelo café, pelo jantar, com pressão na testa.
Abdome:
Cólica assentando na parte inferior melhor passando flatos, fezes diarreicas escassas, dor melhor dobrando-se para trás. Dor assustadora durante a passagem de fezes, como se forçasse uma passagem. Fezes grandes duras, difíceis. Constipação, a partir da atonia retal.
Urinário:
Micção involuntária ao andar rápido ou espirrar.
Feminino:
Menstruação precoce e profusa, com dores semelhantes às do parto. Menorragia profusa, preta, com coágulos. O útero parece pesado. Leucorréia branca, encorpada, devido à fraqueza e anemia. Tendência habitual ao aborto. Dores musculares durante a gravidez. Menstruação abundante seguida de corrimento abundante e aquoso entre os períodos.
Respiratório:
Tosse antes da menstruação.
Pescoço e Costas:
Sensação como se as costas quebrassem logo acima da cintura. Dor nas costas com arrasto na região sacral, com leucorreia incolor e corada.
Extremidades:
Perna (direita) fica paralisada abaixo do joelho, entorpecido, não suportava peso sobre ele.
Relacionado:
Queixo, Helô, Trinado.
Nilo Cairo
Aletris farinosa
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Aletris alba. Pertence às Liliaceae. Medicamento feminino, sobretudo das jovens cloróticas e das mulheres grávidas. Predisposição ao aborto. Regras em avanço, profusas e acompanhadas de cólicas uterinas semelhantes às dores do parto.
A doente está sempre fatigada. Vômitos incoercíveis. Perturbações do útero, com leucurréia muito profusa, prisão de ventre rebelde, exigindo grandes esforços para evacuar, fraqueza da digestão. Regras prematuras..
Deslocamentos uterinos; prolapso. Dores musculares durante a gravidez. O útero parece pesado. Prolapso com dores na região inguinal direita. Quando a pessoa defeca, o reto parece que vai se romper.
Dose:
Tintura-mãe à 6.ªx.